Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estou montando meu primeiro computador e preciso de algumas ajudas

Vendi meus consoles recentemente e estou com objetivo de montar um computador para estudos (engenharia) e jogos (de modo que rode ''todos'' os títulos atuais rodem de forma tranquila e em boa qualidade).

- As principais duvidas são:

1) Qual a potência ideal para a fonte e como dimensiono a folga de energia?

2) Esse cooler escolhido para o processador será o suficiente?

3) Como escolho as fans extras e as escolhidas são boas?

4) Esse gabinete escolhido caberá as peças e placa de vídeo?

5) Preciso de estabilizador?

6) Quais peças devo exigir garantia?

7) As peças são todas compatíveis? 

- Os produtos são:

Processador) AMD Ryzen 5 5500, 3.6GHz (4.2GHz Max Turbo), Cache 19MB, AM4, Sem Vídeo - 100-100000457BOX

placa-mãe) MSI A520M-A PRO, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória) RAM Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB), 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - CMK16GX4M2B3000C15

Placa de Vídeo) RX 7600 GAMING OC 8G AMD Radeon Gigabyte, 8GB, GDDR6, 128bits, RGB - GV-R76GAMIN

SSD) SATA SanDisk Plus, 1TB, 2.5", Leitura: 535MB/s e Gravação: 350MB/s, Preto - SDSSDA-1T00-G27

Cooler) Air Cooler Redragon Tyr, LED Azul, AMD/Intel, 120mm, Preto - CC-9104B

Fonte) MSI MAG A600DN, 600W, 80 Plus White, PFC Ativo, Com Cabo, Preto - 306-7ZP6B22-809

Gabinete) Corsair 480T Airflow, Mid-Tower, ATX, Lateral em Vidro Temperado, Preto - CC-9011271-WW

Fans Extras) Kit Com 3 Ventoinhas Rise Mode Energy, 120mm, ARGB, Preto - FN-02-RGB-5V

Postado

@Guilherme De Paula Martinspotência da fonte depende da sua placa de Vídeo e do  seu processador eu indicaria uma fonte de 850w para sua configuração e para futuros upgrades, Indico water cooler, tem ver fans pelo cfm  não adianta comprar fan de R$ 10 tem ver cfm. fluxo de ar delas, não usa estabilizador utiliza hoje filtro de linha, todas peças ttem garantia algumas tem de 3 anos ou 5 ate 10 anos varia de cada fornecedor sim todas peças sao compativeis

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Guilherme De Paula Martins Olá, seja bem-vindo! Precisamos saber o quanto pode você pode investir.

19 horas atrás, Guilherme De Paula Martins disse:

Eu diria que é interessante pegar uma fonte de 650W, é o suficiente para a maioria das configurações (com boa folga já). Essa fonte em específico que você escolheu NÃO é uma boa ideia, eu indico a Rise Mode Zeus de 650W, na Kabum custa cerca de R$300,00.

Não recomendo esse cooler, pegue o DeepCool AG400, geralmente dá pra encontrar por R$130,00 ou menos. Outra opção caso encontre mais barato seria o Thermalright Assassin X.

As escolhidas não são boas, basicamente não tem como um kit de 3 fans que custe menos de R$100,00 ser bom. Para escolher bons fans é ideal você olhar as especificações, como CFM por exemplo. E também priorizar aquelas que são PWM. Exemplo de ventoinha que eu recomendo: Cooler Master Sickleflow.

Claro que o ideal seria nem mesmo precisar comprar ventoinhas avulsas pegando um gabinete que já tenha umas inclusas de alta qualidade, como por exemplo o Montech Air 903 (Base ou Max).

Olhando nas informações dele, consta que suporta GPU de até 400mm, ou seja 40cm, então duvido encontrar alguma GPU que não caiba nele. Altura de CPU cooler suportada é de 165mm, o que é bom também, os que eu recomendei vão caber com tranquilidade.

Diria que o preço dele é meio salgado pra um gabinete que nem vem com fans.

ABSOLUTAMENTE NÃO.

Pegue um filtro de linha iClamper Energia 5 e seja feliz. Ele possui DPS para proteção contra surtos elétricos.

Não entendi sua dúvida.

Sim, são compatíveis, mas isso não significa que são recomendadas, precisamos saber quanto você está disposto a investir no total para sabermos o que é mais indicado pra ti.

• Curtir 1
  • Batata Defumada alterou o título para Ajuda com primeiro PC para jogos e engenharia: Ryzen 5 5500 com RX 7600?
Postado
4 horas atrás, Guilherme De Paula Martins disse:

Processador) AMD Ryzen 5 5500, 3.6GHz (4.2GHz Max Turbo), Cache 19MB, AM4, Sem Vídeo - 100-100000457BOX

Se for pra gastar com esse processador, então compre o AMD Ryzen 5 5600, preço semelhante e melhor.

