Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Há um ano ou mais meu notebook começou a fechar os jogos com mensagem de erro sobre GPU ou dispositivo de renderização perdido (Overwatch, Marvel Rivals, Infinity Nikki e até Strinova). Resolvi limpar as fans/cooler e formatei o Windows essa semana criando mídia de recuperação pelo site da Microsoft e atualizei todos os drivers depois mas quando fui testar um jogo nem dava mais erro com mensagem, só aparecia uma tela preta de uma vez (acontece nos 30 seg finais do vídeo):

Comprei meu computador em 2021 e nunca troquei a pasta térmica. Seria um problema de pasta térmica? Imaginei que não fosse problema de hardware porque fiz lenovo diagnostics e testes de estresse e deu tudo ok. Meu notebook é um Legion 5i i7 RTX 2060 com 16gb de ram. Obrigada pela ajuda! 

Postado

@abertossi é infinity nikki! mas o mesmo acontece com marvel rivals e overwatch. recentemente testei strinova, com grafico mais fraco, e a tela não fica preta nem faz barulho mas aparece um erro e o jogo fecha às vezes, outras vezes consigo ficar jogando por um tempo bom. só acontece em estresse sim, quando estou jogando jogos com renderização significativa, pelo que percebi. joguei uns jogos com pouca renderização ou jogo de pixel art (the corridor, omori, undertale, celeste) e rodou normalmente, os programas abrem rápido também.

sobre a gpu, ela tá tranquila, eu acho (?) fiz teste de estresse no 3dmark e a pontuação foi 6100. a temperatura máxima durante o teste de estresse é na faixa dos 75 graus, e a média é uns 60 graus. também mandei o print dos erros que costumam aparecer e da parte interna do meu notebook, mostrando as pastas térmicas. tava com a teoria de que fosse o processador esquentando e por consequencia afetando o desempenho da gpu (e talvez a gpu esquentando também, comprei o pc faz 3 anos e nunca troquei pasta térmica de nada)... poderia ser isso?

image.thumb.png.1b21cc036b8861beaea361f00eee0b73.png

Semttulo.thumb.jpg.7fa81a0efcdb90b6eb3d071a8a214036.jpg

Postado

@adsvanessa Voltei só agora..
Então pesquisei um pouco vi alguns relatos de temperatura mesmo nesse modelo e que foram solucionados com undervolt na cpu
Neste link tem relatos do mesmo modelo, e sendo solucionado por undervolt, nele ja tem o passo a passo do undervolt também.
Acredito mesmo que esteja sendo capado e dando problemas devido a temperatura da cpu estar oscilando na casa dos 80/90+ com certa frequência no vídeo. 
Se não sentir seguro de fazer este procedimento, a troca de pasta térmica, aplicada e feita da forma certa só irá te beneficiar de qualquer forma.  
Esta imagem da placa-mãe é seu notebook mesmo? voce retirou as ventoinhas para limpeza? se foi feito isso seria importante trocar a pasta térmica  nestes dois componentes!
Bases para o notebook são interessantes também, as que resfriam maioria nem tanto.. infelizmente começam realmente resfriar em um preço exorbitante aqui no Brasil 

Postado

@abertossi vou atrás de tentar fazer undervolt, quem sabe da certo! obrigada 🙂

e sim, é a imagem do meu pc mesmo, ele ta sem as fans porque eu tava fazendo a limpeza esse dia mas estão funcionando corretamente. percebi as pastas térmicas desgastadas nesse dia mas não tenho noção de quanto elas precisam estar desgastadas pra considerar trocar daí preferi não mexer nisso kkkkkk tava com medo de trocar o que não era pra ser trocado. bases que você fala é suporte com cooler? se for o caso tenho uma também mas não costumo usar tanto porque a altura é baixa 😪😪😮‍💨 

Postado

@adsvanessa

10 minutos atrás, adsvanessa disse:

daí preferi não mexer nisso

Quando você retira o cooler a pasta térmica velha já aplicada perde a vedação e pode deixar áreas de contato ineficientes ao ser recolocado, fora que secagem e deterioração que pode causar esse superaquecimento por falta de um contato térmico bom levando a esse thermal throttling ou ate danos permanentes na maquina.
A recomendação é sempre que retirar o cooler(normalmente de vez em nunca) remover a pasta térmica antiga e aplicar a nova. Uma pasta térmica boa seria a Arctic MX-4 gosto muito dela e utilizo em meu notebook.

15 minutos atrás, adsvanessa disse:

bases que você fala é suporte com cooler?

Isso

15 minutos atrás, adsvanessa disse:

tenho uma também mas não costumo usar

Eu tenho simples que não foram eficientes o bastante para mim, então minha experiência pessoal com esses suportes com cooler mais baratos não foi dos mais legais..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...