Ir ao conteúdo

cpu Ryzen 7 5700X3D aquecendo muito

Ir à solução Resolvido por leandromacedo06,

Posts recomendados

Postado

e ai pessoal, boa tarde!

fiz um upgrade de cpu para obter melhor desempenho nos jogos, no entanto, eu achei que o cooler padrão iria dar conta de segurar a temperatura da cpu (fui juvenil em achar isso hehe), então fui atrás de um WC.

Efetuei a instalação conforme manda manual, porém, ficou a mesma coisa, nem parece que tenho um WC, pois só o fato de deixar apenas o win rodando, a temperatura ja vai para 70g, quando abro um cs2, bate pico de 94g e fica constante em 90g.

atraves dos videos que assisti, montei ele utilizando aquela extensao de cabos, ligando o RGB e o da alimentação, porém notei que minha placa-mãe não possui aquelas entrada de 5w ou 12w, aquele de 3, ou 4 pinos, então não consegui ligar, porém quando eu ligo o pc, as fans do wc estão funcionando, então eu fico na duvida quanto a temperatura.

eu segui exatamente os passos do cara do Vídeo abaixo, porém como informei, minha placa-mãe não possui essas duas entradas, 5w ou 12w. -- momento exato do que estou falando 14:54 minutos do vídeo.

minha placa-mãe possui apenas entradas de sys fan e cpu, então foi o que fiz, o cabo solo que vem do WC, coloquei no sys fan, e os adaptadores dos fans, coloquei no cpu fan.

a solução que pensei, é em comprar um controlador para que na carência desses pinos, eu utilizar o controlador e ligar o molex, creio que irá fazer sentido 

Obs: não ligo para os RGB, só preciso que as fans sejam funcionais

-- passei pasta térmica, tirei o plátisco que vem no wc e a sintalação das fans, botei para jogar o ar pra fora, igual no Vídeo do cara, parte mais "feia" virado para trás, exemplo:

image.png.bf85362df2070e962b8fc7c79647ebe9.png

https://www.youtube.com/watch?v=7Zne-k7y-go&ab_channel=mandoubemgames

print retirado do Vídeo do cara para ilustrar que minha placa-mãe não possui essas conexoes

image.png.8c67ffaca6239c1f82668fe3c0ef1410.png

Espero que eu tenha consigo explicar claramente o que está ocorrendo.

hardwares:

Cpu: Ryzen 7 5700X3D

fontes: Redragon RGPS 500W Bronze 80 Plus

placa-mãe: Gigabyte GA-A320M-S2H DDR4 -- https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-A320M-S2H-rev-1x#kf

1 slot de memória RAM dd4 16gb

GTX 1660 super super

wc: Rise Mode Gamer Black, RGB, 240mm -- https://www.kabum.com.br/produto/130043/water-cooler-rise-mode-gamer-black-RGB-240mm-amd-intel-preto-rm-wcb-02-RGB

image.png.2d5304bac1efc28264d76715185ae372.png

Postado
13 minutos atrás, leandromacedo06 disse:

placa-mãe: Gigabyte GA-A320M-S2H DDR4

Essa placa-mãe não é muito adequada para esse processador, o VRM deve estar fritando.

14 minutos atrás, leandromacedo06 disse:

wc: Rise Mode Gamer Black, RGB, 240mm

Esses WC da Rise são fracos mesmo, qual o modelo do seu gabinete?

Tem quantos fan instalado nele?

• Curtir 1
Postado

segue um print que acabei de fazer.

liguei agora o pc, e mesmo com ele todo desligado por um periodo de mais de 8H, assim que eu ligo e abro o cs, vejam como ja fica a temperatura.

estava rodando apenas o cs2

6FBD8D576223A076149DF2C8ED45B96654102446

30 minutos atrás, Tiberio disse:

Esses WC da Rise são fracos mesmo, qual o modelo do seu gabinete?

Tem quantos fan instalado nele?

cara, pelo fato de minha placa-mãe não possui mais adaptadores de fan, eu não tenho nenhum.

apenas os 2 do wc. por isso tenho a intenção de comprar o controlador e botar mais 2 fans.

uma duvida também, como as 2 fans do wc esta jogando o vento pro radiador, essas 2 outras fans devem jogar um ar "frio" para dentro? 

meu gabinete:

Gamer TGT Archer Lateral Vidro, TGT-ARC-01

Postado
1 hora atrás, leandromacedo06 disse:

meu gabinete:

Gamer TGT Archer Lateral Vidro, TGT-ARC-01

Esse seu gabinete é modelo antigo que a fonte ainda fica na parte superior, bem difícil de resolver esse seu problema de aquecimento.

Eu no seu lugar não teria comprado esse processador, teria comprado o Ryzen 5 5600 e um gabinete melhor.

como as 2 fans do wc esta jogando o vento pro radiador, essas 2 outras fans devem jogar um ar "frio" para dentro? 

