Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

Estou pensando em fazer um upgrade no PC, e com a Black chegando e os processadores Ryzen AM4 tem cada vez mais baixado de preço resolvi dar uma melhorada no PC. Segue as configs do PC atualmente:

Ryzen 5 3600

ASUS TUF B550M plus wifi

Memórias 2x 16GB (32gb) 3200mhz

RTX 4060 aero 3fans

Fonte não lembro a marca mais é plus bronze 600w

Monitor, LG29wk600 (ultrawide 29" 1080p)

Meu maior uso é para jogos e multitarefas, inclusive pesquisando achei este processador em promoção na Kabum https://www.kabum.com.br/produto/129459, acham que tem algo melhor por esta faixa de preço? E acham que vale a pena o upgrade ou melhor esperar mais e trocar logo para a plataforma AM5?

Obrigada desde já.

Postado

O melhor CPU AM4 para jogos é o Ryzen 5700X3D  - acha por R$ 1300,00 em "promoção. Não é o mais rápido, esse é o descontinuado Ryzen 5800X3D, que custa bem mas caro e rende só uns 5% a mais.

Agora dependendo do que seja esse "'multitarefa" a que se refere, o Ryzen 5900X pode ser interessante, embora tenha menos desempenho em jogos do que o 5700X3D. O 5800X é um CPU peculiar, que esquenta bastante e se possível deve ser evitado.

Postado

@1lokos Obrigada pela dica, 

Eu costumo pesquisar bastante, e vejo que nos rankings esse 7800x aparece sempre na frente em performance e como vi o valor bem próximo a este 5700x3d achei que seria uma melhor escolha, inclusive não sabia que este 7800x3d foi descontinuado, vi que o valor dele é absurdamente mais alto e não entendi o motivo então logo achei legal esse 7800x...

Bom neste caso então seria melhor optar pelo upgrade no 5700x3d mesmo? Ou teria algo nessa faixa ainda mais válido atualmente? 

Creio que além disso não valha pois daqui um tempo os AM5 estarão ainda mais baratos do que já estão agora, aí valeria mais a pena migrar correto?

No meu caso o multitarefas que uso é um outro monitor bem pequeno de 12", YouTube, Twitch, documentos em word e esses tipos de coisas, nada muito pesado creio eu.

Obrigada pela ajuda, fico no aguardo, mesmo assim sigo bem indecisa xdd, os números maiores me deixam pensativa.

• Membro VIP
Postado
33 minutos atrás, Nickie disse:

@1lokos Obrigada pela dica, 

Eu costumo pesquisar bastante, e vejo que nos rankings esse 7800x aparece sempre na frente em performance e como vi o valor bem próximo a este 5700x3d achei que seria uma melhor escolha, inclusive não sabia que este 7800x3d foi descontinuado, vi que o valor dele é absurdamente mais alto e não entendi o motivo então logo achei legal esse 7800x...

Bom neste caso então seria melhor optar pelo upgrade no 5700x3d mesmo? Ou teria algo nessa faixa ainda mais válido atualmente? 

Creio que além disso não valha pois daqui um tempo os AM5 estarão ainda mais baratos do que já estão agora, aí valeria mais a pena migrar correto?

No meu caso o multitarefas que uso é um outro monitor bem pequeno de 12", YouTube, Twitch, documentos em word e esses tipos de coisas, nada muito pesado creio eu.

Obrigada pela ajuda, fico no aguardo, mesmo assim sigo bem indecisa xdd, os números maiores me deixam pensativa.

Pra te ajudar a ficar um pouco menos pensativa (ou te dar um pouco mais no que pensar), entendo o seu raciocínio, mas não apenas números maiores de frequência ou contagem de núcleos são importantes em um processador, mas também a latência (atraso) no acesso às informações para processar. Nesse caso, quanto menor, melhor, e nisso, os Ryzen X3D vão te ajudar, e muito.

Explicando, existe um princípio simples em computadores: toda memória disponível é memória (independente de qual tipo seja). Memória Cache e RAM, por exemplo, que são as memórias de processamento, são conhecidas por serem as mais rápidas em velocidade de acesso (por conta da proximidade física com o processador, e outros fatores) mas também por serem voláteis (ou seja, dependem da energia para se manter).

Por que os Ryzen X3D são tão mais eficientes, apesar de suas frequências não serem as mais altas disponíveis? Simples: porque a quantidade de memória Cache deles (muito mais rápida do que a RAM) é absurdamente maior do que a dos outros processadores. Isso ajuda a CPU a ser mais "independente" da memória RAM na execução de tarefas mais repetitivas, como jogos por exemplo, e isso ocorre porque tem espaço suficiente no cache pra colocar todos os dados mais importantes, os quais normalmente o processador teria que buscar na memória RAM. Ou seja, mais memória Cache, menos latência de acesso, já que ela é mais rápida.

Sobre a diferença de valor entre os de série 5000 e os de 7000, a diferença geracional e da arquitetura usada na construção deles é o que explica a diferença de preço (embora, em certas proporções de diferença de preço, isso deixe de fazer sentido, em alguns casos).

Postado
39 minutos atrás, Nickie disse:

...7800x3d foi descontinuado

voce esta confundindo gerações, o Ryzen 7800X3D é AM5, sendo o melhor CPU para jogos da atualidade, superando Intel i9-14900K, Ryzen 5950X, mas não é compatível com a sua placa-mãe AM4 ASUS TUF Gaming B550M PLUS.

O que foi descontinuado recentemente é o Ryzen 5800X3D (AM4), mas ainda acha para comprar, vide esse na Amazon - R$ 2.993,00 ou seja o dobro do preço do 5700X3D para ~5% a mais de performance.

39 minutos atrás, Nickie disse:

Esse multitarefa ai o 5700X3D leva com folga. Então sim, o 5700X3D será o melhor upgrade que pode fazer no AM4, entregando a melhor performance em jogos pelo custo, o ideal seria usar com uma RTX 4070 ou AMD equivalente.

Ou se quiser gastar um pouco menos  (~R$ 200,00) pode comprar o Ryzen 5700X, mas só se achar por menos de R$ 1.100,00 - e não confunda com Ryzen 5700 (sem X ou G ou X3D) esse é um verdadeiro abacaxi.

Postado

@1lokos Muito obrigada pelas dicas, realmente vi nos testes que este 5700x3d se sai melhor mesmo tendo "números menores", ele é muito voltado para desempenho em jogos, gostei bastante. Bom, agora é esperar um pouco para promoções, atualmente tem algumas por volta de 1.250,00 não sei se está num bom valor. Creio que com este setup consigo segurar por mais alguns anos até mudar de plataforma xd.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...