Ir ao conteúdo

Minha placa-mãe não tem pinos RGB, preciso de uma controladora?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, parece uma pergunta estúpida mas só achei respostas no reddit sobre o assunto e não responderam minha dúvida, minha placa-mãe é uma b660m phantom gaming 4 da ASRock, pelo que procurei bem ela não possui pinos RGB, somente um semelhante que chama UART1, nos fórums do reddit vi que é para tirar informações da BIOS, logo não funcionaria para ligar o RGB do cooler.

Então se eu não tenho uma entrada para um cabo RGB, precisaria de uma controladora pra manusear as luzes, certo?

Mas outro problema é que aparentemente as controladoras precisam de um conector 3 pinos para funcionar, ou um software da placa-mãe, coisa que eu acho que não tenho.

Preciso de soluções, RGB é um tópico que estou aprendendo agora, agradeço desde já pela ajuda.

• Curtir 1
  • Haha 1
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Estevam Manzatto disse:

Então se eu não tenho uma entrada para um cabo RGB, precisaria de uma controladora pra manusear as luzes, certo?

Sim, quando a placa-mãe não tem conector de LED precisa de uma controladora de LED externa.

1 hora atrás, Estevam Manzatto disse:

Mas outro problema é que aparentemente as controladoras precisam de um conector 3 pinos para funcionar, ou um software da placa-mãe, coisa que eu acho que não tenho.

Preciso de soluções, RGB é um tópico que estou aprendendo agora, agradeço desde já pela ajuda.

Primeiro, entenda que "RGB" virou uma designação genérica, que pode ser:

RGB - conector 12 volts de 4 pinos - é um sistema antigo e obsoleto, basicamente um "pisca-pisca árvore de Natal", não compre nada neste padrão.

RGB Rainbow - esse é ainda pior, o LED é alimentando pelo mesmo cabo que alimenta a ventoinha, e assim você não tem controle sobre o LED, que acende em cores fixas (em geral 6 cores), não pode sequer desligar.

ARGB ou A-RGB - conector 5 volts de 3 pinos com falha [oo o], esse é o padrão moderno, com LED endereçáveis individualmente, e é o único padrão que deve comprar, inclusive é mais fácil achar controladora de LED neste padrão.

Quando a placa-mãe não tem conector de LED - caso da ASRock B660M Phantom Gaming 4; não pode usar software de controle, nesse caso tem que usar o controle remoto que acompanha a controladora de LED e/ou o botão LED ou Reset do gabinete, que é ligado na controladora e troca as cores e efeitos de forma sequencial apertando o botão, exemplo:

Cor Vermelha, cor Verde, cor Azul, depois efeito "dança da Macarena", efeito "Funk do patinho"... etc, depois desliga e começa tudo de novo: liga, cor Vermelha... etc.

Exemplo de controladora ARGB (5v, 3 pinos):

PCYes Light Core - era R$ 70,00 na P'ichau, T'byte, mas esgotou, acha no M.Livre por uns R$ 100,00

• Conectores individuais PWM e de LED para até 9 fans.
  • Controle Remoto IR
  • Controle pelo botão LED ou Reset do gabinete
  • Controle por software no caso de placa-mãe com conector de LED.

No AliEx compre a Teucer LP-10 (10 conectores) - R$ 46,33 que com o "taxadd" de 44,57% fica em R$ 66,98 - tem que comprar outras coisas junto para atingir R$ 99,00 e ter isenção do frete de R$ 24,00 - que também paga o "taxadd" ou seja o valor real do frete é R$ 34,70. 

Atenção para não comprar o modelo Teucer LP-10P-Standard de R$ 42,30 - esse não vem com controle remoto IR. Tem que ser o LP-10P-B-Controller (na cor preta) ou o LP-10P-W-Controller (na cor branca).

Também, a Teucer não tem controle pelo botão LED ou Reset, só pelo controle remoto IR ou pela placa-mãe. Então se danificar o controle remoto IR - o que alguns conseguem fazer; não tem mais "dança da Macarena". 😜 

E, para complicar mais, os fans e controladoras de baixo custo de fabricação, ou seja ChingLing, estão vindo com um conector integrado de 6 pinos, não sendo compatíveis com os conectores de LED (RGB e ARGB) mencionados acima.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...