Você precisa ter dois fans na frente do gabinete puxando ar frio pra dentro.

Teria que ter também pelo menos um fan na parte traseira, jogando pra fora o ar quente, mas a fonte atrapalha.

Postado
2 minutos atrás, Tiberio disse:

Esse seu gabinete é modelo antigo que a fonte ainda fica na parte superior, bem difícil de resolver esse seu problema de aquecimento.

cara, se eu então trocar o gabinete, pegar um com mais fluxo de ar?

estava vendo alguns, porém como ja tenho esse wc, não queria trocar.

gostaria de uma opinião para melhor fluxo de ar

como meu wc é de 240mm, os gabinetes com maior fluxo de ar, na parte da frente dele, so suporta wc de 360mm, e na parte de cima, 240mm, porém colocar o radiador na parte de cima iria ter um desempenho bom

image.png.3ae80e3dccf70809c393dfa6e01d27e9.png

Postado

muito obrigado pela sua recomendação.

bom, visto que meu gabiente não tem saida de ar, será que de fato o gargalo que está tendo é devido a este problema?

vale ressaltar que eu deixo a tampa lateral do gabinete sempre aberta, dos dois lados.

12 minutos atrás, Tiberio disse:

Teria que ter também pelo menos um fan na parte traseira, jogando pra fora o ar quente, mas a fonte atrapalha.

e se eu fizer assim, como tu falou, colocar o wc na frente para puxar o ar frio para dentro, e os 2 slots que ainda tem, eu utilizar para jogar para fora o ar.

Postado
10 minutos atrás, leandromacedo06 disse:

porém colocar o radiador na parte de cima iria ter um desempenho bom

Acredito que não seja muito bom colocar o radiador na parte superior, o ideal é ele ficar na parte da frente, puxando ar frio.

1 minuto atrás, leandromacedo06 disse:

muito obrigado pela sua recomendação.

bom, visto que meu gabiente não tem saida de ar, será que de fato o gargalo que está tendo é devido a este problema?

vale ressaltar que eu deixo a tampa lateral do gabinete sempre aberta, dos dois lados.

e se eu fizer assim, como tu falou, colocar o wc na frente para puxar o ar frio para dentro, e os 2 slots que ainda tem, eu utilizar para jogar para fora o ar.

Deve baixar as temperaturas.

Postado
3 horas atrás, leandromacedo06 disse:

minha placa-mãe possui apenas entradas de sys fan e cpu, então foi o que fiz, o cabo solo que vem do WC, coloquei no sys fan, e os adaptadores dos fans, coloquei no cpu fan.

A ligação esta correta, o cabo Y dos fans do radiador no CPU_FAN - que controla a rotação conforme a necessidade.

O cabo da bomba (conector PWM 3 pinos) no SYS_FAN. Porém o que não deve ter feito é configurar no BIOS esse conector para 

Rotação: Full Speed ou 100%

Temperatura: CPU

Nas placas Gigabyte mais novas é deste jeito - na seção do BIOS chamada SpeedFan 6:

Sys-Fan2-WC-Gigabyte.webp

a solução que pensei, é em comprar um controlador para que na carência desses pinos, eu utilizar o controlador e ligar o molex, creio que irá fazer sentido...

Tem que ser controlador com HUB PWM integrado, por exemplo

Coolmoon PWM 4 pinos, ARGB (5V) 3 pinos.  Permite ligar até 8 fans.

Só não compre controlador "baratex" com conector único de 6 pinos, é abacaxi.

Esse Rise Mode PWM e ARGB Hub - RM-COPW-ARGB de R$ 29,90 atende.

image.png.8c67ffaca6239c1f82668fe3c0ef1410.png

Esse conector na foto é para os LED ARGB (5V) do WC, a placa GA-A320M-S2H não em este conector, mas se não ligar esse cabo 

WC funciona corretamente para a sua função principal - refrigeração.

Se quiser ver o "frufru" dos LED precisa comprar uma controladora ARGB (5V) PWM 4 pinos, ARGB 3 pinos. As de 6 pinos não serve.

cara, se eu então trocar o gabinete, pegar um com mais fluxo de ar?

image.png.3ae80e3dccf70809c393dfa6e01d27e9.png

Gabinete com vidro ou acrílico na frente dos fans como esse da foto são ruim de airflow, não compre. Não adianta colocar fans na frente do gabinete se não tem por onde entrar ar, os fans só vão recircular o ar quente do interior.

Postado

@1lokos, boa noite !

