Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado

Mas não exclua a possibilidade de ser a fonte ok? 

em 2013 eu tive um pc high-end… era top de linha…. SSD, GTX 780, i7 4970k e junto tinha uma fonte da corsair gaming….

tinha um problema de reiniciar, inclusive em stand-by, logo fiz os testes e verifiquei que era a fonte.. por incrível que pareça na época essa fonte não suportava uma funcionalidade do core i7 que era justamente a gestão de energia… e por isso ele travava ou reiniciava… 

foi só trocar a fonte que resolveu… então fique de olho… 

problemas que pra mim não pareciam ser a fonte, ainda mais por ser marca boa, acabaram por ser ela… 2 vezes ainda..

Postado
3 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

Mas não exclua a possibilidade de ser a fonte ok? 

em 2013 eu tive um pc high-end… era top de linha…. SSD, GTX 780, i7 4970k e junto tinha uma fonte da corsair gaming….

tinha um problema de reiniciar, inclusive em stand-by, logo fiz os testes e verifiquei que era a fonte.. por incrível que pareça na época essa fonte não suportava uma funcionalidade do core i7 que era justamente a gestão de energia… e por isso ele travava ou reiniciava… 

foi só trocar a fonte que resolveu… então fique de olho… 

problemas que pra mim não pareciam ser a fonte, ainda mais por ser marca boa, acabaram por ser ela… 2 vezes ainda..

ficarei de olho, ja acionei a loja que fiz a compra, mas como eles demoram a responder, nesse meio tempo vou ver se arrumo alguma forma de testar meu computador com outra fonte. Estou vendo a possibilidade de entrar em contato com alguma assistência tecnica para verificar se eles podem fazer o teste do meu pc em outra fonte, acho que seria a melhor forma no momento pra eu poder fazer essa verificacao, minha config anterior era um i5-7400 com uma placa-mãe simples da biostar e 16gb de ram em dual channel em 2133mhz. como voce falou vou ficar de olho, pois realmente pode ser a fonte. caso eu consiga fazer o teste com outra fonte eu venho aqui pra dar um feedback se era ela

• Amei 1
Postado
12 horas atrás, Mr. Caio Augusto disse:

beleza!.

vamos tentar solucionar juntos esse problema. 

Até porque na epoca esse problema ninguém conseguiu me ajudar, tive que ficar testando as peças...

Entrei em contato com uma assistência tecnica, vou levar segunda pra eles fazerem os testes e ver o que ta causando isso, acho que seja a melhor forma, ja que não tenho possibilidade de testar por conta propria peca por peca

• Curtir 1
Postado

@Joaoa fala amigo, tranquilo? comprei exatamente essa placa e essa processador, vi que algumas placas AM5 estavam precisando ter a BIOS atualizada antes de colocar o 8600G, no seu caso você precisou ou só de instalar o processador o Pc já ligou?

Postado
2 horas atrás, felzeed disse:

@Joaoa fala amigo, tranquilo? comprei exatamente essa placa e essa processador, vi que algumas placas AM5 estavam precisando ter a BIOS atualizada antes de colocar o 8600G, no seu caso você precisou ou só de instalar o processador o Pc já ligou?

no meu caso, eu fiz apenas a instalação, mas acho que depende da rev da placa-mãe, a minha ela e a rev 1.2, vem com uma versão de BIOS que ja suporta os processadores 8000.

@felzeed voce ja esta com as pecas pra montar ou ta esperando mais alguma peca chegar?

Postado
Em 14/12/2024 às 10:31, Joaoa disse:

Entrei em contato com uma assistência tecnica, vou levar segunda pra eles fazerem os testes e ver o que ta causando isso, acho que seja a melhor forma, ja que não tenho possibilidade de testar por conta propria peca por peca

Desculpe vir falar aqui, mas, estou enfrentando o mesmo com o meu Ryzen 7 7700, placa-mãe TUF Gaming B650M-E e pelo que pesquisei tem gente até com GPU dedicada sofrendo o mesmo. Parece ser problema de driver e nada relacionado ao físico, muita gente indicou que usar drivers antigos resolve o problema... Mas, não tenho certeza... Quase certeza que é o mesmo caso que o seu Ryzen 7 7700 tela congelando lá tem um vídeo mostrando, mas, e aí, na análise física eles descobriram alguma coisa?

