Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Tenho um i7-3770 que em FPU Stress Test chega fácil aos 90°C e passa com o Cooler Box Intel (base de cobre, aletas de alumínio).

Não sei como fica em jogos pois ainda vou colocar uma VGA boa nele, estou aguardando chegar. Mas já estou preocupado com a temperatura nas jogatinas.

Qual air cooler recomendam com o menor custo possível que seja melhor que o cooler box, até cerca de R$100?

Ah, tenho cerca de 13cm do processador até a tampa do case... esta é uma limitação para coolers de torre.

Estou vendo esses 2 aqui:

air-cooler-risemode-x5-white.jpg.02232603656fda004dbd10cf0cf4e115.jpg

Air Cooler Gamer Rise Mode X5 White, por R$48,99 + R$12,40 frete (total R$ 61,39)
( https://www.lojarisemode.com.br/produto/air-cooler-gamer-rise-mode-x5-white-rm-acx-05-bw )

air-cooler-risemode-g800.jpg.a969e9b7f5115de4eacf4f87bf7060f7.jpg

Air Cooler Gamer Rise Mode G800, por R$69,99 + R$13,59 frete (total R$ 83,58)

( https://www.lojarisemode.com.br/produto/air-cooler-gamer-rise-mode-g800-rm-ac-o8-RGB )

O G800 parece ser bem melhor, mais heatpipes, 2 ventoinhas, mas é alto tipo torre e não sei se vai caber no case... tenho 13cm de espaço CPU > Tampa.
O X5 White (tem versão com leds, mas não gosto), low profile, certeza que cabe e ainda imagino que ajude a refrigerar os VRMs próximos a CPU com seu fluxo de ar.

Me sugerem outro nessa faixa de preço?

Desde já, obrigado.

Postado

Difícil saber qual é o menos pior dos dois... O de baixo - com dois fans de 90mm: já foi comparado (versão GMRGB do AliEx) com  o antigo DeepCool Gammaxx 400 V2 e teve rendimento inferior. 

Segundo o site do "fabricante"  - ou melhor, do etiquetador de "white label": tem esta dimensões:

Tamanho do Produto: 130x115x95mm

Parte do problema é o gabinete apertado que usa, provavelmente tem pouco ou nenhum airflow. Se for modelo antigo que tem  lateral esquerda furada - tipo peneira; na região do air cooler, será melhor usar o "low profile".

No AliEx tem bons cooler "low profile" (down draft) da ID-Cooling, Wovibo... mas passam de R$ 100,00

Os air cooler torre que são bons mais baixos que tem no mercado são o DeepCool AG400 - 150mm, e o Thermalright Assassin X 120 R SE - 148mm.

• Amei 1
Postado

Pelo que entendi, esses coolers que citei são dos mais simplórios e genéricos possível, rs... mas dentro das minhas condições financeiras para investir neste setup, será que vou ter algum ganho significativo de redução de temperatura em comparação com o cooler box?

Pergunto pois o coolerbox chegando fácil aos 90°C no strees test de FPU do Aida64 está me preocupando demais... assim que chegar a VGA e começar a jogar, tenho receio de acabar fritando o processador.

Ah, era pior quando peguei o conjunto (comprei usado), troquei a pasta térmica e melhorou muito, mas esse i7-3770 esquenta demais...

Postado

Esquece teste de estresse e foque na temperatura em uso prático, seja com aplicativos e jogos, que usam o CPU de forma menos intensiva.

Tente melhorar a circulação de ar pelo gabinete, bom airflow significa a troca rápida do ar do interior: ar fresco entrando, ar aquecido saindo.

O cooler box destes Intel antigos, que tem um pino de cobre no centro, é capaz de manter o CPU com temperatura adequada.

Caso decida comprar um destes coolers, pegue o torre, se encostar na tampa lateral coloque 1 ou 2 arruelas de 1mm nos parafusos; afastando a tampa, ou use o gabinete sem a tampa.

Sabe que modelo é o gabinete?

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Esquece teste de estresse e foque na temperatura em uso prático, seja com aplicativos e jogos, que usam o CPU de forma menos intensiva.

Tente melhorar a circulação de ar pelo gabinete, bom airflow significa a troca rápida do ar do interior: ar fresco entrando, ar aquecido saindo.

O cooler box destes Intel antigos, que tem um pino de cobre no centro, é capaz de manter o CPU com temperatura adequada.

Caso decida comprar um destes coolers, pegue o torre, se encostar na tampa lateral coloque 1 ou 2 arruelas de 1mm nos parafusos; afastando a tampa, ou use o gabinete sem a tampa.

Sabe que modelo é o gabinete?

Não vai me xingar, por favor, rs... é um Positivo Master D570...

Sobre o air flow, tenho uma ventoinha 120x120mm jogando ar pra dentro e uma 90x90mm jogando ar pra fora junto com a própria PSU que usa também uma de 90x90mm.

Até onde percebo, o fluxo de ar está bem legal para a troca de calor. Quando faço os testes de estresse, percebo que a temperatura vai de 40°C a 70°C em menos de 10 segundos... em 2 minutos passa dos 85°C e em 10 minutos estabiliza em 91°C. Pra mim, isso demonstra cooler extremamente subdimensionado.

