Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ao baixar manual de 6 fritadeiras de marcas famosas, buscar fotos do produto quando não há informação no manual, descobri que TODAS elas, sejam menores de 400 reais ou mais caras de mil reais em 127V utilizam plug de 20A, bem como muitos microondas de 127V (famoso 110V).

Então, as fritadeiras em 127V precisam não só de uma tomada 20A como ao meu ver, de um circuito exclusivo.

Os manuais não dizem sobre circuito exclusivo, porém se a gente ver a norma, tomadas de 20A e plugs  precisam de circuito exclusivos. 

"Ah mas na minha casa na cozinha utiliza-se bitola de 4mm e uma tomada 20A exclusiva para fritadeira". Essa é uma situação boa, com relativa margem de segurança, mas ainda está fora da norma. Porém é melhor do que 99% das instalações atuais

Se você for instalar uma fritadeira, o primeiro passo é nunca usar plugues. Compre uma tomada 20A. O segundo é, em tão logo seja possível, fazer daquela tomada um circuito exclusivo que vai até o QDC. Ou seja, ess tomada aí terá um disjuntor próprio, um neutro e terra próprio. 

Quem mora em regiões 220V não necessita de circuito exclusivo para fritadeira, embora ao meu ver seja recomendado, visto que ela pode ficar ligada por um periodo de 40 minutos ou mais. Mas não é necessário...

A característica do motor ou do tipo de fonte de uma fritadeira difere de um ar condicionado, mas o ar condicionado seja 9 ou 12 mil btus consome menos do que uma fritadeira e requer circuito exclusivo. Não só pelo fator consumo, mas pelo fato que ele fica ligado muitas horas. Então em tese, você pode até utilizar uma bitola 1,5mm para o ar condicionado 220V de 9 ou 12 mil btus, o que é incomum e não muito seguro, porém se tiver um circuito exclusivo você estará operando numa faixa de segurança maior que uma fritadeira, mesmo que tal fritadeira tenha esteja ligado numa tomada 20A com bitola 20A. O problema todo, aí, é o fato da do circuito da fritadeira estar sendo compartilhado com circuito do microondas, geladeira e em muitos casos, infelizmente, máquina de lavar.

Então cuidado: utilize tomada 20A em 127V, se puder faça um circuito exclusivo e NUNCA USE ADAPTADOR OU EXTENSÃO. 

Vídeo DIDATICO

• Curtir 1
Postado

@msupern eu tenho uma em casa 

E esses adaptadores costumam queimar seja no microondas ou na fritadeira sempre dão defeito

Quando trabalhava com instalação elétrica 

Sempre foi

Separado

Circuito de ar condicionado 

Tomada de microondas.

Torneira elétrica

Chuveiro

E fritadeira (sempre deixava um circuito de 20a para o melhor uso do cliente)

Muitas casas que eu fui era tudo em um circuito só kkkk

Vale salientar que muita gente também , troca só a tomada por uma de 20A e não altera a bitola dos cabos , já cansei de ver tomada de 20a em fio 1,5mm 

Sem falar quando cliente não compra fios mais em conta e recebe praticamente só capa 

Já cansei de ver fio 6mm externo e o interior só 2 fiada de cobre , isso. Quando não é alumínio 

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, r51600 disse:

@msupern eu tenho uma em casa 

E esses adaptadores costumam queimar seja no microondas ou na fritadeira sempre dão defeito

Quando trabalhava com instalação elétrica 

Sempre foi

Separado

Circuito de ar condicionado 

Tomada de microondas.

Torneira elétrica

Chuveiro

E fritadeira (sempre deixava um circuito de 20a para o melhor uso do cliente)

Muitas casas que eu fui era tudo em um circuito só kkkk

Quem vende esses adaptadores nas lojas online e físicas, está vendendo uma bomba de colocar fogo e destruir a casa da pessoa

São pessoas irresponsáveis. Fiscalização ZERO, nunca vi o Procon apreender esse tipo de produto ilegal

Alô ministério público

Alô procon

https://imgur.com/a/vRlhpIy

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...