Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal, pretendo realizar um upgrade de processador para o meu setup mas não queria trocar a placa-mãe, já que sai do meu limite de orçamento.

Meu setup atual é:

Processador - Ryzen 5 4600G

placa-mãe - b450m DS3H V2

Placa de vídeo - RX 6600 8GB

RAM - 2x8 3200Mhz

Fonte - Nidus 550L

Quais opções eu teria?

Postado

Um upgrade na RAM seria mais efetivo que no processador, sair desses 16 e ir pra 32GB ser feliz. Eu não tenho certeza do desempenho dessa placa-mãe com um Ryzen 7 da vida, mas trocar pra um Ryzen 5 da próxima geração não seria suficiente pra valer o dinheiro.

Postado
14 horas atrás, Joaovitorvns_ disse:

Boa tarde pessoal, pretendo realizar um upgrade de processador para o meu setup mas não queria trocar a placa-mãe, já que sai do meu limite de orçamento.

Meu setup atual é:

Processador - Ryzen 5 4600G

placa-mãe - b450m DS3H V2

Placa de vídeo - RX 6600 8GB

RAM - 2x8 3200Mhz

Fonte - Nidus 550L

Quais opções eu teria?

Se realmente for trocar de CPU, eu iria de AMD Ryzen 7 5700X . 

Uma atenção especial a essas memórias... Acho que esse setup merece mais RAM também.

image.png.8b9bbb0f76e897c56f534f550d788e8d.png

Postado

@Jougiska Sinto muito gargalo no resident evil village, mesmo com os gráficos no médio/alto e aquela sensação de "tela pesada" como se os fps estivessem caindo a todo momento

Creio que pode ter relação também com o meu monitor, que possui taxa de atualização de 60Hz

@Herbet Queiroz Tem alguma recomendação de memória RAM para me fazer? (minha placa suporta frequência de no máximo 3200Mhz)

Postado

Processadores da linha G tem VGA integrada, o que diminui o cache do processador. Jogos fazem uso intenso desse cache. Com essa VGA, pode ir para um Ryzen 7 sem problema. Só observa a fonte, pois o Teclab fez testes e disse que é boa pela especificação, mas esquenta muito quando chega no limite dela.

• Curtir 1
  • guilherme_dr alterou o título para Sugestão de upgrade de processador mantendo minha Gigabyte B450M DS3H V2
Postado

Se for trocar o CPU:

Ryzen 5600 - R$ 806,0 (Gigantec) - em relação ao 4600G melhora uns 60% em jogos competitivos online, e uns 25% em jogos casuais (campanha, história).

Ryzen 5700X3D - R$ 1.350,00 (K'bum) - menos de R$ 100,00 a mais que o 5700X nas lojas tradicionais. Melhora mais uns 20% relativo ao 5600.

Porém estas melhorias é quando a GPU não é limite do PC, com estes CPU a RX66000 será o limite, então verá ganhos menores.

• Curtir 2
Postado
23 horas atrás, Joaovitorvns_ disse:

@Jougiska Sinto muito gargalo no resident evil village, mesmo com os gráficos no médio/alto e aquela sensação de "tela pesada" como se os fps estivessem caindo a todo momento

Eu tenho um 60hz e também sinto essa sensação, mas não esquece que na maioria das gameplays do jogo você observa mais de 16gb em uso.

• Curtir 1
Postado
Em 29/08/2024 às 14:03, Jougiska disse:

Eu tenho um 60hz e também sinto essa sensação, mas não esquece que na maioria das gameplays do jogo você observa mais de 16gb em uso.

realmente, mas no meu caso eu ficaria com um pente sobrando, já que a placa-mãe que possuo suporta somente dois pentes (atualmente uso 2x8)

Em 28/08/2024 às 21:39, Guilherme FW Xavier disse:

Processadores da linha G tem VGA integrada, o que diminui o cache do processador. Jogos fazem uso intenso desse cache. Com essa VGA, pode ir para um Ryzen 7 sem problema. Só observa a fonte, pois o Teclab fez testes e disse que é boa pela especificação, mas esquenta muito quando chega no limite dela.

Infelizmente neste caso de up pro Ryzen 7 eu teria q trocar a placa-mãe, o que foge totalmente do meu orçamento...

Postado
14 horas atrás, Joaovitorvns_ disse:

realmente, mas no meu caso eu ficaria com um pente sobrando, já que a placa-mãe que possuo suporta somente dois pentes (atualmente uso 2x8)

Infelizmente neste caso de up pro Ryzen 7 eu teria q trocar a placa-mãe, o que foge totalmente do meu orçamento...

Desculpe ter expressado de forma confusa. Ryzen 7 não é um Ryzen da linha 7000. Seria um Ryzen 7 linha 5000: 5700x(3D), 5800x(3D) com um water cooler.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...