Ir ao conteúdo

PC reiniciando aleatoriamente quase todos os dias

Ir à solução Resolvido por Gabriel U,

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com um problema no meu pc. Ele fica reiniciando de forma aleatoriamente, quase todos os dias ele reinicia pelo menos uma vez, tem dias que é duas vezes, já tem dias que ele nem reinicia. Eu já fiz teste de memória RAM com o memtest86, e não deu nenhum erro. Já fiz teste de estresse da CPU, GPU, RAM e SSD ao mesmo tempo com o AIDA64, por 10 minutos é também não reiniciou, fez o teste de boa, temperaturas ok. Os reinicio dele são muito aleatórios, ele já reiniciou sem eu está nem usando ele, o pc estava simplesmente ligado, com nada aberto, e reiniciou. Já reiniciou quando jogava, quando estou editando vídeo, e quando não estou fazendo nada, como mencionei antes. O problema não está sendo tão grave, porque estou usando ele de boa, reiniciando só uma vez por dia e olhe lá, tem dia que é duas vezes, mas é meio chato isso, porque pode ser que esteja realizando uma prova da faculdade, e ele acabe reiniciando do nada, ai perco a tentativa kkk. Vou deixar a imagem do log do sistema, onde mostra a ultima vez que ele reiniciou de forma inesperada.

Configuração do meu pc:

Processador: AMD Ryzen 5 3600

placa-mãe: Pichau Danuri B550M-PX

memória RAM: PUSKILL DDR4 3200 16GX2PCS

Armazenamento: SSD KOOTION, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 3500MB/s, SSD SATA III XrayDisk 512GB, HD externo 2TB

Placa de vídeo: Gigabyte AMD Radeon RX 5600 XT Windforce OC 6G

Fonte: Gamemax GP750, 750W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Gabinete: Rise Mode Galaxy Glass M Mini Black

Air cooler: Pichau Darkstar P1, 130mm

Fans: 7x Ventoinha Rise Mode, 120mm, Preto - RM-BK-01-FB

Visualizador de Eventos 20_12_2024 09_34_30.png

Postado

Bom dia! Tem algum horário especifico durante o dia? e essa parte do reiniciando seria desligamento forçado e liga? ou do nada aparece na tela reiniciando? 

Postado

@BruxoFley Seria reiniciando, e não tem horário especifico, já reiniciou pela manhã, pela tarde, pela noite. E eu já desativei a opção de reinicio automático nas configurações avançadas do sistema, mas continua do mesmo jeito. Já atualizei driver de tudo, já coloquei a opção de energia no modo performance, e nada de resolver. Eu não levei ele na assistência técnica, porque iria levar vários dias lá eu acho, e eu utilizo ele para trabalhar.

• Membro VIP
Postado
20 minutos atrás, Deivid Gouveia disse:

Olá, estou com um problema no meu pc. Ele fica reiniciando de forma aleatoriamente, quase todos os dias ele reinicia pelo menos uma vez, tem dias que é duas vezes, já tem dias que ele nem reinicia. Eu já fiz teste de memória RAM com o memtest86, e não deu nenhum erro. Já fiz teste de estresse da CPU, GPU, RAM e SSD ao mesmo tempo com o AIDA64, por 10 minutos é também não reiniciou, fez o teste de boa, temperaturas ok. Os reinicio dele são muito aleatórios, ele já reiniciou sem eu está nem usando ele, o pc estava simplesmente ligado, com nada aberto, e reiniciou. Já reiniciou quando jogava, quando estou editando vídeo, e quando não estou fazendo nada, como mencionei antes. O problema não está sendo tão grave, porque estou usando ele de boa, reiniciando só uma vez por dia e olhe lá, tem dia que é duas vezes, mas é meio chato isso, porque pode ser que esteja realizando uma prova da faculdade, e ele acabe reiniciando do nada, ai perco a tentativa kkk. Vou deixar a imagem do log do sistema, onde mostra a ultima vez que ele reiniciou de forma inesperada.