Postado

@Daniel Stollmeier@felzeed apenas para atualizar, levei o computador na segunda e ele ficou até ontem na assistência, ele ficou fazendo testes, originalmente ele cogitou ser algo com o SSD do meu computador, então ele botou um da sua assistência, durante até sexta ele testando em jogos, uso normal e não ocorreu o congelamento nenhuma vez, na sexta ele colocou meu SSD de volta e não travou, eu entrei também pelo anydesk, na sexta e sábado e eu mesmo também testei abrir o jogo, sair, deixar rolando um vídeo(processos que ocasionavam o travamento em minha máquina) e em nenhum dos 2 dias ocorreu congelamento. Então fiquei até pensando que poderia ter sido algum mau contato em algo. Na segunda(ontem) fui buscar o computador, de noite eu liguei ele e fui testar para ver, fiquei uns 40 minutos jogando assassin's creed e então sai e deixei rolando um vídeo no YouTube em full HD por quase 2h, ao voltar não havia ocorrido nenhum travamento, então antes de desligar resolvi verificar alguns emails e por incrível que pareça, após abrir o email, ele travou depois de alguns segundos. Então hoje falei com ele e ele me pediu pra fazer alguns testes daqui mesmo, fiz todos e em todos ocorreram o congelamento, então vou tá levando o computador de novo quinta feira pra ele poder voltar a tentar verificar o problema 

@Mr. Caio Augusto apenas para atualizar sobre como tá indo

Postado
5 horas atrás, Joaoa disse:

@Daniel Stollmeier@felzeed apenas para atualizar, levei o computador na segunda e ele ficou até ontem na assistência, ele ficou fazendo testes, originalmente ele cogitou ser algo com o SSD do meu computador, então ele botou um da sua assistência, durante até sexta ele testando em jogos, uso normal e não ocorreu o congelamento nenhuma vez, na sexta ele colocou meu SSD de volta e não travou, eu entrei também pelo anydesk, na sexta e sábado e eu mesmo também testei abrir o jogo, sair, deixar rolando um vídeo(processos que ocasionavam o travamento em minha máquina) e em nenhum dos 2 dias ocorreu congelamento. Então fiquei até pensando que poderia ter sido algum mau contato em algo. Na segunda(ontem) fui buscar o computador, de noite eu liguei ele e fui testar para ver, fiquei uns 40 minutos jogando assassin's creed e então sai e deixei rolando um vídeo no YouTube em full HD por quase 2h, ao voltar não havia ocorrido nenhum travamento, então antes de desligar resolvi verificar alguns emails e por incrível que pareça, após abrir o email, ele travou depois de alguns segundos. Então hoje falei com ele e ele me pediu pra fazer alguns testes daqui mesmo, fiz todos e em todos ocorreram o congelamento, então vou tá levando o computador de novo quinta feira pra ele poder voltar a tentar verificar o problema 

Você está no Windows 10 ou 11? Vi relatos de pessoas que foram para o 11 e não tiveram mais esse problema, como estou no 10 fiquei com essa pulga na orelha(não gosto do Windows 11 mas se resolver...)

Postado
34 minutos atrás, Daniel Stollmeier disse:

Você está no Windows 10 ou 11? Vi relatos de pessoas que foram para o 11 e não tiveram mais esse problema, como estou no 10 fiquei com essa pulga na orelha(não gosto do Windows 11 mas se resolver...)

Eu tava no win 10, também não gosto muito do win 11, mas cogitei que talvez resolvesse indo pro 11, então resolvi atualizar mas ainda continuou. Já tentei vários drivers antigos, recentes, mas nada. Tô cogitando em mandar pra troca, complicado é que se não for ele, eu teria que pegar o frete pro retorno dele, então acho que vou esperar quinta pra pelo menos levar na assistência e tentar eliminar outra peças, como SSD, fonte e etc. complicado que lá o problema não ocorreu. Caso arrume uma solução ou a possível causa vai me atualizando e eu vou te atualizando sobre meu caso. Talvez se algo resolver pra um, resolva pro outro tambrm

• 3 semanas depois...
Postado

Olá amigo conseguiu resolver o Problema? Estou com o mesmo problema com um computador novo comprado na Kabum!

