Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, eu não sei se vocês podem me ajudar porém não aguento mais formatar pc, fui sair de um core2quad q9650 para um Xeon x5460, mudei os microcodes da placa-mãe, reconhece ele legal os núcleos certinho, mais caramba, é tela azul o tempo inteiro, erro de driver, erro de ionrate, várias paradas que nunca deu quando eu usava o c2quad, serase tem alguma config específica na BIOS que eu preciso fazer? Inúmeros vídeos no YouTube, faço os passo a passo, e volta ficar dando erro de tela azul até quando não tiver como resolver 

Postado

@Shaka de V1rgo Trocou um processador com 95 TDP 3.0GHZ 4/4 por um com 3,2GHZ 4/4 com 120W de TDP, sendo que sua placa-mãe só suporta core 2 quad, não core 2 extreme que tem caracterizas parecidos ao Xeon X5460.

Está assasinando sua placa-mãe por 200mhz e 25W a mais do que a placa-mãe suporta.

image.thumb.png.0aab764c228ccae1cf52c0111b0779b0.png

  • Curtir 1
Postado

@Shaka de V1rgo Eu não sei se é "válido" essa de colocar uma BIOS anterior, mas vai que funciona... Xeon adaptado tem muitas peculiaridades, e a principio nem era para funcionar nessa placa kkkkk como o @Banunin citou, é uma placa para CPU de até 95w, as telas azuis e erros acontecem quando o seu sistema está com alta carga? se for isso, tente abaixar a tensão do CPU, para ele gastar menos watts (dá para ver o consumo com o  HW monitor)..

Postado

@CaioLCamargo O Xeon já não é muito superior ao core 2 quad, ainda vai abaixar clock ou alguma forma de ficar econômico, vai  transformar ele num Core 2 Duo?

Sem contar que esse Xeon esquenta também.

Postado

@Banunin Po cara, não é bom abaixar a frequência desse CPU, que já não é alta, nesse caso é só abaixar a tensão mesmo e ver se dá certo, dependendo da sorte no silício dele dá para ficar estável com 1.1v ou até menos.. mas mesmo assim estou achando estranho.. se os VRM não conseguem entregar a energia suficiente não era para dar erros de drivers, erros de IO.. tela azul até pode ser.. mas acho mais provável ser um problema de BIOS ou Software.. até por que muitos colocam esses Xeons nessas G31 ou G41 e dá certo.

  • Curtir 1
Postado

@CaioLCamargo Bom saber, mas é meio chato ficar tendo que fazer modificações, o xeon que dá certo é o X5450, esse fica estável, mas trocar de C2Q para esses xeons não compensa, apenas de Core2 duo/Pentium/Celeron.

  • Curtir 1
Postado

@Banunin É mesmo..
@Shaka de V1rgo Se eu fosse você, voltava para o q9650, aumentava o BCLK para 105, assim já fica com a mesma frequência que o x5460, o pessoal na internet fala que acima de 115 no BCLK pode causar instabilidades no sistema e no pior dos casos danificar SSD ou HD, mas esse valor varia de hardware para hardware.. tente não subir mais que 110.

  • Curtir 1
Postado

@CaioLCamargo é só a fundos de benchmark amigo, como o campeão aí disse, já vi várias pessoas que mantêm os Xeons nessas máquinas, acabei de ver aqui, acho que a minha placa tá com BIOS errada, de um modelo parecido, mas não o dela, tô atualizando aqui pra vê se mata o problema

@Banunin @CaioLCamargo exatamente, estou atualizando a BIOS pro modelo certo para vê se corrige esses erros, parece que ela tava com uma BIOS diferente 

  • Curtir 1
Postado

@Banunin Opa, ô se dá, mas eu falei errado! o certo no nos 775 seria pelo FSB (praticamente a mesma coisa que o BCLK), que controla a velocidade do CPU e da RAM, no caso do meu q9550, o multiplicador é 8,5 e o FSB padrão é 333mhz (2.830mhz), então dá para alterar o FSB de 333 para 353 e conseguir 3ghz no q9550, nisso eu tenho que setar a frequência do PCI para 104, se não ele fica instável e desliga.. eu já tive problemas de driver da placa de vídeo dando erros com a frequência do PCI acima de 110, e também pode ser que corrompa arquivos do Windows (principalmente em SSD), pois essa frequência do PCI também afeta as portas SATA.. tente aumentar o FSB aos poucos sem aumentar o PCI, quando chegar no limite aumente um pouco o PCI e vá aumentando o FSB.. outro método, que inclusive eu prefiro é o BSEL mod, coloca o nome do seu CPU + BSEL mod e vê se ele suporta normal junto com a sua placa-mãe.

@Shaka de V1rgo Eitaa.. então provavelmente é isso mesmo, esses problemas de drivers e tela azul tem bem cara de ser BIOS errada, tomara que seja só isso mesmo, depois conta se resolveu 🙂 

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!