Configuração do meu pc:

Processador: AMD Ryzen 5 3600

placa-mãe: Pichau Danuri B550M-PX

memória RAM: PUSKILL DDR4 3200 16GX2PCS

Armazenamento: SSD KOOTION, 1TB, M.2 2280, PCIe NVMe, Leitura 3500MB/s, SSD SATA III XrayDisk 512GB, HD externo 2TB

Placa de vídeo: Gigabyte AMD Radeon RX 5600 XT Windforce OC 6G

Fonte: Gamemax GP750, 750W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo

Gabinete: Rise Mode Galaxy Glass M Mini Black

Air cooler: Pichau Darkstar P1, 130mm

Fans: 7x Ventoinha Rise Mode, 120mm, Preto - RM-BK-01-FB

Visualizador de Eventos 20_12_2024 09_34_30.png

Bom dia. Sejam todos muito bem-vindos ao Clube do Hardware.
Por acaso o Windows foi instalado ou formatado recentemente nessa máquina, ou não?

• Membro VIP
Postado
agora, Deivid Gouveia disse:

@Gabriel U Eu montei ele no mês de outubro, e instalei o Windows 11 pro, e comprei a licença do Windows para ativar

Certo. Você se lembra do que fez depois que a instalação aconteceu? Por exemplo:
1. Você instalou as versões atualizadas dos seus drivers diretamente dos sites dos fabricantes?
2. Fez alguma alteração nas configurações do Windows Update?

Postado

@Gabriel U  Depois de instalar o Windows, eu só instalei o driver da placa de vídeo. Já os drivers da placa-mãe, eu só baixei e instalei depois de um mês. Instalei também o AMD chipset driver. 

Agora eu lembrei que na primeira vez que instalei o driver da placa de vídeo, que seria o AMD software adrenalin edition, a tela tinha ficado preta, e eu tive que reiniciar o pc, pelo botão reset, ai voltou a dar vídeo. Depois de alguns dias, eu desinstalei o AMD software adrenalin, e instalei novamente, só que dessa vez não deu tela preta.

Postado

@Deivid Gouveia , Olá

Sugestão:

• tenta fazer teste ligando o básico(processador+memórias+placa de vídeo). Para ver se aparece o defeito a reiniciar. Tem ir na mensagem "Insert boot disc...." e parar nesta tela.
  • Depois liga os SSD/HDs. Se não aparece o problema.
  • Faz teste ligando outra Fans no dissipador do processador para verificar se estabiliza, pode ser uma fan com problema.
  • Tenta desligar as fans e controladora para verificar se estabiliza. Ligando somente do Cooler/dissipador. ( como na descrição você tem muitas fans no gabinete.)

• Membro VIP
  • Solução
Postado
10 minutos atrás, Deivid Gouveia disse:

@Gabriel U  Depois de instalar o Windows, eu só instalei o driver da placa de vídeo. Já os drivers da placa-mãe, eu só baixei e instalei depois de um mês. Instalei também o AMD chipset driver. 

Agora eu lembrei que na primeira vez que instei o driver da placa de vídeo, que seria o AMD software adrenalin edition, a tela tinha ficado preta, e eu tive que reiniciar o pc, pelo botão reset, ai voltou a dar vídeo. Depois de alguns dias, eu desinstalei o AMD software adrenalin, e instalei novamente, só que dessa vez não deu tela preta.

Entendi. É provável que o que esteja causando seus problemas de desligamento, na parte de sistema operacional, seja as configurações do Windows Update, cumuladas com os parâmetros do plano de energia do Windows. Se for esse o caso, a correção é fácil de fazer.

1. Abra as Configurações do Windows;

2. Entre na parte de Atualizações e Segurança;

3. Nas Configurações do Windows Update, no campo Pausar Atualizações, selecione um prazo qualquer (1 semana ou até 4 semanas).

