Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Instalei o Windows 11 24H2 no meu pc com um FX6300 e notei que com esse update ele está bem mais rápido do que antes.

A Microsoft finalmente decidiu deixar o Windows 11 mais acessível pra pcs antigos?

• Membro VIP
Postado
14 minutos atrás, RM30 disse:

Instalei o Windows 11 24H2 no meu pc com um FX6300 e notei que com esse update ele está bem mais rápido do que antes.

A Microsoft finalmente decidiu deixar o Windows 11 mais acessível pra pcs antigos?

A trabalho, estou consertando um notebook Positivo aqui, com Intel Celeron N2808 (primeiro processador abaixo de 2.0GHz com o qual trabalho na vida) e 4GB RAM em Single Channel (pelo menos tem SSD). A julgar pelo modo que ele reagiu até agora ao Windows 10, eu que não seria maluco de testar o Windows 11 nele no momento.

Eu também estava trabalhando com outro Celeron aqui, um pouco mais moderno: o Celeron N4020 (agora com frequência 2.8GHz). Ele é agradável e sensivelmente mais responsivo do que o irmão mais velho dele e reagiu muito bem ao Windows 10, mas estava com o Windows 11 quando chegou pra mim, e a diferença entre o antes e o depois é até bem grande (mesmo antes dos ajustes e instalações de componentes críticos em cada versão).

Na minha humilde opinião, com base no que tenho visto e experimentado nos computadores que conserto, ainda vai levar um tempo até a Microsoft acertar a mão na otimização como fez com os Windows 7 e 10. O Windows 11 ainda está um pouco longe desse nível de qualidade, porque ainda é um sistema poluído demais, na minha opinião (mas um dia, quem sabe, ele chegue lá)...

Postado
15 minutos atrás, Gabriel U disse:

A trabalho, estou consertando um notebook Positivo aqui, com Intel Celeron N2808 (primeiro processador abaixo de 2.0GHz com o qual trabalho na vida) e 4GB RAM em Single Channel (pelo menos tem SSD). A julgar pelo modo que ele reagiu até agora ao Windows 10, eu que não seria maluco de testar o Windows 11 nele no momento.

Eu também estava trabalhando com outro Celeron aqui, um pouco mais moderno: o Celeron N4020 (agora com frequência 2.8GHz). Ele é agradável e sensivelmente mais responsivo do que o irmão mais velho dele e reagiu muito bem ao Windows 10, mas estava com o Windows 11 quando chegou pra mim, e a diferença entre o antes e o depois é até bem grande (mesmo antes dos ajustes e instalações de componentes críticos em cada versão).

Na minha humilde opinião, com base no que tenho visto e experimentado nos computadores que conserto, ainda vai levar um tempo até a Microsoft acertar a mão na otimização como fez com os Windows 7 e 10. O Windows 11 ainda está um pouco longe desse nível de qualidade, porque ainda é um sistema poluído demais, na minha opinião (mas um dia, quem sabe, ele chegue lá)...

Fiz uma pesquisa no Google com esse tema e notei que muitos usuários com pcs antigos(incluindo Celerons), estão afirmando que com o update 24H2 o Winodws 11

está bem mais rápido do que antes. Posso estar enganado, mas acho que a Microsoft chegou à conclusão de que tinha mesmo que tornar o Windows 11 mais acessível

à maioria, ou seja com computadores(processadores) antigos.

No meu FX6300, por exemplo, o Windows 11 está incrivelmente ágil de maneira geral, em comparação com versões antigas. Tudo abre mais rápido do que antes, tanto

menus quanto pastas e além disso o consumo de ram está bem mais baixo também.

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, RM30 disse:

Fiz uma pesquisa no Google com esse tema e notei que muitos usuários com pcs antigos(incluindo Celerons), estão afirmando que com o update 24H2 o Winodws 11

está bem mais rápido do que antes. Posso estar enganado, mas acho que a Microsoft chegou à conclusão de que tinha mesmo que tornar o Windows 11 mais acessível

à maioria, ou seja com computadores(processadores) antigos.

Essa mudança repentina (e até bem rápida) de filosofia operacional da Microsoft só demonstra o que boa parte dos usuários imaginava quando o sistema foi anunciado lá em 2021: seria muito difícil para a Microsoft superar o que tinha feito com o Windows 10, e estava "na cara" que essa pegada mais agressiva no foco em marketing que o Windows 11 ia ter acabaria prejudicando ele (a começar pelos requisitos exigidos no lançamento), e considerando também essa permissão de instalação em máquinas mais antigas (ora vem, ora vai).

Atualmente, a Microsoft pode ter escolhido o caminho certo a seguir com a vida útil do seu sistema, mas, meu ceticismo ainda me diz que o nível de recursos e propagandas inúteis do Windows 11 ainda tende a subir, e que a única versão do Windows 11 que talvez me interesse não seja a destinada a consumidor final. Além disso, o sistema já tem vida útil passando dos 3 anos, e por esse tempo na versão anterior, a maior parte dos problemas de lançamento do Windows 10 já tinha sido resolvida. Ou seja, a Microsoft com o Windows atualmente é tipo a Ubisoft com suas maiores franquias (Assassin's Creed, Watch Dogs e outros): parece até saber onde quer ir, mas está escolhendo caminhos duvidosos pra tentar chegar lá.

Postado

Em termos de 'peso morto' no Windows 11, eu nem cheguei a fazer um debloating nele porque não senti necessidade dessa vez, ele já estava bem ágil logo ao acabar de instalar.

Eu me limitei a desligar tudo que não era necessário, como as opções de privacidade.

Demorou, mas finalmente a Microsoft se deu conta de que muita gente ainda tem processadores antigos(talvez a maioria).

Um SSD ainda é o indicado, mas mesmo assim a diferença no desempenho a partir do update 24H2 é incrível.

• Membro VIP
Postado
Em 14/12/2024 às 09:36, RM30 disse:

Em termos de 'peso morto' no Windows 11, eu nem cheguei a fazer um debloating nele porque não senti necessidade dessa vez, ele já estava bem ágil logo ao acabar de instalar.

Eu me limitei a desligar tudo que não era necessário, como as opções de privacidade.

Demorou, mas finalmente a Microsoft se deu conta de que muita gente ainda tem processadores antigos(talvez a maioria).

Um SSD ainda é o indicado, mas mesmo assim a diferença no desempenho a partir do update 24H2 é incrível.

Já comparei as performances e o "peso morto" de ambos os sistemas em computador mais antigo. O Windows 11 é mais carregado nesse sentido (ou pelo menos era até a versão 23H2).

O Windows 10, por enquanto, segue sendo o sistema mais ágil "out of the box" que a Microsoft já fez. Quando eu tiver a chance, vou testar mais a fundo a versão 24H2, mas, como diria o Capitão América, "a essa altura, duvido que alguma coisa me surpreenda".

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...