1 hora atrás, 1lokos disse:

A ligação esta correta, o cabo Y dos fans do radiador no CPU_FAN - que controla a rotação conforme a necessidade.

como tu mencionou, esta correto aqui a ligaçao, apenas os rgbs que não estão funcionando, mas isso eu nem ligo.

bom, voce mencionou as cfgs da BIOS, eu ja havia mudado para full speed, e mesmo assim a temperatura fica alta.

segue um print;

image.png.c8598055ea5371fc0409d25691f63d81.png

Esse Rise Mode PWM e ARGB Hub - RM-COPW-ARGB de R$ 29,90 atende.

obrigado pela indicação. vou comprar esse mesmo

e entendi sobre os gabinetes, então melhor pegar um sem acrilico.

cara, a mesma pergunta que fiz pro Tiberio, se eu comprar o controlador, botar mais 2 fans, sera que terei uma temperatura menor?

analisando alguns videos, vi que de fato essa cpu consome muito, no entanto, a minha esta em exagero.

fico pensando se de fato esse wc ta funcionando mesmo.

quando eu ligo o pc, eu escuto o wc trabalhar, fazer aquele barulho de agua

Postado

A frente do gabinete não é para colocar radiador de WC, é para ter fans puxando ar frio para dentro - só se seu gabinete tiver espaço lateral dianteiro para colocar o radiador. O radiador pode ficar em cima ou na traseira do gabinete. Veja o modelo no link.

Você pode comprar um cabo molex-fan como este, não vão controlar a velocidade, mas vai trabalhar com menor custo.

Postado
6 minutos atrás, Guilherme FW Xavier disse:

A frente do gabinete não é para colocar radiador de WC, é para ter fans puxando ar frio para dentro - só se seu gabinete tiver espaço lateral dianteiro para colocar o radiador. O radiador pode ficar em cima ou na traseira do gabinete. Veja o modelo no link.

Você pode comprar um cabo molex-fan como este, não vão controlar a velocidade, mas vai trabalhar com menor custo.

o complicado e que meu gabinete so possui espaço para colocar o radiador na frente, dai so resta mais 2 saidas para as fans, uma na parte traseria, a inferior do gabinete.

não sei se faz sentido, mas botei um ventilador ligado no maximo na frente do meu gabinete e ele todo aberto, deu uma diminuida, mas eu achei que seria muito mais.

ainda fica em torno dos 70c

Postado

O gabinete aberto não produz flow de ar. O seu WC está apenas refrigerando o processador, jogando o ar quente do gabinete no radiador, ai não resfria direito.

A queda de temperatura foi ajudada pelo ventilador que joga ar frio para todo o gabinete, mas não resolve e eleva sua conta de luz.
A sugestão dada anteriormente de troca de gabinete é a melhor coisa a fazer. Esse seu gabinete veio de um upgrade de máquina antiga? Chega uma hora que não tem mais como manter.

Eu tenho um Ryzen 5900x, com air cooler 2x90mm, um cooler dianteiro de 120 e um superior de 120mm. Batia a casa de 89ºC. Troquei o gabinete e coloquei mais um cooler na dianteira, troquei o aircooler por um WC de 120mm (coloquei o radiador na traseira) e a temperatura bate os 79ºC com o processador em 91% de ocupação com cálculos matemáticos pesados, rodando 24/7.

Postado
5 horas atrás, leandromacedo06 disse:

@1lokos,

bom, voce mencionou as cfgs da BIOS, eu ja havia mudado para full speed, e mesmo assim a temperatura fica alta.

segue um print;

image.png.c8598055ea5371fc0409d25691f63d81.png

Isso aí ė a configuracão do conector CPU_FAN, que já vem ajustado para controlar fãs.

O que tem que ajustar é o SYS_FAN, onde a bomba está ligada.

Postado
8 horas atrás, leandromacedo06 disse:

pois e cara, julguei o gabinete por ser algo que não precisa de upgrade, mas olha ai eu vendo como e importante um gabinete que tem fluxo de ar.

o wc que tu pegou, o novo ai, quantos cfm e o maximo dele?

Water cooler aigo 120mm

Postado

@1lokos acessei novamente a BIOS, e o sys_fan também estava setado para full speed.

Tá, mais e a temperatura de referência para o SYS_FAN qual esta?

A opção:  "Fan Control use temperatura Input".

De fabrica o SYS_FAN vem ajustado para o "System1", o que é a menor temperatura do interior do gabinete,  na sua foto esta 28 graus.

Acontece que se estiver "System'" a bomba pode ficar desligada até a temperatura aumentar para o determinado valor, o que demora.

O conector em que esta a bomba tem que estar usando como referência a temperatura do CPU, igual do conector CPU_FAN.

Outra coisa, habilita (enable) os "Warning". 

12 horas atrás, leandromacedo06 disse:

o wc que tu pegou, o novo ai, quantos cfm e o maximo dele?

