Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal!

Gostaria de pedir a gentileza de me ajudarem com recomendações de water cooler.

Estou montando meu setup e, até o momento, já adquiri as seguintes peças:

Processador: AMD Ryzen 7 7800X3D, 8-Core, 16-Threads, 4.7GHz (5.2GHz Turbo), Cache 104MB, 100-1000001084WOF

Placa-mãe: MSI MPG X670E Carbon Wi-Fi 7 DDR5 AM5 ATX

Ouvi muitos elogios sobre o Arctic Liquid Freezer III 360 Preto - ACFRE00136A, mas fiquei com algumas dúvidas. Quais cuidados devo ter na instalação desse modelo? Vocês acham que ele é a melhor opção ou recomendam outras alternativas dentro dessa faixa de preço?

Agradeço desde já pela ajuda!

• Vitoria Gabriela alterou o título para Recomendação de Water Cooler para utilizar com Ryzen 7 7800X3D
Postado

Para um 7800X3D não é necessário um WC de 360mm, a menos que seja uma escolha mais voltada para estética. CPUs AMD Ryzen são bastante eficientes energeticamente, o que também reflete nas temperaturas, diferentes dos concorrentes por parte da Intel. Um air cooler mais robusto, um water cooler 240mm devem suprir as necessidades.

Cooler não é minha especialidade, talvez o colega @1lokos possa te dar algumas dicas.

Postado

@Alan Cerqueira de Santana a qualidade de construção da ventoinha faz diferença no ruído que ela emite, mas uma ventoinha de 120mm minimamente decente terá um ruído muito baixo se você mantê-la em baixa rotação (1000 RPM ou menos). Como um water cooler de 360mm tem um radiador com área maior, você coloca 3 ventoinhas de 120mm trabalhando juntas para mover mais calor ao mesmo tempo. Isso implicaria que você pode ter as 3 ventoinhas trabalhando de forma mais silenciosa em comparação com 2 ventoinhas num radiador de 240mm para dissipar a mesma quantidade de calor. Isso quando estamos falando de CPUs que dissipam alta quantidade de calor e rodando aplicações bastante pesadas. Quando falamos de CPUs dissipando quantidades médias de calor (100W ou menos) em atividades mais tranquilas, a diferença na prática de 240mm vs 360mm pode ser imperceptível.

Postado

Não necessariamente, já que o foco destes modelos com fan de 140mm é performance, depende também das especificações dos fans.

Além do que WC com fan de 140mm são raros, exemplo:

Arctic Liquid Freezer II 420mm (3 fans 140mm) - poucos gabinetes suportam este tamanho.

• Nível de ruído: 0,3 Sone <<< ???
  • Velocidade do ventilador: 200 ~ 1.700 RPM.

A bomba tem uma ventoinha auxiliar (para o VRM) de alta rotação:

• Velocidade da Bomba: 800 ~ 2.000 RPM
  • Ventoinha de VRM: 40mm PWM (1.000 ~ 3.000 RPM).

Porém se voce comprar o WC superdimensionado, pode usar com os fans em 50% de RPM, o que faz pouca diferença na temperatura do CPU e reduz o ruído.

Nesse teste do Canucks (com o Ryzen 7950X3D) os WC são o DeepCool LT520 (240mm) e LT720 (360mm), que são os modelos "performance" da marca. A notar também que se o CPU já fica bem resfriado com um AC, o WC - custando o dobro; faz pouca diferença.

AG400-AG500-AG620.jpg

• Curtir 1
Postado

@1lokos Obrigado pela explicação! Porém, já tomei uma decisão: vou instalar o Arctic Liquid Freezer III 360 ou o Arctic Liquid Freezer III 420. No entanto, ainda não escolhi o gabinete.

Minha dúvida: quais são os prós e contras de cada modelo? Você poderia me ajudar a esclarecer isso?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...