Se puder gastar mais, então compre o Ryzen 7 5700X3D.

• Curtir 2
Postado
6 horas atrás, Calebe A Melo disse:

https://www.kabum.com.br/produto/461103/placa-de-Vídeo-gaming-pulse-amd-radeon-rx-7600-8gb-gddr6-11324-01-20g Eu iria nesse modelo de RX 7600 se fosse você.

Se você esticar o seu orçamento um pouquinho, você consegue esse modelo dela também, mas é a RX 7600 XT, unica diferenca é a VRAM a mais.

Mas qual seria a diferença? O menor numero de fans não é uma coisa ruim?

8 horas atrás, Batata Defumada disse:

@Guilherme De Paula Martins Olá, seja bem-vindo! Precisamos saber o quanto pode você pode investir.

Eu diria que é interessante pegar uma fonte de 650W, é o suficiente para a maioria das configurações (com boa folga já). Essa fonte em específico que você escolheu NÃO é uma boa ideia, eu indico a Rise Mode Zeus de 650W, na Kabum custa cerca de R$300,00.

Não recomendo esse cooler, pegue o DeepCool AG400, geralmente dá pra encontrar por R$130,00 ou menos. Outra opção caso encontre mais barato seria o Thermalright Assassin X.

As escolhidas não são boas, basicamente não tem como um kit de 3 fans que custe menos que R$100,00 seja bom. Para escolher bons fans é ideal você olhar as especificações, como CFM por exemplo. E também priorizar aquelas que são PWM. Exemplo de ventoinha que eu recomendo: Cooler Master Sickleflow.

Claro que o ideal seria nem mesmo precisar comprar ventoinhas avulsas pegando um gabinete que já tenha umas inclusas de alta qualidade, como por exemplo o Montech Air 903 (Base ou Max).

Olhando nas informações dele, consta que suporta GPU de até 400mm, ou seja 40cm, então duvido encontrar alguma GPU que não caiba nele. Altura de CPU cooler suportada é de 165mm, o que é bom também, os que eu recomendei vão caber com tranquilidade.

Diria que o preço dele é meio salgado pra um gabinete que nem vem com fans.

ABSOLUTAMENTE NÃO.

Pegue um filtro de linha iClamper Energia 5 e seja feliz. Ele possui DPS para proteção contra surtos elétricos.

Não entendi sua dúvida.

Sim, são compatíveis, mas isso não significa que são recomendadas, precisamos saber quanto você está disposto a investir no total para sabermos o que é mais indicado pra ti.

-Atualizando as duvidas:

1) Ok

2) Achei uma versão do processador, mais barato, com cooler próprio. É melhor?

3) Qual a sua recomendação de gabinete com fans inclusas?

4) Qual a sua recomendação de gabinete com fans inclusas?

5) Ok

6) Estou comprando tudo na Kabum, quais são as peças que seriam interessantes ter garantia além do fabricante?

7) Ok. Nas peças citadas estou planejando gastar 4.800 podendo esticar um pouco se necessário. Quais compatíveis você recomenda? 

-Novas duvidas:

a) Como sei se o sistema terá bluetooth disponível?

b) Vou precisar configurar BIOS?

c) Teclado, Mouse e Controle que você recomenda? (Não gostaria de gastar muito com eles mas procuro qualidade)

d) As memórias RAM que escolhi são boas na sua opinião?

• Moderador
Postado
10 horas atrás, Guilherme De Paula Martins disse:

2) Achei uma versão do processador, mais barato, com cooler próprio. É melhor?

O cooler box é mais ou menos, nada extraordinário. Se possível eu recomendo pegar algum cooler dos que eu indiquei, mas não é obrigatório, via de regra. Digo via de regra porque não sei se as suas aplicações específicas de engenharia pra esse computador podem ser do tipo que vão estressar bastante o processador, nesse caso eu nem cogitaria utilizar o cooler box.

3) Qual a sua recomendação de gabinete com fans inclusas?

Seria o Montech Air 903 que eu citei, só que talvez você não encontre ele em estoque atualmente, e costuma aparecer só na Terabyte. Outro Montech com bons fans inclusos é o Sky Two GX, só que o preço pode ser um pouco salgado.

Mas não tem problema nenhum pegar um gabinete sem fans e comprar avulso também, é só que potencialmente você vai gastar mais. O negócio é buscar gabinetes com a frente em mesh de forma a deixar o ar entrar com facilidade no gabinete. E recomendo sempre pesquisar por testes e reviews, no YouTube por exemplo, dos gabinetes que você encontrar por aí.

