Ir ao conteúdo

RX 6800 Nitro+ esquentada

Ir à solução Resolvido por matrix554,

Posts recomendados

Postado

Acabei de comprar uma RX 6800 Sapphure Nitro+ usada. Ela está em um estado muito bo, peguei de um rapaz que fez um up recentemente no PC. Aparentemente nunca usada em mineração.

A placa está com lacre de garantia então a pasta nunca foi trocada. Vi que as fans estão empoeiradas, mas nada sério.

Fiz uns testes com Furmark, Time Spy, Superposition e a temperatura rapidamente chegou em mais de 90º e o hot spot bateu o máximo de 110.

Imagino que uma Nitro não era pra ser tão quente né? Alguém tem desse modelo e sabe me falar?

Fiz undervolt pra 970 sem mexer em mais nada e aumentei a curva do fan pra chegar até 95%. Agora a temperatura tá rondando os 80 a 90º, mas o hot spot ainda da uns picos de 110. Além de ter ficado muito barulhenta kkkkk

Primeira etapa aí é trocar a pasta né? Vou avisar o rapaz que vou ter que romper o lacre pois se não resolver, eu devolvo ela.

Dúvida principal: Tem algum macete pra tirar o heatsink sem estragar os thermal pads? Quero manter eles por enquanto. Não posso gastar com isso rs

Tenho uma TS-Cold pra colocar nela.

Postado

@GuilhermeGB

Tem razão, sempre peço quando é tópico dos outros, mas no meu eu esqueci kkkk

Tenho um Cougar MX300 com uma fan na frente embaixo e outra atrás em cima.

E um CM 212 no cpu jogando o ar quente pra fan de trás.

Nunca tive problema com temperatura nesse gabinete e inclusive testei com a tampa lateral aberta pra isolar isso se fosse o caso.

Config:

MSI B450 Tomahawk

Ryzen 7 5700x com o CM 212

2x8GB Corsair LPX 3200MHz

Fonte Antec HCG 520W (Pouco conhecida, mas testada e aprovada pelo CdH)

E agora a RX 6800 (eu tinha uma RX 570 que não passava de 70º)

Postado

@matrix554 eu teria minhas duvidas se o gabinete estaria proporcionando um bom fluxo de ar, já que ele tem aquelas baias na parte frontal que atrapalham a circulação. A quantidade de calor dissipado por uma RX 6800 é consideravelmente maior que uma RX 570, 250W vs 150W. Mas vamos desconsiderar a possibilidade do gabinete, por enquanto.

O fato da placa pegar rapidamente 90ºC, como você descreveu, pode indicar que há algum problema no sistema de refrigeração dela, seja na ventoinha, no encaixe do radiador ou na pasta térmica. Apesar de que a RX 6800 não é uma placa tão antiga, não seria normal a pasta térmica original ter ressecado com tão pouco tempo, mesmo considerando que foi comprada na época do lançamento em 2020. A placa já saiu do período de garantia pra você poder romper os lacres?

Postado

@GuilhermeGB isso, vamos deixar o gabinete de lado por enquanto pois estou testando com ele aberto.

Mesmo com TDP maior, as temps não estão normais né?

Achei estranho ressecar a pasta, mas o vendedor me falou que usou a placa por 1 ano e depois ela ficou um pouco mais de 1 ano parada. Ele fez um up e deixou guardada pro irmão que ia montar um PC (a mãe que tinha comprado), por fim o irmão dele nunca montou e agora resolveram vender a placa. A história é tão maluca que achei verdadeira hahahah

Pensando assim, ela não poderia ter ressecado por ficar muito tempo sem uso será?

A placa já saiu da garantia sim.

PS.: A minha RX 570 tem mais tempo de uso, comprei em 2019 e está perfeita a temperatura ainda. Por isso também estranhei a pasta ressecar tão rápido, mas vi vários locais falando pra trocar a cada 2 ou 3 anos então pode fazer sentido.

Postado

@matrix554 se já saiu da garantia então você pode tentar abrir e fazer uma limpeza, só por via das dúvidas. Pasta térmica não seca rápido assim, ainda mais a pasta original da placa que não costuma ser uma pasta de baixa qualidade. Certifique-se de que todas as 3 ventoinhas estão funcionando, e se não tem muita sujeira no radiador.

90ºC não é uma temparatura normal, mesmo considerando que é uma placa de TDP mais alto. A placa dissipa mais calor, mas o sistema de refrigeração é mais robusto pra isso. O ponto de uma placa dissipar mais calor é que seu gabinete precisa ter uma bom fluxo de ar, se não a temperatura interna só vai aumentando ao longo do tempo, o que faz com que todos os componentes do PC também comecem a aquecer mais.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Dando um retorno caso alguém passe pela mesma coisa. Pode trocar a pasta térmica que vai resolver.

Vi em fóruns gringos um pessoal reclamando da Sapphire Nitro 6800, 6800 xt e 6900 xt, pelo jeito algumas saíram sem a pasta térmica ser passada direito ou a pasta térmica estragou muito rápido e a troca resolveu.

Vou mandar umas fotos do antes dela toda falhada e o depois que passei a pasta nova.

Ficou top. Hotspot não passa de 85º e as fans estão ficando no máximo em 50%. Mais fria e silenciosa.

Agora vou comprar mais 2 fans de 120mm pra colocar na frente e em cima do gabinete (Já tenho 1 na frente e atrás) e melhorar mais a temp interna.

Antes3.jpg

Antes2.jpg

Antes1.jpg

Depois.jpg

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!