Nas especificações os fans de um Aigo 120mm (AC SE) são mais fortes, mas as duas marcas divulgam CFM fake para seus fans. Não faz muito sentido comparar especificações de um WC de 120mm com um de 240mm. 

Rise Mode Gamer Black (240 mm) Aigo AC SE 120 (mm)

Velocidade do Fan: 1200 - 2000 RPM

Fluxo de ar: 56.3CFM (MAX)

Pressão estática: não informada

Velocidade da bomba: não informada

Velocidade da ventoinha: 800 ~ 1800 RPM

Fluxo de ar: 64.05 CFM

Pressão estática: 1,85 mmH2O

Velocidade da bomba: 3200 ± 10% RPM

• Curtir 1
Postado

Tá, mais e a temperatura de referência para o SYS_FAN qual esta?

de fato estava o system1, alterei e reiniciei o pc, porém não surgiu tanto efeito...

segue os prints

note o consumo, eu apensei liguei a maquina edeixei apenas a steam, e o ccd ja deu um pico

Outra coisa, habilita (enable) os "Warning".

habilitei para os 2, sys e cpu

Nas especificações os fans de um Aigo 120mm (AC SE) são mais fortes, mas as duas marcas divulgam CFM fake para seus fans. Não faz muito sentido comparar especificações de um WC de 120mm com um de 240mm. 

eu estava me baseando apenas nisso, agora entendi que os valores ainda podem ser fakes =/

image.png.f019f871d62fa736605d198af090a7b0.png

image.png.030578ef28971b43c62f844cbbe3b3bc.png

Postado

Remova a frente desse gabinete TGT Archer Lateral Vidro, TGT-ARC-01 e faça um teste para ver o quanto a frente esta abafando os fans do radiador. Se continuar ruim acione a garantia, a bomba desse WC esta com defeito.

Os fans do radiador estão montados na frente do gabinete ou atrás do radiador?

Outra coisa, ai no vídeo o cara diz que para colocar fans na frente tem que usar as duas posições de baixo - por causa dos cabos do I/O passando pelo slot de cima;  caso tenha colocado o radiador usando estes dois slots de baixo pode ser que a entrada da mangueira ficou abaixo da bomba, o que pode levar bolhas de ar para bomba, prejudicando o seu desempenho.

Num 5700X3D um WC 240mm "genérico" como esse ai , baixou uns 1-2 graus a mais do que o air cooler DeepCool AG400, ou seja tem performance ruim pelo que custam, mas esse ai esta sendo pior que os "primos".

• Curtir 1
Postado

Remova a frente desse gabinete TGT Archer Lateral Vidro, TGT-ARC-01 e faça um teste para ver o quanto a frente esta abafando os fans do radiador. Se continuar ruim acione a garantia, a bomba desse WC esta com defeito.

nossa cara, se for isso, eu to ferrado, porque ja passou o prazo de 7 dias ...

***** que não tenho nenhuma placa-mãe am4 para testar o WC

o lado negativo de retirar a parte da frente do gabinete, é que ele vai junto com os botões que liga o pc, e porta usb(porta usb eu nem ligo)

nesse cenario pode notar que tem 2 fans, uma na atras, uma inferior, porém pelo fato da plaminha placa-mãe ser limitada para fans, elas estão desligadas.

veja umas fotos

image.png.2377731876fb2070630d821561f8f98b.png

na vdd eu tenho ate 2025 para acionar a garantia, o de 7 dias é lei mesmo do consumidor..

image.thumb.png.4ec386a24a7187ee0a04afc549d7736a.png

Postado
29 minutos atrás, Guilherme FW Xavier disse:

Usa um adaptador molex - fan para ligar o outro fan.

pensei em comprar o controlador que o 1kilo recomendeu, dai consigo ligar as 2 fans. Contudo pessoal, não sei ao certo se irá reduzir a temperatura.

o 1kilo levantou um ponto interessante para anailisar, talvez wc não esteja funcionaod.

Postado

Mas é importante fazer o teste sem a frente porque vai confirmar duas coisas:

Se a temperatura baixar a bomba esta funcionando corretamente, se não esta com defeito.

E também vai confirmar que o gabinete esta abafando muito os fans do radiador.

A posição do radiador esta OK, as fans estão afastadas da frente, conseguem puxar algum ar pela furo onde coloca a mão para tirar a frente, embora em quantidade insuficiente.

Mas a posição das mangueiras fica melhor entrando no radiador na parte de baixo, assim as bolhas de ar do sistema acumulam na parte de cima do radiador, sem risco de ir para a bomba.

Essa fan debaixo da placa de vídeo não ajuda em nada, ali não tem entrada de ar, pode deixar desligada.

Mas a fan traseira é importante estar ligada, puxando ar quente para fora.

Não vai fazer muita diferença, mas pode colocar a  fan que esta embaixo junto com a fan traseira, fazendo um "push-pull".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...