4. Pressione Windows + R e digite sysdm.cpl;

5. Mude para a aba Hardware, na parte de cima, e selecione o botão abaixo "Configurações de Instalação do Dispositivo".
6. Mude para Não, e confirme, clicando em Ok..

7. Mude para a aba Avançado, e clique em Configurações, na parte de Desempenho.

8. Mude para a aba Avançado e clique em Alterar, na parte de Memória Virtual.

9. Desmarque a primeira caixa de seleção acima, e escolha a opção Tamanho Personalizado.

10. Ajuste o Tamanho Inicial para 400 e o Tamanho Máximo para 16384.

11. Clique em Definir, e depois em Ok, e não reinicie ainda o seu computador.

12. No Menu Iniciar, abra o CMD como Administrador e execute o seguinte comando: powercfg -h off

13. Reinicie o seu computador e veja se o problema persiste.

Caso o problema persista, o computador pode precisar de uma verificação física de energia, e aí, é interessante seguir as indicações do colega acima.

Postado

@Gabriel U Fiz o procedimento, agora vou esperar alguns dias, para ver se o problema vai persistir. Me diz como eu faço para ativar o modo suspender. Eu só tinha achado o modo hibernar nas opções de energia, mas não encontrei o modo suspender, eu gostava tanto de usar ele no notebook, e agora não tenho essa opção no pc. Desde já agradeço

• Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, Deivid Gouveia disse:

@Gabriel U Fiz o procedimento, agora vou esperar alguns dias, para ver se o problema vai persistir. Me diz como eu faço para ativar o modo suspender. Eu só tinha achado o modo hibernar nas opções de energia, mas não encontrei o modo suspender, eu gostava tanto de usar ele no notebook, e agora não tenho essa opção no pc. Desde já agradeço

a. Pesquise por "energia" no Menu Iniciar, e ache a opção "Escolher um plano de energia".

b. Localize o texto em azul, do lado esquerdo da tela, "Escolher a função dos botões de energia".

c. Na tela que se abre, veja se a opção de Suspensão aparece abaixo, e se está marcada.

d. Se não estiver marcada, selecione o texto em azul acima "Alterar configurações não disponíveis no momento", e marque a opção de Suspensão, salvando as alterações em seguida.

e. Se o botão de Suspensão não aparece, pode ser que o modo de Suspensão do processador esteja desabilitado em BIOS, ou o processador não seja compatível (o que é bem raro de ocorrer).

• Membro VIP
Postado
Em 20/12/2024 às 10:08, Deivid Gouveia disse:

@Gabriel U Não aparece a opção suspender, só a opção bloquear, o meu processador é o Ryzen 5 3600

O comando powercfg -h off desliga o arquivo de hibernação do Windows e o exclui do armazenamento do sistema. Você reiniciou o computador depois que o desligou (para que a mudança fosse aplicada)?

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Deivid Gouveia disse:

@Gabriel U Sim, eu reiniciei. Será que tem que ativar alguma coisa na BIOS para que o modo suspender apareça nas opções de energia?

Não é necessário. Seu processador não é tão antigo. Execute o comando, dessa vez ligando o arquivo de hibernação, dessa forma: powercfg -h on

Caso o problema anterior volte, já saberemos o que está causando: a hibernação do sistema. Depois de executar o comando, volte às configurações de energia e verifique se a opção de suspensão voltou a aparecer.

• Membro VIP
Postado
agora, Deivid Gouveia disse:

@Gabriel UMesmo ativando não mostra a opção suspenderimage.png.ef55c49b805f47fe4b8650f509ffab23.png

Espero que tenha reiniciado o PC depois de reativar a hibernação. Além disso, o seu campo de ação do botão de suspensão está vazio (talvez por isso a opção ainda não apareça).

