Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte pessoal, tenho uma placa-mãe TUF B550M e ela possui apenas um conector RGB 5V e o mesmo já esta conectado com os LEDs do meu WC H100 da Corsair, estou querendo comprar essas fans do AliExpress Fans Wovibo e elas são ARGB.

Vejo que ela vem com uma controladora, a minha duvida é o seguinte posso conectar o RGB do meu WC nessa controladora e conectar as fans nela e conectar a controladora na unica entrada 5v da placa-mãe ?? Ira funcionar de boa ?

Postado

Sim, basta ligar o cabo de LED ARGB dos fans do radiador e do bloco do WC na controladora, o cabo de sincronia ARGB da controladora no conector ARGB da placa-mãe e controlar o "frufru" do WC junto com o dos fans do gabinete.

Observe que a controladora tem conectores para os LEDs de 6 fans, o WC vai usar 2, então não exagere no numero de fans.

Postado

@1lokos No meu caso são 2 Fans do WC e 4 Fans pro gabinete totalizando 6 fans

então eu coloco separadamente o fan do radiador e depois do bloco do wc na controladora ? porque aqui o led da fan do wc e da bomba sao conectados um no outro

Postado

Como tem 6 conectores e vai usar 4 fans no gabinete, conecte o cabo de LED dos fans do radiador num conector ARGB da controladora e o de LED da bomba em outro.

Deixe o cabo de alimentação dos fans do radiador no CPU_FAN e o cabo de alimentação da bomba no conector da placa-mãe em que já esta (CPU_PUMB, SYS_FAN...). Estes dois conectores não devem ser ligados em controladora, pois ela pode pifar e o CPU fica sem refrigeração.

• Curtir 1
Postado

Bom, todas estas controladoras do AliEx ou as Aigo,CoolMoon, Rise Mode... vendidas aqui são "ChingLing" de baixo custo de fabricação.

A questão é que não tem muita opção a não ser estas, recentemente a PCYes lançou uma controladora nova aqui, mas tem relatos dela queimando fans quando o usuário coloca a curva de fans do BIOS para gerenciar a RPM e tenta fazer a mesma coisa no controle remoto.

Controladora PCYES Light Core

• Conectores ARGB (5V, 3 pinos) e PWM para até 10 fans

• Curtir 1
Postado
Em 11/11/2024 às 22:56, Stadszis disse:

@1lokos Valeu por avisar, mas vou dar uma chance pra esses fans da aliexpress por serem baratinhos e ja virem com uma controladora

Mano eu estava vendo e estou pensando em comprar 4 Fans da XPG HURRICANE e conectar os 4 em daisychain ja que a corrente nominal deles 4 daria 0.8A e o conector da placa-mãe suporta até 1A até ai tudo bem, porém vem o problema na saida ARGB que no caso da tuf b550 tem somente 1 saida 5V que ja estou utilizando o meu watercooler nele. porém a saida do wc é assim este que esta circulado é azul acaba sobrando será que eu posso conectar as 4 Fans da xpg em daisychain nele ? ou esse total de 7 Leds vão sobrecarregar a entrada 5v da placa-mãe ?

Captura de tela 2024-11-13 101640.png

Postado

Bom, nesse forum teve um caso em que o cara ligou uma fita de LED ARGB do gabinete nessa ponta "Y" do conector ARGB que vai na placa-mãe, e funcionou... por um tempo, depos saiu fumaça, o conector ARGB da placa-mãe derreteu, as portas USB traseiras ficaram com defeito - e sabe-se lá mais o que.

Também tem relatos de fans Aigo que tem esse cabo "Y" falhando quando ligadas em "Dayse Chain".

Usando uma controladora, a alimentação das ventoinhas e LED vem direto da fonte, a comunicação com a placa-mãe sera apenas para controle de RPM (sinal digital PWM) e o sinal digital do "frufru".

Se não quiser arriscar com a controladora Rise Mode - o que é sensato; compre uma CoolMoon, tem entrada para 10 fans, e não se tem relato de problemas com ela.

No AliEx fica R$ 66,00 o que mais o frete dá uns R$ 100,00 se não comprar outras coisas para ter frete gratis (acima de R$ 99,00). Acha também no M. Livre, Shopee.

Cuidado que tem também modelo com o conector abacaxi de 6 pinos, do qual só tem fan "garbage", compre o modelo com conectores ARGB e PWM individuais.

https://pt.aliexpress.com/item/1005006228893391.html

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Bom, nesse forum teve um caso em que o cara ligou uma fita de LED ARGB do gabinete nessa ponta "Y" do conector ARGB que vai na placa-mãe, e funcionou... por um tempo, depos saiu fumaça, o conector ARGB da placa-mãe derreteu, as portas USB traseiras ficaram com defeito - e sabe-se lá mais o que.

Também tem relatos de fans Aigo que tem esse cabo "Y" falhando quando ligadas em "Dayse Chain".

Usando uma controladora, a alimentação das ventoinhas e LED vem direto da fonte, a comunicação com a placa-mãe sera apenas para controle de RPM (sinal digital PWM) e o sinal digital do "frufru".

Se não quiser arriscar com a controladora Rise Mode - o que é sensato; compre uma CoolMoon, tem entrada para 10 fans, e não se tem relato de problemas com ela.

No AliEx fica R$ 66,00 o que mais o frete dá uns R$ 100,00 se não comprar outras coisas para ter frete gratis (acima de R$ 99,00). Acha também no M. Livre, Shopee.