6) Estou comprando tudo na Kabum, quais são as peças que seriam interessantes ter garantia além do fabricante?

Ah sim, você está falando de garantia extendida? Eu não acho que seja um bom negócio pra falar a verdade.

7) Ok. Nas peças citadas estou planejando gastar 4.800 podendo esticar um pouco se necessário. Quais compatíveis você recomenda? 

Eu indico trocar a placa-mãe porque essa MSI A520M é muito básica, uma MSI B550M Pro-VDH Wi-Fi seria a ideal, só que ela é consideravelmente mais cara, em promoções pode chegar a custar cerca de 700 e pouco. Umas B550 mais em conta seriam por exemplo a Pichau Danuri e Maxsun Terminator.

Outra placa-mãe boa é a ASUS TUF B450M Plus II, só que essa é B450 então não possui PCIe 4.0, mas isso não é super relevante, só que se tiver custando próximo à MSI que eu recomendei ela deixa de ser uma opção interessante.

Fonte e coolers eu já dei recomendações acima. O SSD eu buscaria um NVMe como o Kingston NV2 ou Lexar, de preferência de 1TB.

A GPU eu evitaria as da Gigabyte, e a 7600 é uma boa GPU se encontrar ali por uns R$1.700,00, embora talvez seja melhor ir na RTX 4060 nessa mesma faixa de preço, consome menos e possui melhores tecnologias. O problema dessas duas GPUs seria os 8GB de VRAM, não é algo que vai te dar muita segurança pro futuro, aliás alguns jogos mais pesados atuais já apresentam certos problemas de performance nelas se o usuário não abaixar a qualidade gráfica.

Uma GPU com mais VRAM seria a RX 7600XT, se você encontrá-la por R$2.000,00 eu diria que é um bom negócio.

E conforme já foi mencionado acima, caso possível pegue pelo menos o Ryzen 5 5600, que é bem melhor que o 5500.

• Curtir 2
Postado
18 horas atrás, Guilherme De Paula Martins disse:

Estou montando meu primeiro computador e preciso de algumas ajudas

Vendi meus consoles recentemente e estou com objetivo de montar um computador para estudos (engenharia) e jogos (de modo que rode ''todos'' os títulos atuais rodem de forma tranquila e em boa qualidade).

- As principais duvidas são:

- Os produtos são:

placa-mãe) MSI A520M-A PRO, AMD AM4, mATX, DDR4

Memória) RAM Corsair Vengeance LPX 16GB (2x8GB), 3000MHz, DDR4, CL15, Preto - CMK16GX4M2B3000C15

Placa de Vídeo) RX 7600 GAMING OC 8G AMD Radeon Gigabyte, 8GB, GDDR6, 128bits, RGB - GV-R76GAMIN

SSD) SATA SanDisk Plus, 1TB, 2.5", Leitura: 535MB/s e Gravação: 350MB/s, Preto - SDSSDA-1T00-G27

Cooler) Air Cooler Redragon Tyr, LED Azul, AMD/Intel, 120mm, Preto - CC-9104B

Fonte) MSI MAG A600DN, 600W, 80 Plus White, PFC Ativo, Com Cabo, Preto - 306-7ZP6B22-809

Gabinete) Corsair 480T Airflow, Mid-Tower, ATX, Lateral em Vidro Temperado, Preto - CC-9011271-WW

Fans Extras) Kit Com 3 Ventoinhas Rise Mode Energy, 120mm, ARGB, Preto - FN-02-RGB-5V

Ponderando meu orçamento de 5k (incluindo serviço de montagem) e dicas dessa pagina e do Reddit as peças finais são:

Processador) AMD Ryzen 5 5600GT

Placa - mãe) MSI B550M Pro-VDH WiFi

Memória) 2x Kingston Fury Beast 8Gb, 3200 Mb/s

Placa de Vídeo) RX 7600 8Gb

SSD) Western Digital Green, 1TB, M.2 2280 NVMe, 3200 Mb/s

Cooler) do Processador

Fonte) MSI MAG A650BN

Gabinete) Rise Mode Wave Black

Filtro de Linha) Iclamper Energia 5

Gostaria de algumas dicas de mouse, teclado e controle 

• Moderador
Postado
6 minutos atrás, Guilherme De Paula Martins disse:

Processador) AMD Ryzen 5 5600GT

Não tem necessidade esse processador com gráficos integrados já que você vai pegar uma GPU dedicada. Opte pelo 5600 (sem "G" e sem "GT"), é um processador melhor.

Fonte) MSI MAG A650BN

A Rise Mode Zeus (de 650W) que eu indiquei é uma fonte melhor. Inclusive essa aí teve uma polêmica ano passado porque teve piora do projeto, o TecLab até fez alguns vídeos sobre.

