Ir ao conteúdo

Novo computador com um barulho além do esperado

Ir à solução Resolvido por GuilhermeGB,

Posts recomendados

Postado

Hoje comprei um novo computador, abaixo estará as configurações:

• 5700x3D
  • 16GB Ram 3200MHZ
  • RTX 3060TI
  • AG400
  • B550 MSI GAMING PLUS
  • MONTECH AIR 903 MAX
  • Cooler Master MWE 650W ACAAW-BR

A montagem foi realizada hoje, porém estou sentido que os barulhos que as fans estão fazendo, estão além do esperado. Talvez possa ser impressão ou algo na BIOS que não está configurado, queria pedir esse help.

Em relação a temperatura, acredito que esteja na ideal, em Idle se mantendo em 40-48ºC

image.png.ab5150fdab7f223db66594c1d9732b51.png

ImagemdoWhatsAppde2024-08-17(s)16_57.48_a94e80f1.thumb.jpg.4aee07b048cc2ed7e84806e2ea89234f.jpg

Levando em consideração que ainda sim já estava a noite, quarto fechado e afins.

Abaixo estará um vídeo com o som do computador.

https://youtu.be/Sb8_TEqHr1M

Postado

Boa noite. Você conectou as ventoinhas do gabinete na placa-mãe? Porque aparentemente ela não está reconhecendo as ventoinhas (está mostrando 0 RPM, pela sua foto), ou talvez esteja tentando configurar o conector errado. Caso você não faça isso, elas irão todas operar na rotação máximo, o que realmente será bem incomodo para seus ouvidos.

Postado
2 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Boa noite. Você conectou as ventoinhas do gabinete na placa-mãe? Porque aparentemente ela não está reconhecendo as ventoinhas (está mostrando 0 RPM, pela sua foto), ou talvez esteja tentando configurar o conector errado. Caso você não faça isso, elas irão todas operar na rotação máximo, o que realmente será bem incomodo para seus ouvidos.

O certo não seria olhar o CPU FAN Speed que está em 1178RPM?

Postado

@MaatMDS isso aí é só o cooler do processador, ele sozinho não tem potencial pra fazer tanto barulho igual no vídeo, mesmo se estivesse em rotação máxima. Esse gabinete aí tem 4 ventoinhas, se as 4 estivessem a ~1200 RPM, estaria algo até bem agradável. Eu mantenho as ventoinhas do meu gabinete mais ou menos nessa velocidade e não incomoda, mas quando eu deixo elas na velocidade máximo (~1600 RPM), aí fica muito ruim.

Postado

Está conectado sim, baixei o MSI Center 

image.thumb.png.c1281597fb8f1ecc31f8c6218e3baa25.png

O Pump fan estava no manual, quando coloquei no smart fan, ajusto o rpm e o barulho diminuiu tipo 100%. Existe algum problema nisso ou algo para alterar no BIOS?

Postado

@MaatMDS amigo, o "PUMP_FAN" seria o local para você conectar a bomba do water cooler caso tivesse, não as ventoinhas do gabinete. As ventoinhas do gabinete você conecta em algum dos conectores "SYS_FAN". Inclusive eu foi olhar seu primeiro post de novo, não tinha aparecido aquela foto do gabinete pra mim antes, eu vi que você instalou a ventoinha do cooler ao contrário, ela deve ser instalada no mesmo sentido das outras ventoihas, pegando o ar da frente do gabinete e empurrando sobre o radiador para sair por trás. Essa ventoinha precisa ser conectada no "CPU_FAN".

Postado
26 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@MaatMDS amigo, o "PUMP_FAN" seria o local para você conectar a bomba do water cooler caso tivesse, não as ventoinhas do gabinete. As ventoinhas do gabinete você conecta em algum dos conectores "SYS_FAN". Inclusive eu foi olhar seu primeiro post de novo, não tinha aparecido aquela foto do gabinete pra mim antes, eu vi que você instalou a ventoinha do cooler ao contrário, ela deve ser instalada no mesmo sentido das outras ventoihas, pegando o ar da frente do gabinete e empurrando sobre o radiador para sair por trás. Essa ventoinha precisa ser conectada no "CPU_FAN".

Dei uma mexida, troquei os lados da fan coloquei no lugar certo, agora sim:

image.png.c7e1f2e5ba6b3f585dabab5a355a1dc5.png

Mas ainda sim está fazendo um barulho. Alguma configuração recomendada pra colocar?

• Solução
Postado

@MaatMDS fans de gabinete não precisam ser configurados por curva, você pode deixar uma rotação fixa mesmo. E essas fans aí suportam controle por PWM, aí pelo grafico está configurando por tensão, como se fossem fans sem PWM. Vê se você consegue mudar ali pela entrenagenzinha. Você pode ir ajustando em tempo real e ver se o ruído de agrada. Como eu disse antes, as minhas ficam por volta de 1200 RPM, mas é porque elas não tem controle PWM, então fica limitado. Se fossem ventoinhas com PWM, eu deixaria até em uma rotação mais baixa.

Postado
6 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@MaatMDS fans de gabinete não precisam ser configurados por curva, você pode deixar uma rotação fixa mesmo. E essas fans aí suportam controle por PWM, aí pelo grafico está configurando por tensão, como se fossem fans sem PWM. Vê se você consegue mudar ali pela entrenagenzinha. Você pode ir ajustando em tempo real e ver se o ruído de agrada. Como eu disse antes, as minhas ficam por volta de 1200 RPM, mas é porque elas não tem controle PWM, então fica limitado. Se fossem ventoinhas com PWM, eu deixaria até em uma rotação mais baixa.

Consegui resolver monstro, valeu pela ajuda! 🫡

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...