Sobre usar ou não o stress test de aplicativos como Aida64, até entendo sua opinião e concordo, no entanto, não tenho uma VGA ainda (está para chegar uma RX570 4Gb) e só a partir daí vou começar a jogar nesse conjunto e saber como ele vai se comportar.

Stress FPU Max. 91°C (temp ambiente 25°C)

Capturadetela2024-08-19104642.png.9238dff0e6731062221dbcff605a5795.png

Stress CPU Max. 73°C (temp ambiente 25°C)

Capturadetela2024-08-19123700.png.db03bb804c1503d07ff1ad25ad6f92ef.png

Postado

Acabei comprando na Kabum o Rise Mode G800 por R$80 já com frete incluído.

Assim que chegar, posto temperaturas e foto de como ficou instalado...

Espero que caiba no gabinete, fiz algumas medições e acho que não vou ter problemas com a tampa e nem com as memórias (perfil baixo)...

• Solução
Postado

Pronto pessoal... redução de praticamente 20°C no FPU Stress Test após 10min e extremamente silencioso. Uma pena os LEDs não terem plug separado, como não gosto de muita luz no case, talvez eu corte o fio dos LEDs... Em idle, redução de ~5°C, insignificante...

Porém, vou ter que melhorar o air flow pois o chipset subiu quase 10°C a temperatura com esse novo cooler (formato torre) e com certeza, também aumentou a temp dos VRMs...

rise-mode-g800-positivo-master-d570.thumb.jpg.e2a802be91e6935e945681ad1502b495.jpg

Capturadetela2024-08-22223740.png.ea37e45c8110a2b988738b5ae4835efb.png

Capturadetela2024-08-22223955.png.f3e9c6794addb0330f34e46f7fcbbb5c.png

Postado

Na verdade, olhando mais atenciosamente, não subiu a temperatura do chipset de forma significativa não... mas imagino que talvez os VRMs vão ser menos refrigerados pela forma como o ar passa pelo cooler torre.

Então, coloquei mais uma ventoinha, agora temos:

01 90x90mm soprando ar frio da frente para dentro embaixo;

01 90x90mm soprando ar quente atrás para fora em cima, na frente da saída do cooler da CPU;

Além da própria fonte que sopra ar de cima (quente) para fora...

Acho que o air flow (ou fluxo de ar) ficou bom...

Postado

5 horas atrás, UMARIZAL disse:

Na verdade, olhando mais atenciosamente, não subiu a temperatura do chipset de forma significativa não... mas imagino que talvez os VRMs vão ser menos refrigerados pela forma como o ar passa pelo cooler torre.

De fato, CPU cooler torre refrigera menos o VRM porque direciona o ar para a traseira do gabinete.

Em 22/08/2024 às 22:52, UMARIZAL disse:

Uma pena os LEDs não terem plug separado, como não gosto de muita luz no case, talvez eu corte o fio dos LEDs...

Neres de Pitibiriba! Tem este detalhe no anúncio do G800:

• "LEDs RGB Rainbow de alto brilho."

LED Rainbow é alimentado pelos mesmos cabos (+12V, Terra) que alimenta o motor da ventoinha, se cortar algum fio o cooler para de funcionar.

A não ser que consiga remover as pás e cortar ou isolar os LEDs internamente, depende de como é o rolamento do fan, se for hidráulico não tem como abrir (já tentei), vai romper o lacre do rolamento e vazar o óleo.

Nesse abacaxi de LED o "arco-íris" é fixo, não pode alterar nada e nem desligar. 😜 

Mas este gabinete não tem a tampa lateral de chapa? Se tiver já esconde um pouco o brilho.

O cara deixou tudo igual, diz  que tem que mudar o cabo do botão LED:

Postado
Em 28/08/2024 às 01:39, 1lokos disse:

De fato, CPU cooler torre refrigera menos o VRM porque direciona o ar para a traseira do gabinete.

Neres de Pitibiriba! Tem este detalhe no anúncio do G800:

• "LEDs RGB Rainbow de alto brilho."

LED Rainbow é alimentado pelos mesmos cabos (+12V, Terra) que alimenta o motor da ventoinha, se cortar algum fio o cooler para de funcionar.

A não ser que consiga remover as pás e cortar ou isolar os LEDs internamente, depende de como é o rolamento do fan, se for hidráulico não tem como abrir (já tentei), vai romper o lacre do rolamento e vazar o óleo.

Nesse abacaxi de LED o "arco-íris" é fixo, não pode alterar nada e nem desligar. 😜 

Mas este gabinete não tem a tampa lateral de chapa? Se tiver já esconde um pouco o brilho.

O cara deixou tudo igual, diz  que tem que mudar o cabo do botão LED:

Infelizmente é o pior dos 2 mundos... nem fechado, nem aberto totalmente, tem uma janela vazada...

ImagemdoWhatsAppde2024-08-29(s)13_23.13_5748aca4.thumb.jpg.d4500027e03fc9fc8d7a41d31a22db6c.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...