Cuidado que tem também modelo com o conector abacaxi de 6 pinos, do qual só tem fan "garbage", compre o modelo com conectores ARGB e PWM individuais.

https://pt.aliexpress.com/item/1005006228893391.html

E se comprar um splitter Splitter RGB não sobrecarrega a saida 5v ? Porque afinal das contas eu so vou acabar utilizando 2 saidas RGB 5v que seria a do wc e das fans da xpg... não tenho muito conhecimento com controladora por isso to evitando

Postado

A controladora e o cabo splitter funcionam do mesmo jeito, expandem um conector da placa-mãe - seja ARGB ou PWM; para vários fans.

A diferença é que a controladora não usa tensão (V) da placa-mãe para alimentar os LEDs e ventoinhas, o cabo splitter usa.

BTW  - Tem cabo splitter PWM que funciona do mesmo jeito que uma controladora, tem um conector Molex ou SATA para pegar a tensão (V) da fonte, só os pinos do sensor de RPM e do PWM (controle de RPM) do fan se comunicam com a placa-mãe. Mas não tem esse tipo para ARGB, nem faria sentido, porque existem as controladoras.

https://www.amazon.com.br/Akasa-ventilador-ventiladores-cabeçalho-placa-mãe/dp/B008FZBF7E/ref=asc_df_B008FZBF7E/

Teoricamente até 4 fans por conector ARGB ou PWM é seguro, fica dentro da corrente 1 A supostamente fornecida por estes conectores, a questão é o os fabricantes de fans colocam o que quiserem nas especificações e na pratica pode ser outra estória. Acredito que não vá ter problema se usar splitter.

Postado
9 minutos atrás, 1lokos disse:

A controladora e o cabo splitter funcionam do mesmo jeito, expandem um conector da placa-mãe - seja ARGB ou PWM; para vários fans.

A diferença é que a controladora não usa tensão (V) da placa-mãe para alimentar os LEDs e ventoinhas, o cabo splitter usa.

BTW  - Tem cabo splitter PWM que funciona do mesmo jeito que uma controladora, tem um conector Molex ou SATA para pegar a tensão (V) da fonte, só os pinos do sensor de RPM e do PWM (controle de RPM) do fan se comunicam com a placa-mãe. Mas não tem esse tipo para ARGB, nem faria sentido, porque existem as controladoras.

https://www.amazon.com.br/Akasa-ventilador-ventiladores-cabeçalho-placa-mãe/dp/B008FZBF7E/ref=asc_df_B008FZBF7E/

Teoricamente até 4 fans por conector ARGB ou PWM é seguro, fica dentro da corrente 1 A supostamente fornecida por estes conectores, a questão é o os fabricantes de fans colocam o que quiserem nas especificações e na pratica pode ser outra estória. Acredito que não vá ter problema se usar splitter.

O PWM eu sei que vai de boas porque são 4 ventoinhas de 0.2A cada ai nem chega a usar o 1A que o pwm fornece. A duvida cruel mesmo é sobre o argb que no total vão ser conectados 6 Fans + 1 led da bomba no mesmo conector 5v... dai o splitter seria pra usar 1 saida RGB para as 4 fans da xpg e a outra saida RGB pros 2 fans e bomba da corsair ai ficariam 3 saidas restantes sem utilizar

meu medo de fazer ********** e queimar a placa-mãe por causa de RGB ta tanto

Mas eu acho que eu vou acabar comprando este kit fan wovibo e controladora do aliexpress e bota tudo nele e orar pra não explodir nada

Postado

Não tem nada de complicado para instalar a controladora. A ligação do cabo do botão LED ou Reset do gabinete é opcional, se ligado permite alternar os efeitos do "frufru" gravados na controladora de forma sequencial, que pela simplicidade do controle remoto da para perceber que devem ser limitados, os botões para selecionar cores cores são apenas 3 (R,G,B) em outros modelos tem botões para 12 opções de cores.

No caso não use o controle remoto ou o botão LED/Reset, faça o controle do 'frufru" pelo software da placa-mãe ou um OpenSource.

Também não tente usar os 3 botões que pre-definem a RPM dos fans do controle remoto, foi com estes que queimaram fans com a controladora da PCYes, pois conflitou com a curva de fans do BIOS. 

Sfd0855b5f755498b9284baeb60902f96g.jpg

Postado
22 minutos atrás, 1lokos disse:

Não tem nada de complicado para instalar a controladora. A ligação do cabo do botão LED ou Reset do gabinete é opcional, se ligado permite alternar os efeitos do "frufru" gravados na controladora de forma sequencia, que pelo controle remoto da  para perceber que devem ser limitados, os botões para selecionar cores cores são apenas 3 (R,G,B) em outros modelos tem 12 opções de cores.

No caso não use o controle remoto ou o botão LED/Reset, faça o controle do 'frufru" pelo software da placa-mãe ou um OpenSource.

Também não tente usar os 3 botões que pre-definem a RPM dos fans do controle remoto, foi com estes que queimaram fans om a controladora da PCYes, pois conflitou com a curva de fans do BIOS. 

Sfd0855b5f755498b9284baeb60902f96g.jpg

@1lokos No meu caso eu só iria usar o controle para sincronizar os leds com a placa-mãe e dai iria deixar o controle de lado, pois ai o restante seria tudo controlado pela placa-mãe ne 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...