Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.
Pc para áudio, jogos as vezes e no caso prefiro consumo baixo, temperatura melhor, é tudo um conjunto.

O undervolt, eu encaro como distinto à subtensão elétrica, mesmo ambos tendo algo em falta e acho que mesmo exagerando a chance de problemas extremos é bem longe de ocorrer...
Ano que vem curso de eletrônica, mas já curioso eu tenho dúvidas:
Eu tenho um i5 com 24w no máximo em estresse (limite a 1.60 GHz e 3 núcleos habilitados). Surpreendentemente o processador roda bem o que preciso e tudo certo.

Me considero um entusiasta ao contrário, ou seja, over? under. Aí vão as dúvidas:
Ficando com este setup ou mudando, eu vou querer mexer nisto:
1. Qual situação é o pior cenário? Ou seja, o que de pior pode ocorrer?
2. Pode ficar ruim a ponto de perigo (algo que possa causar fogo, fumaça ou undervolting e clocking mesmo extremos não existe isto)?
3. Por mais que eu exagere e desligou tudo e eu resetei no jumper e na pilha, e tudo está ok, afetou o CPU para sempre tirando dele anos de duração? Porque eu compro algo para durar, meu foco é áudio, não Pc e jogos;
4. Pelo que sei é um alcance (este é hipotético que vou dizer): 0.82v até 1.25v, logo, se eu faço 1 ou 0.99v e os MHz de 4500 para 3000 ou 2800 tudo ok? Faria para uma margem de segurança.
5. Trancar um ou mais núcleos ok?
Com 3 roda legal, se eu adquiro algo com 12 e retiro turbo, retiro hyperthreading e coloco 9 núcleos por exemplo, vou explicar o porquê:
Eu ligo para watts, assim como a qualidade da rede elétrica e por isso adquiro fontes Gold ou superiores, sou bem exigente. Se um i5 atual que uso, que é de segunda geração está assim, imagino um Pentium 8500 ou Athlon Gold ou Ryzen ou i3, i5, i7, i9 novos...

Logo, é por isto tudo de minhas dúvidas, eu não apenas compro o Pc, eu quero extrair o melhor dele, retirando coisas que não utilizarei (IA por exemplo é legal, mas quanto menos para mim, para o meu caso melhor) e aprimorando o que for possível.

Desculpem o enorme texto e a complexidade e se não estiver na área correta, peço por gentileza que este tópico seja movido, muito obrigado!

• Confuso 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...