Ele funciona normalmente mas as vezes em atividade simples como navegar na internet ou ler e-mail como você disse ele simplesmente desliga o vídeo, mas o computador continua ligado inclusive se tiver tocando alguma musica  ela continua  reproduzindo, mas a tela apaga. Só consigo voltar reiniciando o PC!

Vi alguns foram que fala que esse problema pode ser relacionado ao SSD será que pode ser isso mesmo?

(Obs. Não acionei a garantia ainda, pois sei que e demorado demais as vezes compensa mais fazer por conta própria para evitar o desgaste mental/estresse e dificuldade de ter que mandar um pc inteiro para eles).

Minha configuração.

Ryzen 5 8600g

placa-mãe ASUS Tuf B650M-E WIFI

SSD NVMe  KINGSTON 2.0 1TB

Fonte Gamdias 650w

memória RAM (2x8)16gb Kingston Furry

Se tiver como nos atualizar do seu caso!?

Postado
Em 14/01/2025 às 10:34, Julio128 disse:

Olá amigo conseguiu resolver o Problema? Estou com o mesmo problema com um computador novo comprado na Kabum!

Ele funciona normalmente mas as vezes em atividade simples como navegar na internet ou ler e-mail como você disse ele simplesmente desliga o vídeo, mas o computador continua ligado inclusive se tiver tocando alguma musica  ela continua  reproduzindo, mas a tela apaga. Só consigo voltar reiniciando o PC!

Vi alguns foram que fala que esse problema pode ser relacionado ao SSD será que pode ser isso mesmo?

(Obs. Não acionei a garantia ainda, pois sei que e demorado demais as vezes compensa mais fazer por conta própria para evitar o desgaste mental/estresse e dificuldade de ter que mandar um pc inteiro para eles).

Minha configuração.

Ryzen 5 8600g

placa-mãe ASUS Tuf B650M-E WIFI

SSD NVMe  KINGSTON 2.0 1TB

Fonte Gamdias 650w

memória RAM (2x8)16gb Kingston Furry

Se tiver como nos atualizar do seu caso!?

amigo, eu acabei levando em uma outra assistência pra ver se eu conseguia ter a certeza de saber qual a peca com problema. Eles fizeram teste com outra fonte, na memória e colocaram outro SSD deles la, ficaram alguns dias em teste e segundo eles não ocorreu o problema com o SSD deles, então me passaram o diagnostico de ser o SSD, comprei um SSD NVMe de 1tb nv3, instalei ontem e comecei a baixar as coisas, fiz isso por volta das 16h e fiquei baixando as coisas ate umas 20h da noite mais ou menos, e não ocorreu, mas de repente deu tela azul. isso 2 a 3 vezes ontem, então o problema não foi resolvido. Lembrei que o windows tem logs quando acontece de dar tela azul, então abri o arquivo de logs e verifiquei qual foi o problema. o status code do erro da tela azul foi hypervisor error, e segundo a logs deu erro no modulo amdppm fiz uma breve pesquisa e ve que ele e responsavel pelo gerenciamento de energia do processador, em todos os travamentos de tela azul acusou erro nesse modulo. Embora a forma de como o travamento ocorre mudou, ainda esta ocorrendo, então acredito que seja problema no processador e ja estou acionando a garantia diretamente pela amd. No topico de um colega que estava com um problema similar, mudando apenas que e outro processador, ele conseguiu "resolver" alterando a tensão da gpu pela BIOS, ele colocou em +5, segundo ele resolveu. então talvez se eu fizesse isso tambem resolvesse, mas falei com a amd, e segundo eles o processador deve funcionar como vem de fabrica, então acho melhor acionar a garantia para pegar um produto novo e que funcione em suas devidas condicoes padroes sem precisar ta alterando coisas na BIOS. Segue o topico do colega para voce analisar e tentar essa solucao caso queira topico.

quais solucoes e testes voce ja tentou?

