Ir ao conteúdo

Como ligar uma controladora argb em outra?

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente eu comprei o gabinete pichau pouter 3, que é esse do link:

https://www.pichau.com.br/gabinete-gamer-pichau-pouter-3-RGB-lateral-de-vidro-preto-pg-p03-RGB

Ele vem com três ventoinhas argb e uma controladora já. Aí é o seguinte...no meu gabinete atual eu tenho duas ventoinhas da aigo, ar12pro e uma controladora argb também da aigo

https://a.aliexpress.com/_mPlHoyT

Eu queria usar essas ventoinhas que ja tenho juntas com as que veio no gabinete da pichau, porém Minha placa-mãe só tem um conector sys fan, e não tem conector argb, aí eu queria saber se tem como ligar uma controladora na outra e conectar um cabo só no sys fan. Pelo o que eu pesquisei, as ventoinhas que vem no pouter 3 são de 6 pinos, já as da aigo são de 4..

Postado

A solução ideal seria "jogar fora" * estas fans do Pouter 3, pois além da controladora ChingLing com o conector abacaxi de 6 pinos, são fans bem  fraquinhas, colocadas no gabinete "de enfeite", como apelo de vendas:

• Fluxo de ar: 38,2 CFM - o real deve ser menos de 30.
  • Pressão de ar: 0,88 mmH2O

* Figurativo, pois consegue vender.

E substituir por fans AR12PRO - que são bem mentirosas nas especificações, os "74 CFM" na pratica é uns 55; ou outra fan melhor,*  com conectores normais (PWM e ARGB separados), pois a controladora AIGO tem conexões (PWM e ARGB) para até seis (6) fans.

• O Pouter 3 tem local (externo) para no máximo 6 fans, mas se usa WC já vai usar 1 ou 2, se usa air cooler não deve colocar mais do que uma fan no topo - este vídeo explica o porque. Pode colocar a(s) que sobrar(em) sobre o PSU cover, "de enfeite".

Ou tente - por sua conta e risco:

Plugue o cabo de alimentação da controladora Aigo na fonte, mais não conecte o cabo PWM (para controle de RPM dos ) no SYS_FAN da placa-mãe - vai fazer isso depois de testar os LED.

Pluga os cabos PWM e ARGB das fans Aigo na controladora Aigo.

Use um cabo extensão ARGB para conectar uma saída ARGB (onde conecta o cabo de LED de fan) da controladora Aigo na entrada ARGB da controladora ChingLing do Pouter 3.

Use um cabo extensão PWM para conectar uma saída PWM (onde conecta o cabo de alimentação de fan) da controladora Aigo na entrada PWM da controladora ChingLing do Pouter 3. 

Plugue o cabo de alimentação da controladora ChingLing na fonte. Por precaução pode optar em desconectar a fonte da placa-mãe - caso saiba ligar a fonte com jumper, se não "cruze os dedos".

Pluga os fans do gabinete na controladora ChingLing.

• Não existe cabo adaptador para ligar estes fans do gabinete (6 pinos) na controladora Aigo, para o ARGB até tem - o cabo adaptador "6 pinos para ARGB"; mas para a ligar a alimentação dos fans de 6 pinos num conector PWM não tem.

OBS - Antes de mais nada retire a pilha do controle remoto da controladora ChingLing, pois não deve tentar usar este controle de maneira nenhuma, para não conflitar, pois a controladora ChingLing só vai repetir os sinais que receber da controladora Aigo, funcionando como um HUB.

Ligue a fonte e teste, usando o controle remoto IR da Aigo para  erenciar o "frufru" dos LEDs.

Funcionando bem, conecte o cabo PWM da controladora Aigo no conector SYS_FAN da placa-mãe, para que a curva de fans do BIOS controle a rotação dos fans ligados nas controladoras como se fossem um só.

OPCIONAL - Pode conectar o cabo (2 pinos, sem polaridade) do botão LED ou Reset do gabinete na entrada da controladora Aigo, isso permite selecionar, de forma sequencial, os efeitos do "frufru" pre-programados na controladora Aigo, sem precisar usar o controle remoto IR.

Em teoria esta tudo OK, mas vai funcionar ou "fumaçar"?

Não sei. Tem um vídeo no YT que o cara ligou uma controladora em outra - mas não lembro o nome. 

Citação

Consideração:

Os cabos extensão ARGB e PWM vão custar uns R$ 20,00 cada + frete, o que deve dar uns R$ 60,00.

Esses R$ 60,00 mais o que conseguir vendendo a controladora ChingLing e os fans do Pouter 3 compra três fans PWM com ARGB melhores,* com os conectores padrão (PWM e ARGB individuais), simplificando as conexões.

Fan Segotep Bezer 12 ARGB - R$ 29,99

•  Fluxo de ar: 82,61 CFM
  •  Pressão do ar: 1,98 mmH2O [Máx.]

• Solução
Postado

O ideal é mais entrada de ar do que saída, cria pressão positiva dentro do gabinete e minimiza a entrada de poeira.

Duas ou três na frente como admissão e como exaustão uma na traseira, uma no topo - perto do fundo.

A propósito nesse vídeo o cara liga uma controladora ARGB em outra, são modelos iguais - ChingLing de 6 pinos; mas o principio é o mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!