Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal, tudo bem?

Recentemente, fiz uma besteira e acabei pegando um pc usado de uma pessoa que aparentemente agiu de má fé.

Setup até então:

- R5600G

- 16GB DDR4 (2X8)

- MB B550M-PX DANURI/PICHAU

- RTX 3080 XTREME WATERFORCE AORUS (10GB)

- FONTE WHITELABEL 650W

Pc veio com um total de 7 fans incluindo as duas fans do radiador do sistema de WC custom que já veio na RTX 3080.

Logo que o pc chegou, já notei que a corrente de líquido que saía do radiador para a bomba, estava muito fraca, mas por não entender nada de WC deixei por isso mesmo por achar que pudesse ser 'normal'.

Um tempo depois percebi que a gpu não estava sendo refrigerada, e a mesma começou a desligar sozinha SEMPRE que eu abrisse um jogo qualquer, e as vezes desligava sem app nenhum aberto, atingindo temperaturas de 109C em seu hotspot.

Por não encontrar nenhum especializado em wc custom aqui na região, resolvi comprar uma gpu nova e seguir em frente.

Hoje, 4 dias após instalar minha GPU nova (RTX 4080 SUPER INNO3D), tive o mesmo problema novamente.

O pc perde vídeo, e a GPU reinicia porém o vídeo só volta se eu desligar e ligar o pc novamente.

Andei dando uma pesquisada, e vi mais gente reclamando desse problema com a placa-mãe que estou usando (B550M-PX DANURI/PICHAU).

Antes de colocar a 4080, comprei uma fonte modular 850w 80plus da corsair, porque achei que o problema de aquecimento da RTX 3080 pudesse ser a fonte fraca que veio no pc.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?

Não quero arriscar danificar minha GPU nova com essas reinicializações / suspensões do nada.

Postado

Boa noite. Você não citou qual é o gabinete que está usando no PC, porque um gabinete ruim tem grande potencial de causar problemas de aquecimento.

Alias, essa configuração que você tem está bastante desequilibrada, RTX 4080 não combina com o resto do PC nem de longe. Até a RTX 3080 de antes estava meio fora de sincronia. Até que não seria das piores combinações se você tivesse aí no seu PC um monitor 4K, mas acredito que não seja o caso.

Fonte white label geralmente não é boa ideia nem pra PC de entrada também, quanto mais para PCs que usam placas de vídeo de alto consumo energético.

Espero que você pelo menos não pagou muito caro nesse PC aí.

Postado

Não sei o modelo do gabinete, mas tem bastante espaço pra placa respirar sim.

A placa nova não chega em temperaturas altas não, mas continuo tendo o problema de perder vídeo do nada e a GPU reiniciar

Postado

@Reozin acredito que você não compreendeu bem, não é questão de espaço, é questão de circulação de ar. Se fosse só espaço, você poderia jogar uma seu dentro de uma caixa fechada de 1m x 1m x 1m e largar lá, mas ele ainda iria aquecer. Então pergunto novamente: qual é o modelo do seu gabinete? Se você não quiser contribuir com as informações, será impossível ajudar.

Postado

@Reozin certo, acredito que ele tenha fans instaladas, correto? Porque esse gabinete não vem com fans de fabrica, e esse tipo de gabinete naturalmente não tem um bom fluxo de ar (e sem ventoinhas eles não tem fluxo de ar nenhum). Quais temperaturas exatamente você estaria tendo na CPU e GPU durante os jogos?

Só pra deixar claro: placa-mãe não afeta temperatura de placa de vídeo. E eu também nunca vi nenhum caso de placa-mãe fazendo placa de vídeo reiniciar ou perder vídeo no nada. Placa-mãe com VRM muito fraco pode forçar o desligamento do PC por não aguentar a carga do processador. Possíveis conflitos causando instabilidades entre CPU/RAM/Placa-mãe podem fazer o PC inteiro reiniciar, congelar ou apresentar tela azul. 

