Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, povo, tudo joia?

Tenho o mesmo PC de 2014, que sempre me atendeu muito bem, mas, com o tempo, começou a me deixar na mão. Sendo assim, gostaria de fazer um investimento para o deixar mais atual e aguentar jogos mais atuais. Seguem minhas especificações:

- placa-mãe: msi H81M-E33;

- Processador: Intel Core i5-4440;

- memória RAM: 2 x F3-12800CL95-4GBXL (8GB = 2x4GB);

- Placa de vídeo: EVGA-GFORCE GTX 970;

- Fonte: Xigmatek 80 plus bronze power, modelo XTK-TB-0600A, Tauro 600W;

- Armazenamento: 1x SSD 250GB + 2 x HDD 1 TB;

Como não tenho muito conhecimento, procurei me orientar, dentro do possível, com uma ferramenta de IA, que me fez algumas sugestões sendo meu plano inicial é de gastar na faixa de 2 a 3 mil reais. Me foi sugerido inicialmente o seguinte:

- Fazer a trocar da placa de mãe por um AMD B550;

- O processador por um AMD Ryzen 5 5600;

- Um upgade de RAM para pelo menos 16GB.

Seriam sugestões válidas ou eu deveria priorizar outras coisas?

Obrigado pela atenção desde já!

• Membro VIP
Postado

@RafsTowers A sugestão do kit AMD é boa. Como você não deve trocar de configuração toda hora, eu sugiro tentar um Ryzen 7 5700X ou 5700X3D, pra render muitos anos, além de 2 pentes de memória de 16GB, placa-mãe e um SSD NVMe.

• Curtir 2
Postado

@RafsTowers Bom dia!

Um Ryzen 5 5600 não seria uma decisão ruim, até por que, por mais que não vai ser trocada a GPU, você teria um desempenho um pouco maior dependendo o game no qual vai jogar, principalmente por conta do L3 Cache.

Na escolha da b550m, uma boa b550m no caso... Seria mais pela possibilidade de 2x Slots SSD NVMe M.2, PCI-Express 4.0 e uma maior folga para um Ryzen 7 5700X3D se for o pensamento de substituição num futuro. Posso usar uma boa a520m? Claro que pode, o modelo TUF GAMING suporta um Ryzen 7 5700X3D brincando, mas só tem 1 Slot SSD NVMe M.2 e PCI-Express 3.0. Tem problema PCI-Express 3.0? Não, a diferença de desempenho é baixíssima de um para o outro, algo que beira na casa dos 1% a 2%.

2x8GB 3200Mhz de memória também é algo importante, se baseando que grande parte dos games hoje em dia te '' obriguem '' a ter 16GB, e alguns até pedindo como requisito mínimo..

Mas o que teria um desempenho significativamente maior, seria a troca da sua GPU. Considerando que placa-mãe + processador + memória RAM chegue na casa dos R$2000, teria R$1000 para talvez optar por uma boa GPU, mas tem um porém... Sua fonte, que aparenta ser de baixa qualidade e não muito recomendada para GPUs atuais e provavelmente teria de ser trocada, então já abaixa uns R$260 nisso.

Com uma margem de R$1000 até consegue uma boa GPU usada, ontem mesmo, um amigo comprou uma RX 7600 8GB por R$1000.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!