Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite à todos. 

Sempre acompanhei o fórum, possuía um conta mas como não utilizava há muito tempo não me lembro mais o email. Meu problema é o seguinte: 

Enquanto utilizo meu desktop para coisas básicas como ver filmes, trabalhar e etc a temperatura do cooler da cpu fica em torno de 30 à 45º. Mas quando forço um pouco ele, nos momentos de diversão para jogar, dependendo do jogo a temperatura está entre 85 à 100º e assim não estou jogando. Percebi que meu cooler é um modelo de 3 pinos (DC) e fica a uma velocidade constante entre 1800 à 1850 RPM. Tentei alterar pela aplicativo fan control mas não deu certo. Não impora o que eu faça, sempre fica na mesma RPM. 

Minha dúvida é se eu necessito comprar um cooler pwm para que a placa-mãe decida quando aumentar o velocidade do cooler ou se consigo alterar mesmo sendo de 3 pinos. 

Caso seja recomendado um cooler novo, peço que seja de 9mm, já que tenho um gabinete mid tower e um de 12mm iria ficar apertado e quase encostando na placa de vídeo. 

Especificações do meu PC:

I7 6700k (não possui overclock)

Placa-mãe maximus heros VIII

GTX 1080 8gb

16 gb ram

Fonte p 650B

Cooler CPU Banson Tech (não possuo mais especificações, mas foi um dos mais baratos e indicado pelo técnico que montou meu PC) 

Muito obrigado pela atenção, se precisarem de fotos ou outras especificações não hesitem em pedir, por favor. 

IMG_3305 (1).jpg

Postado

@Banunin já fiz isso! Além de trocar a pasta térmica (tirei a anterior e limpei a poeira que tinha no dissipador e na fan) a tempertura caiu um pouco, mas nos jogos continua a mesma coisa.

Algum cooler que possa me recomendar? E um cooler como o meu de 3 pinos eu não consigo ter um velocidade diferencidade dependendo da atividade do pc? Preciso de um de 4 pinos então, né?

Postado

@Joao Marcelo Maia O seu deve ter começado a dar defeito ou perdeu a eficiência , acontece das coisas estragarem.

Cooler Rise Mode X5 vejo muita gente falando dele, que segura bem i7 mais antigos e que são esquentadinhos, agora se não quer um cooler desse, o meu conselho é um AG400 para não ter nenhuma duvida que seu processador vai ficar frio, lembrando que tem que ter pasta térmica de qualidade.

Também tem esse 

Rise Mode Z4 também falam muito bem, que conseguiu segurar processadores como xeon x5450 LGA 775, que esquenta bastante.

**Lembrando**

Ele fica assim, pois precisa jogar o ar quente para a fan, assim a fan pegando o ar quente e levando para fora

image.png.d8fbf24a49260d9e388e5c12f8922cec.png

Postado

@Banunin Entendi. Creio que o técnico tenha comprado um novo, caso tenha durou apenas 1 ano. Esse cooler AG400 está muito bem avaliado, porém creio que um de 12mm irá ficar muito apertado no meu gabinete. Creio que preciso de um de 9mm ou um gabinete + um cooler novo. E no momento não gostaria de investir em um gabinete novo. 

@Banunin Então o técnico montou errado,  pois disse que não precisava um fan como se fosse um exaustor e ainda colocou minha fan para o lugar errado! Minha nossa. 

Postado

@Joao Marcelo Maia Sempre para direita, veja videos de pessoas montagem e apontado o cooler para direita.

@Joao Marcelo Maia Então pega esse da rise mode, o X5 é superior, mas não uma diferença absurda, então a fan exaustor do gabinete é importante para quem usa air cooler assim.

Compre uma fan que seja no Molex mesmo, não vai gastar mais de 15 reais, só tome cuidado para ver se não é barulhenta. Agora se quer uma fan de qualidade para ser de exaustor vai ser uma pouco mais cara e vai ter conector 4 pinos.

