Ir ao conteúdo

Dual Channel ou 4 pentes memória RAM na B450M Steel Legend

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Olá, eu tenho uma placa-mãe ASRock B450M Steel Legend, e estou precisando tirar uma dúvida, futuramente pretendo aumentar as RAMs do meu PC, de 16Gb para 32Gb, mas estou com uma dúvida. No momento tenho 2 memórias de 8Gb 3200Mhz em Dual Channel, será que compensa eu comprar mais 2 memórias 8gb e completa os 32Gb usando os 4 slots, ou é melhor eu comprar 2x16 é permanece em dual channel com os pentes de 16Gb, queria saber qual diferença de frequência se compensa eu comprar diretamente as de 16Gb. É guarda ou tenta vende as de 8Gb. Obrigado.

• Bruno Mendonça Andrade alterou o título para Dual Channel ou 4 pentes memória RAM na B450M Steel Legend
Postado

Se voce usar 4 pentes de memória vai continuar tendo dual channel... se usar 3 voce tem dual channel entre 2 e single channel no outro...

O problema de usar 4 pentes é aumentar a chance de incompatibilidade.. 

• Obrigado 1
Postado

Tanto com um par de 8GB ou dois pares estará usando Dual Channel.

O melhor cenário e usar um par de 16GB  e vender o de 8GB

Acrescentar outro par, que mesmo sendo da mesma marca e modelo tem mais probabilidade de instabilidade.

• Obrigado 1
Postado

@1lokos Entendi, no caso isso que eu queria saber, tenho que ver se compensa então já que pelo jeito vai continua com dual channel mesmo eu usando todos os slot, eu achei que eu usando os 4 perderia essa função, estou pensando na opção de compra as mesma memória marca, modelo é tal é usa 4 pentes de 8Gb, pois o valor é dobro 2 pente de 8gb, para 2 pente de 16gb.
Vou pesquisa mais sobre tema, obrigado por ajuda!

@bngomes Obrigado!

• Membro VIP
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Flávio Dreyer disse:

Olá, eu tenho uma placa-mãe ASRock B450M Steel Legend, e estou precisando tirar uma dúvida, futuramente pretendo aumentar as RAMs do meu PC, de 16Gb para 32Gb, mas estou com uma dúvida. No momento tenho 2 memórias de 8Gb 3200Mhz em Dual Channel, será que compensa eu comprar mais 2 memórias 8gb e completa os 32Gb usando os 4 slots, ou é melhor eu comprar 2x16 é permanece em dual channel com os pentes de 16Gb, queria saber qual diferença de frequência se compensa eu comprar diretamente as de 16Gb. É guarda ou tenta vende as de 8Gb. Obrigado.

Olá, Flávio. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Sempre é recomendado usar apenas 2 pentes de memória RAM, porque isso garante que as duas possam funcionar na frequência máxima de maneira mais estável (porque a controladora de memória da CPU lida melhor com 2 pentes, do que com 4 pentes, que vão ocupar mais trilhas PCIe).

Isso vale para os processadores domésticos que usamos (Intel Core ou AMD Ryzen, por exemplo). Já para os processadores de servidor, como AMD Threadripper ou Intel Xeon, aí as coisas são bem diferentes...

• Obrigado 1
Postado
6 horas atrás, Gabriel U disse:

Olá, Flávio. Seja muito bem-vindo ao Clube do Hardware.

Sempre é recomendado usar apenas 2 pentes de memória RAM, porque isso garante que as duas possam funcionar na frequência máxima de maneira mais estável (porque a controladora de memória da CPU lida melhor com 2 pentes, do que com 4 pentes, que vão ocupar mais trilhas PCIe).

Isso vale para os processadores domésticos que usamos (Intel Core ou AMD Ryzen, por exemplo). Já para os processadores de servidor, como AMD Threadripper ou Intel Xeon, aí as coisas são bem diferentes...

No caso de um Xeon que tem tecnologia quad channel compensa usar 4x8 ?? atualmente uso xeon com dois pentes de 8gb quero passar para 32gb de ram ai não sei se coloco dois de 16gb ou 4 de 8gb

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...