Ir ao conteúdo

Não detecção de HD secundário no primeiro boot - placa-mãe MSI B650M-P

Ir à solução Resolvido por SunProj3cT,

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal

Fiz um upgrade recentemente no meu computador em plataforma AM5, configs abaixo:
- Ryzen 5 7600
- RTX 4060

- 2x16GB RAM 5600mhz CL36 EXPO Kingson

- MSI B650M-P

Basicamente, meu primeiro problema com a plataforma foi a demora muito grande ao bootar quando ativado o perfil EXPO. Esse é um problema relativamente conhecido na plataforma AM5, e, pesquisando na internet, consegui resolver ativando na BIOS o "Memory Context Restore" e o "Power Down Enable". O problema, a partir disso, é que todo primeiro boot após um longo tempo desligado simplesmente não reconhece o HD Secundário (o windows fica em um SSD sata). Uma vez que eu reinicio o PC ele passa a reconhecer.

Minha dúvida aqui é, como conseguir as 3 coisas simultaneamente:
- Boot rápido
- Ativação do EXPO

- Reconhecimento do HD

Até então, somente consegui um conjunto destas 2:
- Boot Rápido + Reconhecimento do HD = Perfil JEDEC na RAM
- Boot Rápido + Ativação do EXPO = Não reconhecimento do HD
- Ativação do EXPO + Reconhecimento do HD = Boot lento

Agradeço desde já

EDIT:
E já atualizei a BIOS, antes que perguntem.

Postado

Observando pelas teias da web a quantidade de reclamações referentes à geração AM5, não sei dizer se isso se deve ao excesso de bugs da arquitetura, ou se é conflito com o sistema operacional em si, ou se o BIOS está sendo mal planejado/programado., ou se é todo um conjunto.

Eu testaria uma distro linux para observar o comportamento como um todo.

Ah! estava esquecendo -> Há possibilidade de criar uma nova tabela de partição no disco(HD) ? Considerando que isso irá "zerar" o mesmo.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para Não detecção de HD secundário no primeiro boot - placa-mãe MSI B650M-P
  • Solução
Postado

Por alguma razão, as seguintes configurações resolveram:

Power Down Enable: Auto
Memory Context Restore: Enable
High Efficiency Modelo: Enable
Sata do HD Hot Plug (Sata 2): Enabled
Fast Boot: Enable
Secure Boot: Disabled

Não sei dizer se ISOLADAMENTE o hot plug funcionaria ou se ISOLADAMENTE o fast boot resolveria. Como passou a funcionar, simplesmente não mexi mais.

Todas as configurações de power down enable, memory context restore e high efficiency foram testadas (auto/enable/disable) isoladamente e em agrupamentos de 2 a 2 ou as 3 em conjunto. Elas, sozinhas, não mudaram o contexto, apenas Sata Hot Plug + Fast Boot resolveram.

Que fique de aprendizado para quem tiver o mesmo problema

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...