Postado
12 minutos atrás, Joaoa disse:

amigo, eu acabei levando em uma outra assistência pra ver se eu conseguia ter a certeza de saber qual a peca com problema. Eles fizeram teste com outra fonte, na memória e colocaram outro SSD deles la, ficaram alguns dias em teste e segundo eles não ocorreu o problema com o SSD deles, então me passaram o diagnostico de ser o SSD, comprei um SSD NVMe de 1tb nv3, instalei ontem e comecei a baixar as coisas, fiz isso por volta das 16h e fiquei baixando as coisas ate umas 20h da noite mais ou menos, e não ocorreu, mas de repente deu tela azul. isso 2 a 3 vezes ontem, então o problema não foi resolvido. Lembrei que o windows tem logs quando acontece de dar tela azul, então abri o arquivo de logs e verifiquei qual foi o problema. o status code do erro da tela azul foi hypervisor error, e segundo a logs deu erro no modulo amdppm fiz uma breve pesquisa e ve que ele e responsavel pelo gerenciamento de energia do processador, em todos os travamentos de tela azul acusou erro nesse modulo. Embora a forma de como o travamento ocorre mudou, ainda esta ocorrendo, então acredito que seja problema no processador e ja estou acionando a garantia diretamente pela amd. No topico de um colega que estava com um problema similar, mudando apenas que e outro processador, ele conseguiu "resolver" alterando a tensão da gpu pela BIOS, ele colocou em +5, segundo ele resolveu. então talvez se eu fizesse isso tambem resolvesse, mas falei com a amd, e segundo eles o processador deve funcionar como vem de fabrica, então acho melhor acionar a garantia para pegar um produto novo e que funcione em suas devidas condicoes padroes sem precisar ta alterando coisas na BIOS. Segue o topico do colega para voce analisar e tentar essa solucao caso queira topico.

quais solucoes e testes voce ja tentou?

@Joaoa Também tentei de tudo, só no caso o SSD que não, mas acho que vou fazer um Overclock nele, pois vi alguns youtubers na gringa falando que corrige alguns problemas de silicio, que no caso acredito que seja esse problema de tensão no processador. Vou ver o que vai dar.

Em questão de garantia vou deixar para ultimo caso, caso essa tentativa do overclock não resolver.

Postado
6 minutos atrás, Joaoa disse:

@Julio128 sua mensagem saiu em branco

também tentei de tudo, só no caso o SSD que não, mas acho que vou fazer um Overclock nele, pois vi alguns youtubers na gringa falando que corrige alguns problemas de silicio, que no caso acredito que seja esse problema de tensão no processador. Vou ver o que vai dar.

Em questão de garantia vou deixar para ultimo caso, caso essa tentativa do overclock não resolver.

Postado
4 minutos atrás, Julio128 disse:

também tentei de tudo, só no caso o SSD que não, mas acho que vou fazer um Overclock nele, pois vi alguns youtubers na gringa falando que corrige alguns problemas de silicio, que no caso acredito que seja esse problema de tensão no processador. Vou ver o que vai dar.

quando fizer os testes da um retorno pra eu saber se isso resolveu. no meu caso eu nem vou tentar da overclock, eu entrei em contato a um tempo atras com a loja que fiz a compra(terabyte) e ele disseram que a garantia era diretamente com a amd, pelo menos na loja deles, que a propria amd sugere que eles facam isso. Como comprei as pecas do meu avulso pra pegar as promo da black, vou pelo caminho mais "longo" que e mandar pra garantia pela amd. No topico que te mandei, o dono do topico tambem falou algo sobre o silicio, então acredito que provavelemnte esse overcloking ira "resolver"

Postado
4 minutos atrás, Joaoa disse:

quando fizer os testes da um retorno pra eu saber se isso resolveu. no meu caso eu nem vou tentar da overclock, eu entrei em contato a um tempo atras com a loja que fiz a compra(terabyte) e ele disseram que a garantia era diretamente com a amd, pelo menos na loja deles, que a propria amd sugere que eles facam isso. Como comprei as pecas do meu avulso pra pegar as promo da black, vou pelo caminho mais "longo" que e mandar pra garantia pela amd. No topico que te mandei, o dono do topico tambem falou algo sobre o silicio, então acredito que provavelemnte esse overcloking ira "resolver"

(Só uma observação: eu também desconfiei de tudo antes de menos o processador , testei as memórias, fonte, filtro de linha, ate monitor mais nenhum resolveu..., mas ai fui pesquisar sobre 8600g e vi esses vários relatos do mesmo problemas nesse processador ai resolvi acreditar que só possa ser ele!)

eu passei a noite inteira pesquisando sobre esse problema, a maioria em sites gringos e pelo que vi esse novos processadores da AMD Ryzen am5 com final G tanto 5 8600g e o  7 8700g vem tendo alguns problemas de tensão! alguns mais problemáticos outros nem tanto. pelo que fui lendo o overclocking que e feito nele deve resolver, mas só testando pra ver.

e também pelo que vi esse processo do Overclock que e feito nele não e nada de extremo que possa forçar o processador e somente uma regulagem de tensão e otimização.

