Ir ao conteúdo

SSD NVMe sendo reconhecido pela placa-mãe de forma esporádica - PC não liga

Ir à solução Resolvido por MauricioBMS,

Posts recomendados

Postado

Bom dia gente, estou passando por uns problemas relacionado ao meu computador e vim até o fórum na tentativa de encontrar ajuda. Para começar meu computador funcionava perfeitamente bem até domingo, eu uso um SSD NVMe onde deixo apenas alguns jogos, na parte da manhã ele funcionava normalmente. A noite, quando fui jogar novamente, percebi que o SSD não aparecia mais como uma partição, reiniciei o  computador e ele continuo não aparecendo, entrei na BIOS e notei que ele não aparecia nela também. Após reiniciar o computador mais uma vez, ele apareceu e funcionou normalmente. Na segunda a noite, quando voltei do trabalho, notei que o computador levou mais tempo que o normal para ligar, e novamente o SSD não apareceu, dessa vez o retirei e passei borracha branca e limpei os contatos com um espanador de passar maquiagem (não sei o nome) que eu deixo guardado. Após alguns reinícios, ele apareceu novamente, mas dessa vez notei que o computador estava levando mais tempo que o normal para ligar e que algumas vezes a led VGA da placa-mãe acendia e o computador não ligava. Na terça ele ligou rápido e normal, com o SSD sendo reconhecido e nada de led, na quarta e hoje o problema voltou. Dessa vez a led da VGA ficou acessa e o computador não ligou de jeito nenhum, eu reiniciei ele pelo botão power e ele ligou, demorando mas ligou, mas não exibiu o SSD. Resolvi tirar o SSD e ligar sem, de primeira a led VGA acendeu e nada, reiniciei e ele ligou normalmente, desde então não mexi mais. Alguém tem alguma ideia do que pode ser ? Tenho medo de que minha GPU esteja morrendo, ela é relativamente nova, comprei no inicio do ano. 

Meu setup:

• CPU Ryzen 5 5600;
  • GPU RX 7600;
  • Placa-mãe msi b550m pro-vdh wifi;
  • Fonte Pichau Nidus 500w
Postado

Resete as configurações da BIOS para os padrões, pode ser feito um Clear CMOS também.

Geralmente quando há uma demora pra iniciar o PC, pode ser algum overclock que esteja tendo dificuldade para estabilizar, e então há esse tempo para a BIOS corrigir algo. Isso, quando não há defeito nos componentes.

Eu não acho que seja sua placa de vídeo, e sim algum problema na placa-mãe ou no seu NVMe. Depois que você parou de conectar o SSD, o PC voltou a ligar normalmente? Ou ainda acontece esses problemas?

• Curtir 1
Postado

@MauricioBMS Ele demorou um pouco ligar e ficou com o led VGA acesso, depois ligou normalmente.

Assim que chegar em casa eu tento o método do CMOS. Uma dúvida, sou meio leigo nisso mas no caso reseta as configurações da BIOS né ? Ai teria que atualizar ela novamente ?

• Solução
Postado

@Junho_Cesario No caso, as configurações seriam apenas os ajustes mesmo. Todas as atualizações são mantidas.

Há uma boa chance do problema estar no seu SSD NVMe ou na própria placa-mãe mesmo. Quando há problemas no NVMe, a placa-mãe demora muito para fazer o boot e quando enfim liga, não é detectado o SSD.

Mas, se você quer tirar a prova mesmo, seria interessante tirar sua placa de vídeo (caso esteja disposto e saiba fazer) para continuar os testes e ver se a placa realmente está afetando algo.

• Curtir 1
Postado

@MauricioBMS Bom dia, por conta do trabalho acabei não tendo tempo para fazer o Clear CMOS (maldita CLT). No entanto tentei ligar o computador e ele ligou normalmente, desliguei e esperei alguns minutos enquanto arrumava as coisas e tentei liga-lo de novo e funcionou normal. Então o problema era realmente o SSD ? Na última vez que ele reconheceu o SSD, eu utilizei o Crystal Disk, que apontou que o SSD estava saudável. Será que o problema era só no SSD ou na entrada da placa-mãe ? De toda forma, muito obrigado pela ajuda.

• Mr. Caio Augusto alterou o título para SSD NVMe sendo reconhecido pela placa-mãe de forma esporádica - PC não liga

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!