Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Estou organizando um upgrade do meu computador e queria um pouco de ajuda para garantir que as peças que comprei/escolhi funcionam bem juntas, já tive muitos problemas por conta de memória não compatível.

O meu computador atual é o seguinte:

• Processador: AMD Ryzen 5 2600
  • placa-mãe: ASRock A320M-HD
  • Memória: 2x8GB DRR4 2400MHz 
  • Placa de Vídeo: Radeon RX 570
  • Armazenamento: SSD Kingspec 240GB / HD Interno Seagate BarraCuda, 1TB, SATA, 3.5 / SSD 512 GB Adata XPG Gammix S11 Pro, M.2 NVMe
  • Fonte 550W Gigabyte 80 Plus Bronze P550B

As peças que comprei até o momento são:

• Processador: AMD Ryzen 9 7950X3D
  • Gabinete Gamer Corsair 4000D Airflow
  • placa-mãe ASRock X670E Steel Legend
  • Water Cooler Corsair iCUE H150i Elite Capellix XT

Ainda preciso comprar a memória, já que vou precisar de uma DDR5, mas estava querendo pegar a Corsair Vengeance, 64GB (2x32GB), 6000MHz, DDR5. Queria uma com frequência mais alta, mas tá difícil de achar pra comprar num preço razoável.

Essas peças fazem sentido? Ou estou viajando e vou precisar devolver algumas coisas?

Desde já agradeço muito qualquer ajuda! O pessoal desse fórum sempre me salvou.

• Solução
Postado

É importante que tenham boas frequências e boas latências também. A latência mínima ideal para 6000MHz é CL30, nosso mercado está cheio de memórias 6000MHz CL40, não são opções tão interessantes. Exemplo de kit 2x32GB 6000MHz CL30:

https://www.kabum.com.br/produto/469049/memória-ram-corsair-vengeance-64gb-2x32gb-6000mhz-DDR5-cl30-preto-cmk64gx5m2b6000c30

Qual seria a finalidade desse PC? Vejo que você está fazendo um grande salto de padrão entre uma máquina e outra.

Postado

Obrigado por responder Guilherme.

A finalidade é programação/jogos, mas como o orçamento é limitado eu vou deixar pra trocar a placa de vídeo depois.

Eu sei que parece um exagero pra programação, mas entre game engines, docker, IDEs, rede neural e CNNs ter esse desempenho extra me ajuda bastante.

Obrigado pela dica da memória, era justamente essa que eu estava de olho, parecia ter o preço mais ok, mas não fazia ideia da questão do Clock.

Postado

@Everton Barbosa Jr ah sim, entendo. Se você precisa de 64GB, o preço vai ser mais ou menos isso aí mesmo. Um kit 2x16GB semelhante (6000MHz CL30) está metade do preço, mas é bom você evitar usar 4 módulos de RAM no PC por enquanto, só usar como último recurso. Pra economizar mesmo só trazendo de fora do país (se conseguir se livrar do imposto).

Postado

Entendi, valeu Gabriel! Acho que eu até consigo, mas por enquanto 64GB já vai ser maravilhoso! 128 é só se os trabalhos que eu tô fazendo começarem a pedir memória demais, mas se vacilar acho que posso botar as coisas na AWS se necessário.

Uma última dúvida, por qual motivo não é bom usar 4 módulos? Prejudica desempenho?

Postado
agora, Everton Barbosa Jr disse:

Uma última dúvida, por qual motivo não é bom usar 4 módulos? Prejudica desempenho?

Prejudica a estabilidade do sistema, CPUs domésticos só possuem 2 canais para comunicação com as memórias, ao usar 4 módulos você força 2 módulos por canal, a controladora de RAM fica instável. Com isso você pode ter problemas para usar frequências mais altas de RAM (tipo 6000MHz), seu PC pode demorar mais tempo pra dar boot, etc. Quando falamos de CPUs próprios para Workstations, como os  Ryzen Threadripper, eles suportam até 8 canais de memória, então daria pra usar 8 módulos sem problemas.

Postado

o 7800X3D não seria melhor pela maior memória cache???

@GuilhermeGB mas a x670 ja não daria conta para gereciar os 4 modulos de memória como um workstation?eu acho a steel legend ainda um modelo bem robusto e apropriado para 4 modulos

"

DESEMPENHO EXTREMO DE OVERCLOCK

Derivado do conceito de design "construído para estável e confiável", a ASRock não compromete nenhum detalhe. Todas as placas-mãe X670E são construídas com 8 camadas e materiais premium de baixa perda, os entusiastas podem aproveitar o aumento do desempenho de overclocking de memória DDR5 de até 7600 MHz e além, habilitando os perfis pré-testados.

"

Postado
5 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

o 7800X3D não seria melhor pela maior memória cache???

Os CPUs X3D são menos sensíveis a configuração de memória em relação aos outros CPUs com menos cache. Se você comparar um CPU "normal" e um X3D rodando games com memórias 4800MHz vs 6000MHz, a diferença de desempenho entre as memórias será bem menos no X3D.

7 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

mas a x670 ja não daria conta para gereciar os 4 modulos de memória como um workstation?eu acho a steel legend ainda um modelo bem robusto e apropriado para 4 modulos

CPU Threadripper é uma bolacha, se quer cabe no soquete AM5. As placas-mãe para esses CPUs são totalmente diferentes, soquete sWRX8. Veja só um exemplo:

1495271-MSI-WS-WRS80-2d.png

10 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

DESEMPENHO EXTREMO DE OVERCLOCK

Derivado do conceito de design "construído para estável e confiável", a ASRock não compromete nenhum detalhe. Todas as placas-mãe X670E são construídas com 8 camadas e materiais premium de baixa perda, os entusiastas podem aproveitar o aumento do desempenho de overclocking de memória DDR5 de até 7600 MHz e além, habilitando os perfis pré-testados.

Isso não tem nenhuma relação com o que eu disse. As placas-mãe são construídas com diversas camadas de material para reduzir a resistência nas trilhas, é normal. A parte que me referi sobre a controladora da memória, isso é algo que fica dentro do processador, a placa-mãe apenas fornece as trilhas elétricas para comunicação entre processador e memória. A construção da placa precisa ser a melhor possível para evitar que essa comunicação seja prejudicada em situações de overclocks mais extremos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!