Postado

@Joao Marcelo Maia Se voce for insano o suficiente, compre o novo air cooler e pegue a fan do antigo e coloque no gabinete! Porque comprar uma fan somente fica caro por conta de frete, se for compre as 2 na kabum mesmo uma de 80mm de não couber no gabinete, mas acredito que o seu seja de 120mm, se comprar o cooler para cpu e a fan ai não sai caro por conta do frete.

Postado
2 horas atrás, Joao Marcelo Maia disse:

Percebi que meu cooler é um modelo de 3 pinos (DC) e fica a uma velocidade constante entre 1800 à 1850 RPM. Tentei alterar pela aplicativo fan control mas não deu certo. Não impora o que eu faça, sempre fica na mesma RPM.

O fan já esta na rotação máxima, mesmo que a placa-mãe tenha controle de RPM por DC, vai só diminuir a rotação, para diminuir o ruído quando com pouco uso.

Trocar esse CPU cooler Banson Tech (primeira vez que vejo falar) de 2 heatpipes, fan de 92mm por um Rise Mode de 2 heatpipes, fan de 92mm será "trocar 6 por meia dúzia", os  dois dever sair da mesma fábrica lá na China e são igualmente ruins.

O problema é que esse gabinete antigo - fonte em cima, é mais estreito e não deve ter espaço para um cooler torre com 4 heatpipes, fan de 120mm - altura de 155mm; que inclusive poderia reaproveitar para CPU mais novos (até um Ryzen 5700X3D).

Postado

@1lokos os coolers que mencionei se saírem bem em processadores quentes, por isso recomendei, até porque o dele está chegando a 90 graus ou até mais, então se os coolers que mandei seguraram, é pra segurar no dele também 

Postado

@1lokos então, eu possía esse cooler maior da foto com um gabinete maior. O problema é que trouxe as peças quando morava fora do Brasil, e o gabinete não cabia na mala. Acabei optando pelo gabinete menor, por recomendação do técnico. Nunca tive problema de temperatura no PC, já que ele tinha fan no teto, lateral e etc... eu não queria trocar de gabinete porque não quero investir mais no pc no momento, e tentar solucionar o problema com uma fonte de até R$ 120,00. Mas agora fiquei com receio de comprar o cooler recomendado pelo amigo acima e não funcionar.

IMG_3303.jpg

Postado

Tem também o detalhe que esta memória alta complica usar cooler torre, por isso o "técnico" montou o fan atrás do dissipador, com o que perde pressão e um pouco de eficiência.

Em todo caso se quiser apostar nos Rise Mode pegue o X5 pois o formato "low profile" é mais amigável para memórias altas  e gabinete apertado. Mas não espere milagre de cooler de R$ 50,00.

voce faria melhor comprando um gabinete com mais espaço e usando este cooler Noctua - uma das melhores marcas de air cooler, o modelo parece ser o NH-U14S (R$ 599,99) com fan de 140mm, 165mm de altura, que precisa de gabinete bem largo; do que comprando outro cooler ChingLing (Banson, Rise Mode e afins).

Mas não vai achar um gabinete decente por menos de R$ 200,00. Em todo caso olhe no mercado de usados da OLX para a sua região.

Postado

@1lokos @1lokossem querer mencionei 2 vezes, mas sim usei processadores quentes e com TDP alto como base, e o rise mode x5 saiu muito bem, até o Z4 conseguiu, com suas limitações claro, mas assim um temperatura aceitável, então para quem não quer gastar muito esses coolers vão conseguir manter menos de 75 graus em situações que exigem muito processamento, se quer manter ele frio mesmo abaixo dos 60 graus em situações de uso alto é um cooler caro, gabinete de verdade e uma pasta térmica de qualidade.

• J.Augusto F alterou o título para Core i7 6700k aquecendo quando é muito exigido

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...