Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Meu pc estava estranho no último mês, algumas vezes quando jogava, a tela congelava e ficava um som robotizado por um longo tempo, parando somente ao reiniciar. Retirei a placa de vídeo e limpei e o problema "pareceu resolver", não acontecendo de novo nessas últimas 2 semanas.

Acontece que ontem ele estava ligado e funcionando normalmente pela manhã, porém quando voltei mais tarde a tela ficou congelada no descanso de tela e a partir disso, reiniciei e ele não liga mais.

PROBLEMA = Ao tentar ligá-lo, a luz da placa-mãe acende, as memórias acendem, e o cooler da CPU gira, porém os outros 4 fans (2 frontais, 1 superior e 1 na parte traseira) começam a girar e param, e energia cai e volta umas 2 ou 3 vezes bem rápido.

Depois que param essas quedas, a placa-mãe, memórias e o cooler ficam acesos, mas os fans não e consequentemente não dá vídeo.

DÚVIDA: Alguém sabe o que poderia ser? Ou que tenha alguma solução.

Hoje passei a tarde tentando solucionar, limpei, tirei a placa de vídeo, testei as memórias em slots diferentes uma por uma e o problema persiste.

Não entendo tanto de manutenção, mas CHUTO que poderia ser a fonte ou placa-mãe. 

OBS: Não me parece tanto problema de superaquecimento, pois eu usava aplicativos pra medir a temperatura (HWMonitor) com certa frequência quando jogava e mesmo com gráficos no alto ou ultra, ficava entre 60°C ~ 80°C nos casos mais extremos.

E quando não jogava ficava entre 30°C ~ 40°C. Antes desse mês não tive problema.

Configuração: 

Placa-mãe: ASUS Rog Strix Z390-F

Processador: Core i7 9700k

Fonte: Corsair RM 650x

Placa de vídeo: MSI 3060ti

memória RAM: 3 Corsair Vengeance 3200Mhz de 8GB

Cooler: Cooler Master Evo

Fans: 3 Noctua e 1 que já veio do gabinete.

SSD: Crucial 1TB

- O computador está ligado em um filtro de linha.

- A maioria das peças tenho desde 2020, sendo a placa de vídeo em novembro de 2023.

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...