Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma RX 5500 XT, toda vez que a placa bate 70º +/-, ela desliga. Só que isso começou a acontecer depois que eu troquei de monitor, eu usava uma TV pra jogar (1080p e 60hz), ela batia 90º e não desligava, agora meu monitor tem 165hz (também 1080p) e agora ela desliga sozinha. Gravei um monitoramento dela enquanto jogava Hi-fi Rush com o gráfico no médio, queria saber se tem alguma coisa fora do normal nas leituras
Eu já tentei:

- trocar pasta térmica (inclusive ela seca rápido DEMAIS na placa)
- alterar curva de fans

- diminuir a tensão dela em -100

- deixar o gabinete inteiro aberto

- atualizar os drivers da placa

As únicas coisas que eu não fiz foi testar a fonte e formatar o Windows ou usar outro sistema operacional, mas acredito que a fonte não é nenhum problema, uma Corsair CV450 e quando a placa desliga, o PC não desliga, apenas a placa deixa de dar vídeo e o PC continua todo aceso (incluindo as fans da placa). Simplesmente não sei mais o que fazer.

m2.jpg

m1.jpg

Postado

Pelo techpowerup deu para ver, CV450 é uma fonte bem  ruim, isso já pode ter danificado sua fonte, já que não usa na potência recomendada pela própria AMD. E sim suas VRAMs podem estar muito quentes, essa temperatura é apenas do CHIP, mas essas placas tem sérios problemas com memórias e os componentes em geral, medição via software não é tão precisa para outros componentes.

Gostaria de um print dessa parte.

image.png.cf65e014e3c96016fef0ca88a2b0165f.png

Postado

Sua placa não tem sensor algum. Pelo fato dessas placas da china terem filas de defeitos ainda não descarto a possibilidade, e lembrando que a CV450 é uma fonte bem fraca.

Postado

@Dzt dei uma pesquisada e parece que sua BIOS é esta daqui:

https://www.techpowerup.com/vgabios/253958/253958

Observe que é uma BIOS não verificada e o Memory Clock desta placa está 2000MHz, o que é um pouquinho alto em comparação a outras rx 5500xt, ainda mais pra uma chinesa que pode conter memória de má qualidade.

Não é uma recomendação mas uma sugestão: se possível tente atualizar a BIOS, esta da XFX deve funcionar:

https://www.techpowerup.com/vgabios/218600/xfx-rx5500xt-8192-191114

Se você têm interesse em fazer isto, esse vídeo abaixo pode te ajudar, mas tenha consciência dos riscos:

Postado

@Banunin não entendi direito a parte da fonte ser um problema, então resolvi botar um Wattímetro que eu tinha guardado aqui na tomada da fonte. Estressei o PC até desligar, o Wattímetro bateu 210W. Nem metade da capacidade da fonte. Então acho q não faz sentido a fonte ser um problema no momento
Com relação a VRAM, vou diminuindo então o clock dela até ver o que acontece, elas estão com thermal pads na placa, mas não sei até onde isso ajuda 

@Rafael C. qual seria a diferença de trocar a BIOS e apenas diminuir o clock no afterburn?

@Falatu estou tentando de pouco em pouco, mas ela sempre apaga

Postado

@Dzt apenas diminuir o Memory Clock também pode resolver da mesma forma que trocar a BIOS, mas você teria que fazer um underclock bem abaixo, tipo até uns 1550mhz, pra encontrar uma boa estabilidade, trocar a BIOS poderia ajudar a tornar tudo mais estável e com melhor desempenho já que esta BIOS que está nessa sua placa é genérica.

Sobre a fonte parece estar tudo OK, seria uma fonte ruim se seu pc precisasse de muito mais watts, mas uma CV450 já é recomendável pra essa placa

Postado

Essa fonte tem sérios problemas com ripple alto, essa placa pede mínimo 450W, então estar rodando no limite em fonte ruim é desvantajoso.

Se por exemplo eu tenho uma CV650, e meu Pc precisa de uma fonte com 500W de qualidade não vai fazer mal, agora se eu rodo no limite em fontes ruins fica bem 👎👎

Postado

@Banunin a fonte recomendável para uma placa de vídeo geralmente não vai ser totalmente utilizada, já é calculada uma margem para consumo, sem contar que, mesmo com este problema de ripple alto, até fonte da linha VS que é um pouco pior aguentou sobrecarga e foi aprovada nos testes da TecLab:

Uma RX 5500XT não vai colocar uma CV450 no limite e trocar de fonte não ajudará em nada neste problema.

Postado

@Rafael C. tentei fazer igual no Vídeo, mas ele está meio desatualizado por causa do programa que era de um jeito e agora é de outro
vou procurar como fazer essa troca e ver o que acontece

• GabrielLV alterou o título para RX 5500XT desligando sozinha com 70ºC

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...