Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, pessoal!

Contextualizando a minha situação, em 2023 perdi uma A320M por oxidação (me mudei pra literalmente de frente à praia) por culpa totalmente minha devido a falta de cuidados. Como ainda não entendia muito de hardware e precisava da máquina funcionando com urgência, consegui uma outra A320M que durou por um bom tempo nas mesmas condições de sua antecessora até o dia que ela só quis funcionar com o famoso secador de cabelo. Levei pra um técnico depois que fez a troca dos cristais osciladores e de uma outra parte que estava já levemente oxidada e o pc voltou ao estado 0 até alguns meses ficar nessa novamente. A placa funciona quando ela quer e para evitar usar o secador de cabelo, optava por deixar em suspensão ou hibernação mas depois de um tempo mesmo retornando rapidamente por esses métodos ainda apresentava algumas falhas (como o pc iniciando mas não dava vídeo, apenas se passasse o secador de cabelo).

Cansado de passar por isso e tendo um pouquinho de grana sobrando, nesse início do ano comprei a B550M-K da Gigabyte, Uma coisa que me deixou mais esperançoso com esse modelo é que ele não apresenta os cristais cilíndricos mas não sei se isso é o suficiente pra segurar o pc da umidade e a última coisa que eu quero é perder a placa-mãe em 6 meses 🤡
Me mudei e hoje em dia moro a uma distância ok da praia então a oxidação não me atinge mais tão fortemente, mas como a cidade por si só apresenta taxas consideráveis de umidade, ainda tenho alguns questionamentos:

- Manter o pc em suspensão continua deixando a placa-mãe "aquecida"?

- Isso, querendo ou não, "atrasa" esse acúmulo de umidade?

- É melhor manter em suspensão, hibernação ou depende?

Não queria deixar ele 100% ligado por conta do barulho das ventoinhas e pela conta de energia no final do mês (faria isso só em noites de muito frio salvo de tempestades que o ideal é desligar - mesmo tendo filtro de linha não quero correr o risco).
Já vi recomendações do uso do SECAR antimofo e cheguei a usar por um tempo em 2023 mas como era muito próximo a praia ele não dava conta, talvez agora seja uma boa opção então vou considerar. Coloquei alguns pacotes de sílica em gel até adquirir esses potes.

Alguém teria mais alguma dica para retardar esse processo? Agradeço desde já.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...