Você deu a entender que apenas a placa de vídeo é reinciada, isso é curioso. Quando a placa de vídeo reinicia (com o sitema ainda funcionando), você ouve o efeito sonoro do próprio Windows de quando você conecta/desconecta um pendrive, por exemplo. É isso que aconteceu?

Além disso, gostaria de saber o modelo exato da sua nova fonte da Corsair, só para deixar registrado no tópico. Também fico curioso pra saber se você fez uma limpeza nos drivers do sistema antes de instalar a nova placa de vídeo, ou se você pelo menos tinha tentando uma instalação limpa de drivers com a placa de vídeo anterior.

Postado

Fonte que comprei pra usar com a RTX 4080 SUPER
https://www.amazon.com.br/dp/B0BYQF5STP?ref=ppx_yo2ov_dt_b_fed_asin_title

Sobre o problema: A tela fica preta, perco o vídeo mas continuo ouvindo o áudio do sistema, se estiver em call no discord continuo ouvindo meus amigos, e eles me ouvem, porém meu vídeo não volta.

Consigo ouvir a placa de vídeo re-ligando, as fans ficam aceleradas um pouquinho igual quando inicia o PC, e logo voltam ao normal mas o vídeo NÃO volta sem desligar e ligar o pc.

Enviei um print a cima com as temperaturas durante os jogos

Sobre os drivers: Sim, fiz uma reinstalação limpa usando DDU em inicialização segura sem rede.

Fiquei uns 4 dias com a gpu nova funcionando normalmente sem apresentar problemas.

Sobre as fans: Sim, já veio com as fans instaladas, no momento tenho 3 na lateral, 1 aircooler e 1 outra fan na traseira do gabinete.

Postado

@Reozin acabei de ver, as temperaturas no print estão muito boas. Com relação a fonte, é um modelo de alta qualidade, porém infelizmente você acabou pagando caro demais se pegou por esse preço de R$900, tendo em vista que existem fontes equivalentes bem mais em conta (XPG Core Reactor 850W - preço normal fora da Black Friday na casa dos R$650). 

Sobre os drivers da placa de vídeo, você chegou a fazer uma instalação do zero?

Postado

Fiz sim! Só não cheguei a formatar o pc, mas fiz uma instalação limpa dos drivers utilizando o aplicativo DDU em inicialização segura.

Postado

Troquei a régua que usava na tomada, e agora vou formatar todos os SSDs pra ver se resolve.

Se não resolver estou cogitando trocar MB & Processador pois não consigo entender onde mais o problema poderia estar.

Até aqui foi: Comprado uma nova fonte pra usar na 4080 super, trocado GPU (RTX 3080 > RTX 4080 SUPER).

Dúvidas: Percebi que depois de um tempo de jogo o monitor esquenta MUITO, é possível meu monitor estar causando esses reinícios da GPU?

(Imagem em anexo das temperaturas atuais)

image.png

• Mr. Caio Augusto alterou o título para PC Perdendo Vídeo - AMD R5600G + MB B550M-PX DANURI + RTX 3080 XTREME AORUS
Postado
7 horas atrás, Reozin disse:

Percebi que depois de um tempo de jogo o monitor esquenta MUITO, é possível meu monitor estar causando esses reinícios da GPU?

Então o problema parece estar no seu monitor e não na placa de vídeo. Se você ligar/desligar seu monitor enquanto usa o PC, você vai ouvir o mesmo som do de conexão/desconexão do Windows, pelo menos comigo é assim. Não é nem um pouco normal monitor aquecer durante o uso do PC.

Postado

Boa noite, depois de trocar a régua que eu usava na tomada, e trocar o pc de posição, já fazem 30 horas que o pc está ligado e não reiniciou nenhuma vez nem mesmo durante gameplay.

Não entendo o que estava rolando, mas 'parece' ter resolvido.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!