Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei um pc para uso doméstico, tarefas básicas. Porém, a fonte era ruim e MUITO barulhenta. Troquei pela Mancer Thunder de 400w. Depois de um tempo, o computador desliga e só  volta a ligar depois de tirar da tomada e colocar de novo, não liga apertando o botão. Monitorei temperatura, e tudo normal, até por que só uso para tarefas básicas. Com a fonte antiga, não desliga. As vezes, fica um longo tempo sem desligar, mas logo volta a apresentar o problema. A fonte é de 8 pinos, mas a placa é de 4. Tive que colocar um cabo adaptador. Isso pode estar afetando, causando o desligamento?

placa-mãe: American Megatrend

Processador: Intel(R) Core(TM) i5-4440

memória: 8gb 

Fonte: Mancer Thunder 400w

Postado

Não entendi a parte do adaptador, você está colocando 8 pinos na alimentação do processador que só precisa de 4? E qual o modelo da sua fonte antiga?

Postado
agora, Marcelo GMattos disse:

placa-mãe: American Megatrend

* American Megatrend é relacionado ao BIOS.

Sabe informar  qual é a placa-mãe - Marca/modelo ?

Se não., utilize esse aplicativo CPU-Z

Postado

Em 08/01/2025 às 17:04, Rafael C. disse:

Não entendi a parte do adaptador, você está colocando 8 pinos na alimentação do processador que só precisa de 4? E qual o modelo da sua fonte antiga?

O cabo da fonte é de 8 pinos, o encaixe da placa é de 4, estou usando um cabo adaptador. O da antiga é 4.

Em 08/01/2025 às 17:24, FoxBlack disse:

Modelo H81 

Postado
2 horas atrás, Marcelo GMattos disse:

O cabo da fonte é de 8 pinos, o encaixe da placa é de 4, estou usando um cabo adaptador. O da antiga é 4

Entendi, é que geralmente as fontes possuem 8 pinos que podem ser separados, mas pelo jeito eles não tiveram nem o trabalho de deixar os pinos divididos.

É bem provável que esse problema seja por causa da fonte, mesmo que estes "400 watts" sejam mais do que sulficientes, a fonte pode estar com algum defeito, porém pode haver outras causas como a energia elétrica da sua casa oscilar muito ou a bateria da placa-mãe estar bem velha.

Você usa alguma proteção contra surtos, algum estabilizador ou apenas uma régua de tomada?

Postado
14 horas atrás, FoxBlack disse:

Chipset H81. Socket 1150. Placa bem antiga.  

* Hora de providenciar um Upgrade geral.

Ô mano, eu não jogo nesse pc, é pra coisa bem simples mesmo. A placa é d 2020. Até ano passado eu usava um pc mais velho ainda e nunca deu isso. Se tu não sabe como ajudar, valeu.

Em 08/01/2025 às 17:04, Rafael C. disse:

O cabo da fonte é de 8 pinos, o encaixe da placa é de 4, estou usando um cabo adaptador. O da antiga é 4.

Em 08/01/2025 às 17:24, FoxBlack disse:

Modelo H81 

15 horas atrás, Rafael C. disse:

Entendi, é que geralmente as fontes possuem 8 pinos que podem ser separados, mas pelo jeito eles não tiveram nem o trabalho de deixar os pinos divididos.

É bem provável que esse problema seja por causa da fonte, mesmo que estes "400 watts" sejam mais do que sulficientes, a fonte pode estar com algum defeito, porém pode haver outras causas como a energia elétrica da sua casa oscilar muito ou a bateria da placa-mãe estar bem velha.

Você usa alguma proteção contra surtos, algum estabilizador ou apenas uma régua de tomada?

Uso uma régua, mas só ligo duas tomadas nela. Eu também achava isso, mas a fonte antiga não desligava. E o pc antigo nunca desligou. Vou providenciar uma regua mais nova, e testar. Valeu.

Postado
2 horas atrás, Marcelo GMattos disse:

Uso uma régua, mas só ligo duas tomadas nela. Eu também achava isso, mas a fonte antiga não desligava. E o pc antigo nunca desligou. Vou providenciar uma regua mais nova, e testar. Valeu.

@Marcelo GMattos tente procurar por um Filtro de Linha com clamper, ele é basicamente uma régua de tomadas mas que protege das menores variações da rede elétrica

Postado
35 minutos atrás, Rafael C. disse:

@Marcelo GMattos tente procurar por um Filtro de Linha com clamper, ele é basicamente uma régua de tomadas mas que protege das menores variações da rede elétrica

Ok, brother. Vou tentar isso. Valeu.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!