Ir ao conteúdo

Tela azul após upgrade de memória RAM

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Fala galera.

Seguinte, eu tinha 16GB(2x8GB) 3200MHz memória RAM no meu PC. Semana passada vi que a memória RAM da mesma marca e modelo só que de 16GB 3200MHz estava em promoção na Pichau. Comprei logo duas para totalizar 48GB e ficar bem de boa. Achei que não fosse dar problema por ser a mesma marca e modelo, só os GB diferentes. Só que logo depois que instalei elas, começou a dar tela azul direto e não parava, cada hora dava um erro diferente na tela azul. Logo, tirei as novas memórias e deixei as que estavam e voltou a funcionar normalmente. Depois testei só as novas e funcionaram normalmente tb. Teria como eu resolver isso ou realmente elas não estão tendo compatibilidade? Se eu comprar mais duas de 16GB funcionaria de boa?

Configuração do PC:
-Ryzen 5 3600
-ASUS Prime B450M-Gaming/BR
-AMD Radeon RX 5700 XT 8GB
-650W - 80Plus e PFC Ativo

Postado

E qual seria o motivo de tanta memória RAM no seu PC? Pra quem joga no PC apenas, 16GB é suficiente para 99% dos casos, e pra quem trabalha, 32GB atende bem também, poucos casos vão precisar de mais do que isso. E nesses casos, deve-se sempre utilizar módulos exatamente iguais para evitar problemas.

Não é recomendado sair adicionando RAM no PC sem necessidade, a controladora de RAM fica instável quando tem mais do que 2 módulos de RAM no PC, então o máximo recomendado para ter o melhor desempenho e estabilidade são 2 módulos. A própria AMD só garante a frequência de 3200MHz para RAM para até 2 módulos, com 4 módulos a frequência máxima fica em 2933MHz para módulos single-rank e até 2666MHz para módulos dual-rank. Pode até ser que um processador ou outro consiga segurar 3200MHz ou mais com 4 módulos, mas uma boa parte não vai conseguir e pode ser seu caso.

Para pessoas que usam o PC para trabalho e não tem outra alternativa a não ser adicionar 4 módulos para completar uma alta quantidade de RAM, é preciso se contentar com baixas frequências de memória. Mas nesse caso é muito mais importante ter quantidade de RAM do que velocidade.

Postado
9 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

E qual seria o motivo de tanta memória RAM no seu PC? Pra quem joga no PC apenas, 16GB é suficiente para 99% dos casos, e pra quem trabalha, 32GB atende bem também, poucos casos vão precisar de mais do que isso. E nesses casos, deve-se sempre utilizar módulos exatamente iguais para evitar problemas.

Eu to tentando rodar uma AI local e exige no mínimo 32GB de RAM. O meu PC uso mais pra jogar mesmo e as vezes desenvolvo alguns projetos.

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Não é recomendado sair adicionando RAM no PC sem necessidade, a controladora de RAM fica instável quando tem mais do que 2 módulos de RAM no PC, então o máximo recomendado para ter o melhor desempenho e estabilidade são 2 módulos. A própria AMD só garante a frequência de 3200MHz para RAM para até 2 módulos, com 4 módulos a frequência máxima fica em 2933MHz para módulos single-rank e até 2666MHz para módulos dual-rank. Pode até ser que um processador ou outro consiga segurar 3200MHz ou mais com 4 módulos, mas uma boa parte não vai conseguir e pode ser seu caso.

Para pessoas que usam o PC para trabalho e não tem outra alternativa a não ser adicionar 4 módulos para completar uma alta quantidade de RAM, é preciso se contentar com baixas frequências de memória. Mas nesse caso é muito mais importante ter quantidade de RAM do que velocidade.

Eu até tava querendo comprar 2x32GB mas to achando bem caro...

Até pensei em comprar mais 2x16GB mas acho que seria exagero demais né?

Então o ideal seria guardar essas 2x8GB e deixar as 2x16GB rodando de boa?

Postado
1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

@GeekBoyNerd entendi. Sua alternativa é utilizar os atuais 48GB sem o XMP e ver como fica, ou ficar só com 32GB para conseguir usar o XMP.

Certo. Vou tentar sem o XMP, senão fico nos 32GB mesmo.

Valeu mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...