Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite rapaziada, tudo bom??

Então, estou montando um pc com as seguintes informações 2 memórias de 8gb DDR4 3200, processador Ryzen 5 5600gt, RTX 6600, fonte de 650 GALAX, e um NVMe de 1tb, gostaria de saber qual seria a melhor placa-mãe para essa config.

Estava dando uma olhada nessas 2 opções https://www.kabum.com.br/produto/108499/placa-mãe-msi-b450m-pro-vdh-max-p-amd-am4-m-atx-DDR4?utm_id=21416437563&gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwwae1BhC_ARIsAK4JfryDibNm1G6WsqdGHZkOwpcKAubCtXB2tQwijj5kdrU_fmfL4pHDVh8aAksrEALw_wcB e https://www.pichau.com.br/placa-mãe-gigabyte-b550m-k-DDR4-socket-amd-am4-m-atx-chipset-amd-b550-b550m-k?gad_source=1&gclid=Cj0KCQjwwae1BhC_ARIsAK4JfryQ3TYw6qdci9UYEhMwoZ5Fmqcok9wdi-hD4ClQux6pHgfjN3MpZOgaAqtoEALw_wcB, mas fiquei meio perdido, e gostaria de saber também, o que interfere essa frequência da memória ser (OC) sei que ela seria de overclock, mas o pc ligaria normalmente com ela pela primeira vez pra poder acessar a BIOS e mudar pra frequência certa?

• Membro VIP
Postado

Bom, se sua preocupação principal é a compatibilidade das placas com as memórias que você comprou, fique tranquilo.

Suas memórias funcionarão na frequência padrão de operação delas, e provavelmente só vão aumentar quando você habilitar o XMP no BIOS da placa-mãe pela primeira vez. Mas, quanto à compatibilidade com memórias em 3200mhz, as duas placas são plenamente compatíveis, e você pode comprar qualquer uma delas sem medo.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Geckou disse:

... estou montando um pc com as seguintes informações 2 memórias de 8gb DDR4 3200, processador Ryzen 5 5600gt, RTX 6600, fonte de 650 GALAX,

O CPU esta errado, se vai usar uma RX 6600 (RTX é placa NVidia), não compre Ryzen 5600GT, esse CPU é PCI 3.0, e basicamente um Ryzen 5500 com gráfico integrado, o que não precisa nesse PC.

Por preço similar compra o Ryzen 5600 que rende mais (~ 20-25%) que o 5600GT, para este CPU se puder compre a placa-mãe MSI B550M PRO-VDH ~ R$ 690,00. Se o orçamento é limitado, pode comprar também a B450M PRO-VDH, embora seja PCI 3.0.

• Curtir 1
Postado

Se eu fosse só comprava só uma memória de 16GB, single DDR4 é rapida o suficiente para rodar todos os jogos bem. E comprava um processador sem a gpu integrada, porque é um gasto desnecessário como @1lokos disse. E o dinheiro que economizou eu gastava o dinheiro em uma placa de vídeo mais potente, que vai trazer mais desempenho no geral, já que a maioria dos programas e jogos do pc, usa a gpu como processador em alguns casos, deixando o seu pc mais rápido.

• Membro VIP
Postado
Em 31/07/2024 às 19:54, Geckou disse:

@Gabriel U e referente a placa, qual seria a melhor opção pra essa config? ir de 450 ou 550?

Imagino que B550, por conta do chipset mais moderno, deva ter melhor projeto térmico e assim consiga maior estabilidade e segurança no desempenho. Mas, eu sinceramente não entendo muito de placas-mãe (no quesito comparativo de qualidade entre elas). Creio que outros usuários aqui podem te ajudar melhor.

No seu lugar, eu faria o que sempre faço quando tenho que decidir entre dois componentes: vejo as diferenças e os ganhos na escolha de cada um, além da diferença de custo.

Em 31/07/2024 às 21:25, 1lokos disse:

O CPU esta errado, se vai usar uma RX 6600 (RTX é placa NVidia), não compre Ryzen 5600GT, esse CPU é PCI 3.0, e basicamente um Ryzen 5500 com gráfico integrado, o que não precisa nesse PC.

Por preço similar compra o Ryzen 5600 que rende mais (~ 20-25%) que o 5600GT, para este CPU se puder compre a placa-mãe MSI B550M PRO-VDH ~ R$ 690,00. Se o orçamento é limitado, pode comprar também a B450M PRO-VDH, embora seja PCI 3.0.

