Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa dia,

Estou com dúvidas em relação onde conectar os cabos do water cooler. Sou meio leigo com water cooler. Eu comprei recentemente um water cooler da Rise Mode (Water Cooler Rise Mode Frost, RGB, 120mm, AMD/Intel, Branco - RM WCZ 01 RGB). Eu tentei montá-lo em casa, só que não deu muito certo, o PC bateu os incríveis 100 graus. Eu não sei se é necessário usar o ventilador que vem com o water cooler; eu quero usar o meu próprio (o Bixim é bom). Também não sei se a minha placa-mãe tem compatibilidade para usar um water cooler (placa-mãe: ASUS EX-B460M-V5 Chipset Intel B460).

As imagens ficaram ruins, mas dá para ver.

Desde já, eu agradeço a ajuda.

Captura de tela 2024-09-30 111159.png

Captura de tela 2024-09-30 111307.png

Postado

sim tem que usar os coolers que vai na caixa e confere o manual e bem explicativo se ta batendo 100 graus e por que não esta resfriando direitamente isso pode ser o encaixe não esta fixado direito no die do processador aqui um vídeo deve te ajudar 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, João Gabriel Alvarenga disse:

Eu não sei se é necessário usar o ventilador que vem com o water cooler; eu quero usar o meu próprio (o Bixim é bom).

Pode usar o teu. Só verifica se a bomba está conectada na saída 'pump', ou em qualquer outra mas que esteja setada pra velocidade máxima ou 12 V.

• Curtir 1
  • Solução
Postado
3 horas atrás, João Gabriel Alvarenga disse:

usar o ventilador que vem com o water cooler; eu quero usar o meu próprio (o Bixim é bom).

E qual é  marca modelo desse "bixim bom", pode ser que não tenha CFM e pressão necessários para um WC.

Ou pelo menos faça um "push-n-pull", coloca o fan que veio com o cooler por trás do radiador, soprando para trás, e o seu "bixim bom" na frente soprando para o radiador. Assim, se o 'bixim bom" for fraco o outro fan segura a barra. 😜 

No mais:

Ligue o cabo de alimentação do fan do radiador no connector CPU_FAN da placa-mãe. Conector configurado de fabrica para gerenciar a rotação de fan em função da temperatura do CPU.

Ligue o cabo na bomba no conector CHA_FAN, a placa-mãe EX-B460M-V5 tem os dois:

• 1 x conector(es) de ventoinha do processador (1 x 4 -pin) - CPU_FAN
  • 1 x conector(es) de ventoinha do chassi (1 x 4 -pin) - CHA-FAN

No BIOS localize o conector CHA_FAN e ajuste 

• Rotação: 100%
  • Temperatura: CPU

Lembrou de tirar o plástico de proteção da base do bloco da bomba, e colocar pasta térmica? 

Esta placa-mãe não tem conector de LED, então se quiser ver  "frufru" no fan tem que comprar uma controladora compatível com o padrão do fan, se ARGB 5V 3 pinos ou o obsoleto RGB 12v 4 pinos.

Citação

...não sei se a minha placa-mãe tem compatibilidade para usar um water cooler ...

placa-mãe não tem que ter contabilidade com Water Cooler, o bloco do Water Cooler é que tem que ser compatível com o soquete da placa-mãe, e no caso é.

Compatibilidade:

• - Intel: LGA1156 / 1155 / 1151 / 1150 / 1366 / 2011 / 1200 / 1700 
  • - AMD: FM2+ / FM1 / AM3+ / AM3 / AM2 / AM4 /AM5

A propósito, comprou "gato por lebre", pois os LED no fan do WC são no padrão obsoleto RGB 12v 4 pinos, que tem menos oferta de controladora. Mas esta de um conector resolve.

• *Compatível apenas com placas mãe com conector RGB 12v

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3539042300-controlador-de-led-RGB-12v-4-pinos-cooler-fan-fita-de-led-_JM

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado pela resposta completa

Eu tenho uma controladora da redragon do kit GC-F009, quando eu tentei montar pela primeira vez eu percebi que precisava de uma conector RGB, coisa que minha placa-mãe não tem porque e basica, tentei conectar na controladora mas não deu certo, o cabo e mais grosso que a entrada da controladora (4 pinos).
Eu ate pensei pensei em comprar uma controladora e os fans da rise mode pra combinar com o conjunto.
Pensei também em comprar uma placa-mãe que já tenha uma conector RGB, so que seria bem mais caro.

E sim eu tirei o plásticokkk

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3539042300-controlador-de-led-RGB-12v-4-pinos-cooler-fan-fita-de-led-_JM
essa controladora deve servir no water cooler? pois a entrada e de 4 pinos.

Postado
3 horas atrás, João Gabriel Alvarenga disse:

essa controladora deve servir no water cooler? pois a entrada e de 4 pinos.

Sim, o conector é no mesmo padrão do cabo de LED do fan do WC - RGB 12V 4 pinos.

Então deve não deve ter ligado a bomba do WC, pois atingir 100 graus num i3 é difícil até para o cooler box Intel

Postado

boa noite gente, então o water cooler funcionou vi videos para me auxiliar e deu tudo certo.
mas tem um porém, ele continua batendo 100 graus (CORE TEMP APLICATIVO), ta com os leds funcionando certinho. O pior que eu coloco a mao dentro e não ta quente, ta gelado (parece que ta uns 40 graus).
Sim, eu tirei o plastico da bomba, passei pasta termica e conectei os cabos nos lugares certos

o que pode ser?

Captura de tela 2024-10-07 205353.png

Postado

Se instalou corretamente, deu o aperto correto e configurou o conector SYS_FAN com expliquei acima, e mesmo assim continua quente a bomba deste WC não deve estar funcionando - circulando líquido.

OK que o WC é de marca genérica e de 120mm - o que não "refresca" nada; mas tinha que manter esse i3 com temperaturas similares a um air cooler 4 heatpipes, fan 20mm.

voce insiste em usar o tal fan "bixim bom" no radiador do WC? Se for fan genérico de  gabinete não tem CFM e pressão suficientes para radiador, testa com o fan original do WC.

Postado
Em 07/10/2024 às 20:55, João Gabriel Alvarenga disse:

o que pode ser?

Se certifica que a bomba tá ligada em 12 V ou 'full speed'. Cola o ouvido e vê se consegue escutar ela funcionando.

Postado
Em 07/10/2024 às 22:12, João Gabriel Alvarenga disse:

.. e de onde você tirou que e genérico????

Pela marca, que vende produtos OEM/white label de baixo custo de fabricação e qualidade correspondente. 😉

Todas estas marcas de distribuidoras/lojas fazem a mesma coisa, compram lotes do que acham mais barato na China, personalizados com as suas etiquetas. O apelido de "genérico" vem da similaridade com remédios que tem a mesma classificação, até funcionam, mas... 😜 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...