Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde! gostaria de verificar se o que tenho de refrigeração no meu pc hoje é suficiente, atualmente meu setup é:

FONTE: RISEMODE ZEUS 650W

placa-mãe: MSI b550m pro-vdh

CPU: Ryzen 7 5700X

GPU: RX 7600 

RAM: 2X16GB 3200MHZ

WATERCOOLER: RISEMODE 240MM (https://www.magazineluiza.com.br/water-cooler-rise-mode-gamer-black-RGB-240mm-amd-intel-preto-rm-wcb-02-RGB/p/bgcfc40kga/in/waco/?&seller_id=kabum&utm_source=google&utm_medium=cpc&utm_term=76949&utm_campaign=google_eco_per_ven_pla_tc_apo_3p_in&utm_content=&partner_id=76949&gclsrc=aw.ds&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAkc28BhB0EiwAM001TeIZOR1EDta7vR-jbEKRl0ASHo05t--UaOkQ1b3jbP5XRaXXDVF4KhoCEbAQAvD_BwE)

GABINETE: (NÃO SEI O MODELO, É DA MARCA AIGO,  MAS SÓ CABEM 240MM NA FRENTE E EM CIMA, ELE É PEQUENO)

NÃO TENHO FANS NO GABINETE ALÉM DO WATERCOOLER

Caso não seja um bom setup de refrigeração, aceito sugestão de FANS avulsas, Watercooler e gabinete.

De preferência de bom custo-benefício, não tenho muito dinheiro para gastar kkkkkkkkkkkkk

Postado

Se seu gabinete tem frente mesh (malha), coloque o radiador no teto, e coloque 2-3 fans na frente puxando ar fresco para dentro do gabinete.

Fan eficiente não custa barato, as boas é na faixa dos R$ 50,00.

Kit com 3 fans Thermalright TL-C12C-S ARGB - R$ 136, 74 - kit com 5 - R$ 171,14 - tem bom CFM e pressão e são silenciosas.

• Fluxo de ar do fan: 66.17 CFM
  • Nivel de ruido: 25.6 dBA
  • Pressão do ar: 1.53mm H2O
Postado

@1lokos Achei bom este preço das FAN, é mais ou menos o que eu estava imaginando.

Ao instalar o PC, verifiquei que o radiador não cabia na parte superior do gabinete, era minha ideia inicial, mas ele entra em conflito de espaço com a placa-mãe e não cabe.

Atualmente ele está na parte da frente do PC.

Sobre o Watercooler, acha que é necessário trocar? comprei ele por urgência, mas acabei não pesquisando sobre riscos de vazamento, superaquecimento.

• Solução
Postado

Com o radiador na frente é mais eficiente para a refrigeração do CPU, mas aumenta a temperatura da GPU e VRM, pois passam a receber ar morno do radiador, mas colocando fans exaustores na traseira e no teto expulsam este ar quente mais rápido, não é coisa de se preocupar.

Um air cooler de ~R$ 150,00 resfria bem o Ryzen 5700X - em stock, PBO; então o WC de 240mm tem a obrigação de fazer a mesma coisa, mesmo sendo OEM de baixo custo.

Não vai ter retorno gastando com troca, a não ser que o WC já tenha mais de dois anos de uso, pois perdem líquido por permeabilidade das mangueiras. 

Se em jogos a temperatura fica na casa dos 70 graus esta OK.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...