Ir ao conteúdo

Vale a pena trocar a GeForce GTX 1080TI pela RTX 4060 para jogar em Quad HD?

Ir à solução Resolvido por Ominicron,

Posts recomendados

Postado

Ola, gostaria de trocar minha placa de vídeo, tenho uma 1080 ti 11gb,vale a pena trocar por um RTX 4060?Ou vou ter o mesmo desempenho,quero jogar em Quad HD 2K, estava de olho também em uma rx6800 xt, mas 300w de consumo é brincadeira kkkk.

Qual seria um boa opção?

Postado

@Rafaelespindula Para 2K recomendo pelo o menos uma 6750 XT ou uma 4060 TI, ademais, se quiser compartilhar as configurações do seu setup e orçamento isso pode ajudar a te orientar sobre a melhor escolha, mas já de antemão, se quiser conferir esse gráfico abaixo, o mesmo representa o desempenho médio de diversas GPUs do mercado na resolução que você desejaimage.png.98c57db035539e696f5119a4df9916b2.png

• STAR ALPHA alterou o título para Vale a pena trocar a GeForce GTX 1080TI pela RTX 4060 para jogar em Quad HD?
Postado

@Rafaelespindula Bom, pelo que citou teu setup da conta de extrair tudo de qualquer uma das GPUs que citou. Enfim, se o objetivo for jogar em 2k, a 4060 não é o ideal, vai precisar de muito auxílio para dar conta e tem jogos que talvez nem seja possível, recomendo no mínimo uma 6750 XT e com ressalvas, pois tem jogos que ela deve penar, o ideal mesmo é uma 7700XT ou uma 7800 XT pelo lado da AMD ou uma 4070 ou 4070 Super pelo lado da nvidia. Para qualquer uma delas uma boa fonte de 550W vai servir, então não tem necessidade de trocar a que você tem. Mas se quiser ir para uma placa de uns 300W, sugiro que troque para uma fonte de uns 650W, embora que um 7600 não consuma muito e não chegue no limite da fonte, é bem capaz de você trabalhar com 85-90% do uso da fonte.

• Curtir 1
Postado

@Davi Labre Acha que a rx 6750xt tem um desempenho melhor que a 4060 ti em full HD? no geral, porque sei que tem jogos que uma se sai melhor que a outra.Quero trocar de placa não só pelo fato de jogar em 2k mas queria algo pra rodar ainda melhor os jogos que jogo hj em Full HD, 2k seria só para um upgrade futuro de monitor talvez

• Solução
Postado

@Rafaelespindula Entendo, na prática são placas com desempenho bem similar, o que varia costuma ser de jogo pra jogo(tem jogo que funciona melhor em uma do que outra), mas no geral elas tem um desempenho igual, todavia tem algumas ressalvas.

1 - Os drivers da 4060 TI costumam chegar mais polidos e mais rapidamente do que os da 6750, então se o objetivo for jogar os jogos já no lançamento você terá uma taxa de quadros melhor com a 4060 TI, pois a AMD demora um pouco mais para lançar os drivers bons. Então em lançamentos a 4060 TI costuma levar uma vantagem, que ao longo do tempo e com lançamento de drivers a AMD recupera e fica ligeiramente acima (Nada muito relevante)

2 - A 6750 tem um preço melhor, inclusive do que a 4060 TI de 8 GB.

3 - A 4060 de 8 GB pode ter dificuldade em certos jogos que requerem mais de 8 GB, você pode resolver isso reduzindo um pouco de texturas e resolução, problema esse que a 4060 TI de 16 GB não terá e a 6750 XT também.

No geral eu acho que para FHD tanto uma 4060 TI quanto uma 6750 vão te entregar bastante folga paro FHD, mas eu iria preferir a 6750 XT mais por essa questão da VRAM, que faz diferença em alguns jogos e tente a fazer diferença em títulos futuros (Aliás, foi por isso que eu escolhi minha placa, pra ter longevidade no FHD sem gastar tanto). Se a 4060 TI de 16 GB fosse mais barata eu iria nela pela comodidade dos drivers atualizados com mais rapidez, mas pagar 3k numa placa com desempenho igual ao de uma de 2.2 não faz mt sentido pra mim kkkk

Edit: Ia esquecendo de comentar, mas o DLSS3 e o futuro DLSS4 são tecnologias superiores ao FSR2 que a 6750 usa, então a 4060 TI sai na frente nesse quesito, as duas performam praticamente igual como disse anteriormente, mas talvez esse DLSS4 desequilibre um pouco as coisas. Lembrando que o DLSS é auxílio de IA e que eventualmente gera artefatos na imagem e também que não é eficaz se a placa não da conta de rodar o jogo já em uma taxa de quadros decente, mas ajuda a subir os quadros.

• Curtir 1
Postado

@Rafaelespindula Da sim, o recomendado pelo fabricante é 650 W, mas essas recomendações são sempre para cenários extremos, pois é melhor o fabricante recomendar potência a mais do que a menos e ter que se responsabilizar por um eventual problema.

Mas enfim, se quiser fazer um pouco de continha e ter uma ideia do quanto deve consumir:

Só o processador consome de 65 a 88 W, a GPU em jogos pega no máximo 300W vide testes do techpowerup que deixei anexado, ou seja, em um cenário de estresse máximo de CPU e GPU seu setup gastaria no máximo 388 W, já os demais componentes como placa-mãe, memórias, ssds e fans tem consumo bem baixo, variando entre uns 20-30 W para a placa-mãe e mais ou menos entre 2 e 5W para os outros componentes como SSDs, fans ou memórias, no meu caso por exemplo, são 6 fans (+-30W totais), dois ssds (+-10W totais), duas memórias (+-10W totais) e a placa-mãe (30), isso tudo aí contabilizou uns 80 W contabilizando valores máximos, se somar com os 388 máximos de CPU e GPU você tem aproximadamente 468W totais o que representa uma carga de 85% do que a fonte deve entregar.
O ideal é trabalhar com as fontes com cargas por volta de 75% a 80%, dessa forma você atinge melhor a curva de eficiência delas, (Varia de modelo para modelo) assim você economiza mais energia, pois a fonte precisa puxar menos da tomada para entregar os W exigidos e da mais vida útil para os componentes dela, então esses 85% estão um pouco acima do que seria ideal. Mas também está longe de ser um cenário que vá te trazer problemas, até porque esses 468W que sugeri é um cenário extremo de uso e ainda assim está dentro das especificações da fonte.
Se quiser ver um pouco sobre essa questão de fonte tem um tópico aqui do fórum bem interessante também:

image.png.4028ebf8f79732f0959311683c84d858.png

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...