Não que eu queira justificar uma perca de 20-25% em poder de processador, mas, se eu fosse montar um PC, eu particularmente não veria muito problema em investir numa redundância: CPU com vídeo integrado, tendo a placa dedicada. Isso porque, sabendo que a GPU é a parte mais cara do setup, se por um acaso ela apresentar defeitos, o PC não fica completamente inutilizado pela ausência dela. Sei lá, só minha filosofia na escolha das peças (mas não desmerecendo suas pontuações. Todas muito certeiras).

5 horas atrás, Rúben Roosevelt disse:

Se eu fosse só comprava só uma memória de 16GB, single DDR4 é rapida o suficiente para rodar todos os jogos bem. E comprava um processador sem a gpu integrada, porque é um gasto desnecessário como @1lokos disse. E o dinheiro que economizou eu gastava o dinheiro em uma placa de vídeo mais potente, que vai trazer mais desempenho no geral, já que a maioria dos programas e jogos do pc, usa a gpu como processador em alguns casos, deixando o seu pc mais rápido.

Há coisas certas e coisas erradas no que você disse aqui.

Desviando da parte do CPU sem vídeo integrado (que esclareci antes qual a minha humilde opinião sobre), a parte inicial da sua fala contradiz, na prática, a efetividade da sua última parte na fala. Vou explicar de maneira mais simples.

Você disse que uma única memória de 16GB RAM DDR4 já é rápida o suficiente pra rodar a maioria dos jogos bem. Se estamos falando de 3000mhz pra mais, isso é verdade. Só que, normalmente se indica fazer como o colega está querendo realmente, comprando dois pentes em vez de um, por causa de duas vantagens: maior largura de comunicação (troca de dados) e mais estabilidade.

Isso porque duas memórias RAM usam mais trilhas PCIe, e por isso, suprem o processador com um fluxo maior e mais estável de dados, além de evitarem, com isso, que alguns núcleos passem algum tempo ociosos, durante a execução de tarefas que exigem troca de dados mais intensa, e ao mesmo tempo estável (como é o caso de jogos).

E como isso se relaciona ao que você disse no final? Muito simples: um processador cujo suporte de RAM não seja estável o suficiente, simplesmente não consegue segurar com facilidade as placas de vídeo mais potentes. Logo, essa economia que você faz na configuração da RAM afeta a performance geral do seu sistema.

A causa pra isso é falta de paralelismo, que aliás, é o mesmo motivo pelo qual você acredita que o uso de CPU e GPU dedicada melhoram a performance dos games (afinal dois processadores fazem melhor o serviço de um, e isso está certo). O único "equívoco" aí é que os códigos que a CPU executa (lógica do jogo) não são os mesmos que a GPU executa (códigos de gráficos), e portanto, a GPU não é o que se pode chamar exatamente de "processador secundário" nos jogos ou em quaisquer outras aplicações (a não ser as de benchmark, talvez).

Postado

Eu falei isso de comprar só uma de 16 GB por que as vezes encontra uma que é só um pouquinho mais fraca ou igual que uma de dual channel, como essa memória aqui:

https://m.magazineluiza.com.br/memória-rise-mode-diamond-16gb-3200mhz-DDR4-cl15-white-rm-d4-16g-3200d/p/dda952j61d/in/mram/

E existe um negocio chamando de gpgpu, o chrome usa isso para deixar o navegador mais rápido, os reprodutores de vídeo usa isso, e os progamadores coloca para rodar a física do jogo na gpu, a maioria dos programas de banco de dados usa ele para deixar a busca mais rápido e etc, saiba mais sobre a gpgpu, aqui:

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/GPGPU

Postado
14 horas atrás, Rúben Roosevelt disse:

...só uma memória de 16GB, single DDR4

8 horas atrás, Gabriel U disse:

...investir numa redundância: CPU com vídeo integrado 

🤦‍♂️

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, 1lokos disse:

🤦‍♂️

Eu te entendo irmão. Porém, mais uma vez, não que isso justifique a compra de um processador com vídeo integrado, em troca de reduzir 25% da performance que se poderia comprar com o mesmo preço. Foi só um devaneio meu. Não estou sugerindo que ninguém faça o mesmo...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...