Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, bom dia, boa tarde ou boa noite! Tudo bem com todos?

Queria relatar algo que tem acontecido comigo, pra saber se aconteceu algo semelhante com algum de vocês...

Em 2022 fiz um upgrade de meu PC de um kit antigo que tinha Intel para Ryzen 5th 5600g com uma placa-mãe B550M Aorus Elite

Faz uns 5 meses que uso o PC de uma forma meio inusitada... Ultimamente ele dá muito trabalho para ligar, ele liga mas fica com tudo acesso, e a luz de processamento não dá sinal, apenas a do ligamento

Isso acontece por 3 dias as vezes e de repente ele liga normal, sendo possível usar normalmente, mas para desligar preciso recorrer a segurar o power (se funcionar) ou até estranhamento segurar o power junto com o de reiniciar e ele apaga, e as vezes volta a ligar normalmente no outro dia. Já desmontei o PC completo, limpeza e tudo. Teste de memórias diferentes, e tudo mais. Acontece que quando liga, pra desligar o PC ele não desliga normal no windows. Quando coloca pra desligar ele fica reiniciando, e até mesmo pra desligar no botão power do PC segurando força ele não desliga. Nisso acontece que ele trava e volta a reiniciar, isso quando reinicia. As vezes preciso recorrer a desligar na fonte, e quando desligo assim, volta a acontecer o "loop" de passar vários dias sem ligar, e de repente ele liga.

Geralmente para ligar novamente preciso abrir o gabinete, retirar as memórias, bateria, fonte e ligar novamente. Mas nunca existe um padrão; as vezes fazendo isso ele voltar a ligar, ou as vezes só liga com muitos dias tentando.

Esse problema ele se intensificou depois que notei as dificuldades pra desligar o Windows pelo menu, e foi piorando ao longo do tempo, recorrendo a desligar no botão power, e hoje em dia, as vezes até na chave da fonte direto.

Atualmente meu PC está assim:

Ryzen 5600G
b550m Aorus Elite
2x Memórias XPG 3200 8gb (tenho opcional 2 memórias extras de 8gb da asgard)
Fonte corsair 500w
SSD M.2 1TB XPG
HD 1TB
Windows 11

--
Fiz já varios processos, desde de mudar as mémorias, colocar as 4 memórias, usar apenas 2, apenas 1. Desligar armazenamento do HD, reiniciar BIOS, atualizar BIOS, formatar windows, tirar bateria, mudança nos registros do windows, configurações de inicialização. Muita coisa mesmo. E nada disso resolveu. Tenho desconfiado que seja problema na placa-mãe e estou pensando a possibilidade de comprar uma nova, o que me quebra é se for alguma outra coisa, que não duvido. 

• Membro VIP
Postado

Bom dia. Seja bem-vindo ao Clube.

Por gentileza, abra o seu Visualizador de Eventos, fazendo o seguinte:
1. Pressione Windows + X e selecione o Visualizador;

2. À esquerda em cima, nos ícones de pasta, selecione Modos de Exibição Personalizados, e depois clique em Eventos Administrativos;
3. Ignore todos os itens do tipo Aviso. Foque apenas naqueles com o status de Erro, ou mais ainda, o de Status Crítico.

4. Leia a descrição que aparece embaixo, e me procure caso haja algum erro relacionado à sua placa de vídeo, ou ao fornecimento de energia.

Postado

Consegui hoje ligar o PC agora a noite... tentando a 3 dias. Consegui salvar o log de erros no visualizar de eventos, conforme segue anexado:

Se tiverem orientação de algo que consigam me ajudar, ficarei grato demais.

EVENTOS_0611.zip

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...