Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite! Possuo um Water Cooler Isengard Superframe 360mm, e 2 dias atrás ao estar utilizando o computador notei uma fumaça vinda de 2 cabos que sofreram curto circuito e por fim derreteram. Acredito que pelo calor que estava e o tempo do pc ligado possa ter influenciado nisso, pois nesse dia fiquei o dia inteiro a utiliza-lo (programando um app de um trabalho para faculdade).

Foi 1 cabo do led de uma das fans do water cooler e o cabo do led da bomba. O cabo da fan derreteu apenas 1 das 3 partes onde um dos fios de cobre está aparente, e o cabo da bomba apenas está com aparência de derretido e com 2 partes bem pequenas onde da para ver o fio em si. 
A fan eu não tive nem dúvida ao não ligar mais o cabo para claro, evitar outro curto, estou deixando ela apenas ligada para ventilação. O cabo da bomba deixei conectado um leve tempo e desconectei posteriormente pelo mesmo medo. Não sei há como trocar esse cabo, noto que na bomba o local que o cabo entra é possivelmente acessível, porém não arrisquei abrir. Considerei talvez apenas enrolar esse em fita isolante nos locais aparentes, mas não fiz ainda.

O que recomendam? Estou considerando deixar esses cabos desligados e posteriormente trocar de water cooler mas por enquanto a $$ ta meio curta. 
Sei que também os que tem aversão ao water cooler, porém pra configuração que tenho que é meio esquentadinha (5800x3d + 4070), ele deu conta do recado aqui bem de boa.

Segue imagem dos cabos:

6f9d9025-ea7b-4041-a096-faf7eb81a08f.jpg

48d9fea7-69ab-46b1-b079-1964143e9432.jpg

Postado

Esses cabos estavam ligados em conector ARGB da placa-mãe, ou em controladora?

Se estavam ligados na placa-mãe o curto deve ter danificado o conector da placa.

Compra cabo splitter ARGB, corta a ponta e tem 3 cabos com conector ARGB fêmea.

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3035707201-cabo-extensor-splitter-hub-1-para-4-fans-5v-3-pinos-argb-_JM

Use esta pontas para emendar no cabo que sai das fans, mas não use fita isolante, use tubo termo retrátil para isolar.

https://loja.termotubos.com.br/termo-retratil-padrão-t2z-19-1-mm

Postado

Todos estavam ligados entre si e com um conectado direto no argb da placa-mãe, e todos continuam funcionando, até o derretido. Conector da placa-mãe perfeito também.

É até possível observar que ambas as partes dos cabos que derreteram são as que estão depois do conector fêmea de cada um, indo até o macho.

Perdão, mas fiquei com duvida na questão que disseste sobre emendar no cabo que sai das fans, como no caso seria apenas o cabo de uma fan e o cabo da bomba, como eu deveria fazer exatamente?

Postado
8 horas atrás, Ermínio Guilherme disse:

Todos estavam ligados entre si e com um conectado direto no argb da placa-mãe

Então o consumo dos LEDs ligados com os cabos enfileirados (Dayse Chain) superou a corrente (A) fornecida pelo conector da placa-mãe.

Não ligue desta maneira novamente, compre um controladora para servir de HUB - ex. "ChingLing baratex". Com isso o cabo STGB ligado na placa-mãe será usado apenas para enviar para a placa-mãe apenas o sinal digital do ARGB.

8 horas atrás, Ermínio Guilherme disse:

Perdão, mas fiquei com duvida na questão que disseste sobre emendar no cabo que sai das fans, como no caso seria apenas o cabo de uma fan e o cabo da bomba, como eu deveria fazer exatamente?

Bom, se uma das pontas do "Y" estiver OK - pela fotos parece, ao invés de emendar cabo só corte fora a ponta em que o fio derreteu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...