Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho 5 fans no meu pc além do cpu cooler, todas de 3 pinos sem RGB com molex, não tenho tantas entradas na placa-mãe então por enquanto elas estão todas no molex o que está fazendo um barulhão (são bem fortes). Preciso controlar a velocidade delas e pensei em algumas opções e gostaria de sugestões também:

1. Cabos em Y que transformam uma entrada em 2 ou 3 para conectar varias fans, mas tenho medo de sobrecarregar a entrada e queimar a placa-mãe.
  2. Uma controladora, mas aí chega a minha principal dúvida, como são fans de 3 pinos elas não podem ser controladas com o PWM, apenas mudando a tensão, e aparentemente a maioria das controladoras (pelo menos as que eu vi) não conseguem mudar isso, e as ventoinhas ficariam ligadas no máximo como já estão.
  3. Um cabo hub com as entradas que eu preciso, mas tenho a questão de sobrecarregar a entrada já que não é um sistema tão complexo como uma controladora, ou de não conseguir controlar a velocidade por tensão.

Então, como controla a velocidade de uma fan 3 pinos fora da placa-mãe? Qual controladora, extensor ou hub comprar; Se precisar qual programa usar; Como saber se a minha placa-mãe consegue fazer isso etc. 

Postado

De fato, fan com 3 pinos só pode ter a rotação controlada pela placa-mãe se no BIOS tiver opção de controle por DC (variação de tensão - V), então só ligando através de cabo splitter., sendo considerado seguro ligar até 4 fans por conector.

Ou então resta usar um controlador de rotação de fan "Old School". (Fan Speed Controller).

Fan Speed Controller - regulagem individual para cada 2 fans.

S8a60d58c019d44f9b26878d454e817a3c.jpg

Fan Speed Controller - regulagem única.

S93b7b8fa73d64c3eadda9ef9e304970c2.jpg

Postado

Tenho 90% que minha placa-mãe tem controle DC, pois eu tinha um water cooler com ventoinhas de 3 pinos que eu liguei nos conectores normais, não foram nem no cpu fan, e na BIOS consegui controlar a velocidade deles. 

Estou mais mexido pelos cabos splitter pois parece algo mais simples, barato e direto, há também esse tipo de splitter em hub mas temo que sobrecarregue a entrada então irei na opção mais segura, e colocarei dois cabos splitter nas duas entradas da placa-mãe, um de 2 e um de 3 para as minhas 5 ventoinhas. Tem alguma vantagem no fan speed controler, ou é só uma última médida? Qual opção você sugere?

Para os cabos splitter tem algum conselho? Posso pegar de 4 pinos mesmo usando só três, ou preciso pegar três especificamente? Tem diferença no splitter que são vários cabinhos do que é uma mini placa com as entradas?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!