Postado
Em 20/12/2024 às 10:34, Gabriel U disse:

Entendi. É provável que o que esteja causando seus problemas de desligamento, na parte de sistema operacional, seja as configurações do Windows Update, cumuladas com os parâmetros do plano de energia do Windows. Se for esse o caso, a correção é fácil de fazer.

1. Abra as Configurações do Windows;

2. Entre na parte de Atualizações e Segurança;

3. Nas Configurações do Windows Update, no campo Pausar Atualizações, selecione um prazo qualquer (1 semana ou até 4 semanas).

4. Pressione Windows + R e digite sysdm.cpl;

5. Mude para a aba Hardware, na parte de cima, e selecione o botão abaixo "Configurações de Instalação do Dispositivo".
6. Mude para Não, e confirme, clicando em Ok..

7. Mude para a aba Avançado, e clique em Configurações, na parte de Desempenho.

8. Mude para a aba Avançado e clique em Alterar, na parte de Memória Virtual.

9. Desmarque a primeira caixa de seleção acima, e escolha a opção Tamanho Personalizado.

10. Ajuste o Tamanho Inicial para 400 e o Tamanho Máximo para 16384.

11. Clique em Definir, e depois em Ok, e não reinicie ainda o seu computador.

12. No Menu Iniciar, abra o CMD como Administrador e execute o seguinte comando: powercfg -h off

13. Reinicie o seu computador e veja se o problema persiste.

Caso o problema persista, o computador pode precisar de uma verificação física de energia, e aí, é interessante seguir as indicações do colega acima.

@Gabriel U Olá, até agora o meu pc não reiniciou mais, de forma aleatória. Teria como me explicar o que você acha que estava ocasionando esse problema, já que seu passo a passo resolveu até agora. Já são 6 dias e ele não reiniciou.

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Deivid Gouveia disse:

@Gabriel U Olá, até agora o meu pc não reiniciou mais, de forma aleatória. Teria como me explicar o que você acha que estava ocasionando esse problema, já que seu passo a passo resolveu até agora. Já são 6 dias e ele não reiniciou.

Olá de novo. Espero que seu Natal tenha sido bom.
Duas suspeitas principais, nesse caso: (1) ou as atualizações do Windows estavam exigindo constantemente que seu PC desligasse/reiniciasse, ou (2) o gerenciamento de energia do Windows estava com algum pequeno bug, ou problema (que você corrigiu ao desligar o arquivo de hibernação no passo 12).

Seja como for, os passos que te ensinei verificam essas possibilidades e ajustam o sistema nas configurações mais confortáveis em relação à compatibilidade. A depender do uso que você goste de dar ao seu computador, pode ser necessário desfazer apenas o passo 12 e religar o arquivo de hibernação (se você gosta de deixar o PC suspenso ou hibernando, em vez de desligar completamente, o que eu, particularmente, não recomendo, mas é questão de gosto, no caso da hibernação). 

• Membro VIP
Postado
Em 26/12/2024 às 09:56, Deivid Gouveia disse:

@Gabriel U Então seria bom eu atualizar o Windows manualmente. Como eu pausei as atualizações, ai quando a pausa acabar, eu posso atualizar e depois pausar novamente?

Boa tarde. Feliz ano novo e desculpe a demora na resposta.

Sim, você pode fazer isso. Aliás, também existe a opção de você deixar o Windows Update liberado normalmente, porém, alterar as Políticas de Grupo do seu Windows, para fazer com que as atualizações de segurança sejam instaladas 4 dias depois de liberadas, e as opcionais em até 1 ano de atraso.

• Curtir 1
  • 2 meses depois...
Postado

Oi Deivid, estou com o mesmo problema que o seu, mas ainda "não fui atrás" pra resolver, porque nunca é uma certeza do que era. Aparece o mesmo log de nivel critico Kernel ao reiniciar e tal, temperaturas ok e tudo. O seu pc nunca mais reiniciou? Realmente foi resolvido?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...