Gostaria de algumas dicas de mouse, teclado e controle 

Qual seria o seu orçamento para esses periféricos? Eu particularmente não fico acompanhando esse tipo de produtos, então não possuo recomendações pra ti.

@Middoken se você puder dar uma ajudinha aqui ficaria grato.

• Curtir 1
Postado

Faça o seguinte então, como você tem 5K e quer mouse, teclado e controle aqui no Brasil, você vai ter que reservar desse orçamento uns 500 reais pelo menos.

Sendo assim o seu PC fica no 4.5k.

O que eu faria se fosse você era investir em:

Ryzen 5 5600

RX 7600 Sapphire Pulse ou XFX RX 6650 XT(Potência muito boa, mas ela está em um preço próximo a RX 7600 e a RX 4060 simplesmente inflacionou....)

B550M & B450M:

- Opções interessantes:

1. B450M MSI(Melhor custo-benefício nas B450M).

2. B550M MSI A-PRO

3. B550M MSI PRO-VDH Wifi

4. B450M TUF GAMING

5. B550M MSI PRO-VDH(Sem Wifi, melhor opção na faixa de preço dela).

SSD: Não iria de Western Digital(Só se estivesse muito barata).

Iria de Kingston NV2, NV3 ou Adata Legend 800

Fonte: Rise Mode Zeus 550W ou Galax Omega GL500S

Recomendo esperar para o natal para comprar.

Outra coisa sobre a GPU.

A RX 6750 XT e a RX 7600 XT também são boas opções visto que pagar 2.400 numa RTX 4060 de 8Gb não compensa.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, Calebe A Melo disse:

Faça o seguinte então, como você tem 5K e quer mouse, teclado e controle aqui no Brasil, você vai ter que reservar desse orçamento uns 500 reais pelo menos.

Sendo assim o seu PC fica no 4.5k.

O que eu faria se fosse você era investir em:

Ryzen 5 5600

RX 7600 Sapphire Pulse ou XFX RX 6650 XT(Potência muito boa, mas ela está em um preço próximo a RX 7600 e a RX 4060 simplesmente inflacionou....)

B550M & B450M:

- Opções interessantes:

1. B450M MSI(Melhor custo-benefício nas B450M).

2. B550M MSI A-PRO

3. B550M MSI PRO-VDH Wifi

4. B450M TUF GAMING

5. B550M MSI PRO-VDH(Sem Wifi, melhor opção na faixa de preço dela).

SSD: Não iria de Western Digital(Só se estivesse muito barata).

Iria de Kingston NV2, NV3 ou Adata Legend 800

Fonte: Rise Mode Zeus 550W ou Galax Omega GL500S

Recomendo esperar para o natal para comprar.

Outra coisa sobre a GPU.

A RX 6750 XT e a RX 7600 XT também são boas opções visto que pagar 2.400 numa RTX 4060 de 8Gb não compensa.

Show!!!

Com suas ajudas de , @Calebe A Melo@Batata Defumada@Tonizpt e @Harry Du Bois acredito que consegui montar o PC ideal para mim.

Agora uma ultima duvida:

Estou comprando na Kabum, tudo ficou 4,7k, espero chegar mais próximo do natal almejando novos descontos ou fecho agora (imaginando que esses valores não irão sofrer muitas alterações) ?

Peças Finais:

Processador) AMD Ryzen 5 5500

Placa - mãe) MSI B550M Pro-VDH WiFi

Memória) 2x Kingston Fury Beast 8Gb, 3200 Mb/s

Placa de Vídeo) RX 7600 8Gb

SSD) Kingston, 1TB, M.2 2280 NVMe, 3500 Mb/s

Cooler) do Processador

Fonte) Rise Mode Zeus 650W

Gabinete) Rise Mode Wave Black

Filtro de Linha) Iclamper Energia 5

Postado
Em 14/12/2024 às 15:49, Guilherme De Paula Martins disse:

O 480T é um bom gabinete, mas aqui no BR gabinetes de marcas como Corsair, NZXT, Lian Li... são consideradas "grife" e vendidos mais caro.

Esse gabinete custa R$ 370,00 na Kabum, mais os R$ 80,00 das 3 fans "de enfeite" Rise Mode =  R$ 450,00.

Por esse valor compra um gabinete Montech Sky Two GX - R$ 449,90 que vem com 3 fans AX140 (140mm) ARGB que avulsas custam R$ 65,00 cada - R$ 195,00 um conjunto mais eficiente, com melhor "custo-benefício".

Ou pode gastar R$ 230,00 com um Acegeek Guardian D441 mais R$ 200,00 com 4 fans Cooler Master Sickleflow 120 ARGB, gastando menos e ficando com um airflow melhor.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...