Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal! Tudo bem?
Estou começando agora no mundo da robótica e gostaria de saber mais sobre como utilizar o ESP32 de maneira mais flexível, sem depender de estar conectado ao meu notebook.
Já consegui realizar um projeto com o ESP32, mas ele ficou limitado a estar sempre ligado ao notebook, e não consegui utilizá-lo livremente.

Estou pensando em fazer um projeto pessoal utilizando uma pilha ou bateria de lítio para alimentar o ESP32.
Alguém já fez algo parecido e poderia compartilhar sua experiência?
Se tiverem materiais de apoio ou até vídeos que expliquem como conectar uma bateria ao ESP32 de forma segura e eficiente, eu ficaria muito grato!

Estou começando a aprender o básico, mas já enfrentei alguns desafios.
Tentei dois projetos, um com um módulo receptor de rádio FM estéreo sem fio, mas acabei queimando as duas placas.
Em um deles, acho que houve um erro de soldagem, e no outro, um fio de conexão com a pilha começou a soltar fumaça, o que causou a falha.
Nunca estudei eletrônica nem elétrica, mas estou aprendendo por hobby. Se alguém tiver dicas ou orientações, estou aqui para aprender!

Agradeço a todos que leram até aqui.

• Membro VIP
Postado
9 horas atrás, Waterdan disse:

utilizar o ESP32 de maneira mais flexível, sem depender de estar conectado ao meu notebook.

9 horas atrás, Waterdan disse:

Já consegui realizar um projeto com o ESP32, mas ele ficou limitado a estar sempre ligado ao notebook, e não consegui utilizá-lo livremente.

Você pode usar o note apenas pra gravar o fw e fazer testes básicos. Logo após - pra remover o 1º cordão umbilical: o note - você pode usar uma simples fonte ou carregador de celular pra alimentar o módulo e otras cositas más. Conseguiu? .. ótimo.. Agora quer se desvincular da fonte? Pra remover o 2º cordão umbilical: a rede ac, por hora eu vou permitir você a usar um simples power bank no lugar da fonte. Com isso você pode andar pela casa toda e vizinhança a mostrar seu feito pra familiares e amigos. 😁 E depois - só depois - de você ler investir o mínimo e ler isso...

🤪

...e deixar a mamadeira - mas ainda vai ter que usar fralda pois cagadinhas são normais nesta fase  - no bom sentido, claro - te darei permissão e você será ser capaz de acoplar a bateria de forma mais eficiente no seu sistema que consiste essencialmente de :

-atenção à polaridade

-leitura do datasheet do seu mc pra ver a faixa de tensão

-aprender como o mc reduz o consumo (modo sleep) e periféricos

-aprender a acordar o mc pra fazer algo útil e voltar a dormir

-... e um monte de etc que os anos vindouros hão de te ensinar...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...