Vou fazer os testes! tomara que de certo, assim que tiver uma definição segura que realmente resolveu o problema volto aqui e deixo o meu relato!

Postado
30 minutos atrás, Julio128 disse:

(Só uma observação: eu também desconfiei de tudo antes de menos o processador , testei as memórias, fonte, filtro de linha, ate monitor mais nenhum resolveu..., mas ai fui pesquisar sobre 8600g e vi esses vários relatos do mesmo problemas nesse processador ai resolvi acreditar que só possa ser ele!)

eu passei a noite inteira pesquisando sobre esse problema, a maioria em sites gringos e pelo que vi esse novos processadores da AMD Ryzen am5 com final G tanto 5 8600g e o  7 8700g vem tendo alguns problemas de tensão! alguns mais problemáticos outros nem tanto. pelo que fui lendo o overclocking que e feito nele deve resolver, mas só testando pra ver.

e também pelo que vi esse processo do Overclock que e feito nele não e nada de extremo que possa forçar o processador e somente uma regulagem de tensão e otimização.

Vou fazer os testes! tomara que de certo, assim que tiver uma definição segura que realmente resolveu o problema volto aqui e deixo o meu relato!

entendo,embora chega algo que esta acontecendo nessa linha ainda acredito que se for possível ter um que funcione de forma correta independente da configuração seria melhor, mesmo esse overcloking sendo apenas uma regulagem na tensão. acabei de abrir a garantia agora vou so aguardar pra ver como eles vão prosseguir. qualquer atualizacao vai me avisando sobre como ficou o seu caso

• 2 meses depois...
Postado

alguém teve alguma solução? estou com mesmo problema, acho q ja vou entrar com pedido na garantia para trocar, pelo o que vejo e problema no processador.

Postado

@Joaoa parceiro, era problema no processador mesmo? teve q realizar a troca ? ou foi problema de driver e configuração

1 hora atrás, pnacibs21 disse:

alguém teve alguma solução? estou com mesmo problema, acho q ja vou entrar com pedido na garantia para trocar, pelo o que vejo e problema no processador. O meu aparece essa tela depois abre uma msg de erro da amd defender.

erro.thumb.jpg.cf3a51958afc53162e7110b83ff4bd23.jpg

Postado

@pnacibs21 no meu caso e de um outro colega que postou aqui no fórum também, só que com outro processador da am5, o problema foi no processador também. No meu caso foi realizada o reembolso, acionei a garantia direta pela amd

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

Fala galera, tudo certo?
O problema era realmente o processador?
Montei meu PC semana passada e estou tendo problema de ao estar jogando a tela fica verde.
Ainda não comprei a placa de vídeo e estou usando somente o Ryzen 8600G.
Já vi que utilizando o XMP, o pc não funciona, mas deve ser algo de incompatibilidade com o processador, já que o meu modelo de memória é otimizado para a intel.
Enfim, gostaria de saber qual é o problema, aproveitar que comprei as peças recentemente e ainda posso fazer a devolução no mercado livre.
Hoje eu até comprei outra placa-mãe, ASUS TUF GAMING B650M Plus pensando que era a minha placa atual, visto que muita gente falou mal dela.

Espero que tenham resolvido seus problemas e quero resolver o meu também, obrigado.

A minha fonte é antiga, eu usei ela por 5 anos e depois ficou mais 5 parado, é uma CX 750, acho que vou comprar outra também, mas pelo que vi aqui neste tópico o problema não foi a fonte, mas teve o colega que resolveu trocando ela.

Vi que o ideal é comprar uma memória que esteja no QVL da placa-mãe.

Segue as especificações:

placa-mãe Gigabyte B650m Gaming Wifi B650

Memória Corsair Vengeance RGB 32gb 2x16gb 6000mhz DDR5 (CMH32GX5M2E6000C36)

SSD M.2 NVMe 4.0 1tb Kingston Nv3 2280

PROCESSADOR AMD Ryzen 5 8600G 4.3GHz (MAX TURBO 5.0GHz) 16MB CACHE AM5 100-100001237BOX

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...