Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde galera, por descuido acabei comprando wc e ventoinhas com iluminação argb, porém não notei que minha placa-mãe tem somente conexão RGB, comprei uma controladora da marca da ventoinha, tem problema conectar elas ?

Screenshot_20241010_162500_KaBuM!.png

Screenshot_20241010_162405_KaBuM!.png

Postado

@Senna

32 minutos atrás, Senna disse:

Boa tarde galera, por descuido acabei comprando wc e ventoinhas com iluminação argb, porém não notei que minha placa-mãe tem somente conexão RGB, comprei uma controladora da marca da ventoinha, tem problema conectar elas ?

Screenshot_20241010_162500_KaBuM!.png

Screenshot_20241010_162405_KaBuM!.png

Não tem problema, porém fique atento a tensão, se são conectores 3 pinos 5V ou 4 pinos 12V, conectando elas da maneira correta irá funcionar sem problema.

Postado

Então, as ventoinhas argb, são no padrão 4 pinos das controladoras rise, a controladora q vai na placa-mãe é 12v RGB, acho q mesmo a ventoinhas sendo argb, se encaixar direitinho na controladora RGB não tem problema né? @BrunoSilvaa

(Veio uma controladora argb 3pin 5v no kit, ai comprei essa de conector RGB 12v, elas tem as mesma entrada da ventoinha, só muda a entrada que vai na placa-mãe, que no caso é RGB 12v)

Postado

Se você ligar o LED ARGB 5V na controladora RGB 12V vai queimar o LED e pode danificar a placa-mãe 

Entenda, não precisa ligar nada na placa-mãe para ter "frufru", use o controle remoto 

Mas se faz questão de usar a segunda controladora, do obsoleto padrão RGB, compre fans no mesmo padrão.

• Curtir 1
Postado

@1lokos n sei como uma placa-mãe h610m não consegue ter uma entrada argb 5v kkkk lamentavel, acho que esse controlador deve aguentar no máximo a Led de 1 ventoinha né?

Screenshot_20241010_172425_Shopee.png

Postado

No kit de fans veio uma controladora ARGB 5V então vai comprar outra para que?

Liguei ela na fonte e use o controle remoto para controlar o frufru 

Postado

@1lokos essa da segunda imagem que eu mandei, ela n precisa da placa-mãe, somente conectando o Sata e o 3pin na peça argb e ele funciona.

@1lokos pode verificar pra mim se minha placa-mãe tem entrada vdg ? E se ela é argb ou RGB ?

h610m h - gigabyte

• Solução
Postado

A H610M H tem estes conectores de fans (ventoinhas) e LED. Veja na página 3 do manual:

• 1 x CPU fan header (CPU_FAN) - cooler do CPU
  • 2 x system fan headers (SYS_FAN1 e SYS_FAN2) para ligar as ventoinhas, pode ligar mais de 2 com cabo splitter PWM, HUB PWMW, controladora com HUB PWM integrado.
  • 1 x RGB LED strip header (LED_C) <<< LED padrão obsoleto, tipo "pisca-pisca árvore de Natal" - não perca tempo com isso.

De novo, não compre mais nada - já comprou errado duas vezes. 😜

A controladora do kit de fans Crystal Sound não precisa ser ligada na placa-mãe para funcionar, basta ligar na fonte.

Vem um cabo de sincronização ARGB 5V, mas o uso é opcional, para quando a placa-mãe que tem esse conector.

Essa controladora e fans do kit Crystal Sound são com o conector abacaxi de 6 pinos, padrão de controladora e fans baratos.

Ai no vídeo o JR-RGB ensina ligar só na fonte e controlar o "frufru" com o controle remoto.  Se comprar a controladora ARGB 5V de 1 conector do M.LIvre vai fazer a mesma coisa e ainda vai ter que gastar mais comprando cabo splitter.

Já a controladora RGB 12V (rm-copw-RGB) que comprou depois - sem precisar; é com conectores separados PWM (4 pinos quadrados) e RGB (4 pinos redondos). Não tem como ligar os fans do kit, que são com cabo de 6 pinos nela, e se conseguisse ligar vai queimar, porque os LED são ARGB 5V.

Veja as etiquetas dos conectores, pares de RGB (4 pinos redondos) e PWM (4 pinos quadrados). Tente ligar um no outro e verá fumaça. 💥 💨controladora-gamer-para-cooler-rise-mode

Postado

@1lokos aaaaah, agora eu entendi, como eu não entendo muito, eu pensava que a controladora para funcionar, deveria ser ligada obrigatoriamente na placa-mãe, que bom que não precisa.

Vou devolver essa controladora que comprei sem necessidade, agradeço pela ajuda.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!