Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite a todos!

Recentemente, adquiri uma controladora ARGB da Kabum, do modelo contido no link: https://www.kabum.com.br/produto/512739/controladora-de-fan-argb-kbm-gaming-5v-4-pinos-pwm-com-led-e-controle-remoto-kgas003pt

Uso essa controladora para conectar 7 fans ARGB na minha placa-mãe (B550M ASUS TUF), e, atualmente, só consigo controlar a velocidade dos fans, usando o controle remoto que veio com a controladora, mas, gostaria de saber se é possível conectar a controladora em algum header PWM da placa-mãe (CHA_FAN), para que a própria placa-mãe controle a velocidade desses fans, de acordo com as curvas de aquecimento definidas na BIOS

Não sei se isso é possível e/ou se é uma função disponível nessa controladora, ou, em alguma outra controladora ARGB semelhante (caso houver, podem me indicar algum modelo)

Agradeço muito a ajuda de todos!

• Solução
Postado

Poderia postar uma foto deste controle remoto, porque em geral em controladora deste tipo o controle remoto não controla velocidade (RPM) dos fans, controla é a velocidade dos efeitos do "frufru".

Da descrição no anuncio da Kabum:

• Até 8 Fans ARGB + 1 cooler do processador
  • Acompanha controle remoto
  • Acompanha cabo PWM
  • Acompanha cabo placa-mãe ARGB
  • Acompanha cabo SATA
  • 01 Manual de Instruções <<< O que o manual mostra de conexão com a placa-mãe?

A Rise Mode vende esta mesma controladora, e nela vem um cabo PWM para controle de RPM via BIOS.

Imagino que é o cabo da esquerda - com 2 pinos, pois são usados apenas os pinos TACH e PWM o conector. Deve ser conectado no "FP".

D_NQ_NP_2X_702977-MLB79686685715_102024-

https://risemode.com/controladora-pwm-argb/

Postado

Opa, tudo bem cara? O controle a semelhante a este aqui:
image.png.56a8ff6f7cc4ffdfd70e5fd4ec21f74e.png
Os botões S+ e S- mudam a velocidade de rotação dos fans

Realmente, a controladora possui esse FP, e, vem um cabo a parte com 2 pinos, vou conecta-los no header da placa-mãe, e, volto com atualizações! Muito obrigado

Perfeito! Muito obrigado pela ajuda! Conectei o FP no CHA_FAN, e, agora a placa-mãe controla corretamente a velocidade de rotação dos fans, muito obrigado pela ajuda!

• Curtir 1
  • mês depois...
Postado

@1lokos 
Boa noite!
Acabei de instalar a controladora desse post e estou tendo o mesmo problema. Tenho o controle de velocidade e dos leds das fans argb apenas pelo controle remoto da controladora. Porém quero que o controle dos leds seja feito via software. É possível?  P.S.: O cabo de 3 pinos ARGB estão conectado na placa-mãe.

Sobre o controle de rpm: O mesmo cabo da esquerda da controladora da rise mode é o do meu modelo. No manual diz que é pra conectar no cabo reset. Mas não conectei, então ele ficou sobrando.
Para que o controle de rpm das ventoinhas seja feito pela placa-mãe eu tenho que conectar esse cabo no FP da controladora e então no SYS_FAN da placa-mãe? (no meu caso a placa-mãe é uma b550 aorus elite v2).

Postado

Isso mesmo, para controle de rotação pelo BIOS liga do cabo no FP e no SYS_FAN da placa-mãe.

E depois não use mais o controle remoto IR, já ouve caso que tentar ajustar a rotação dos fans pelos botões S+, S- do controle remoto - que é variando a tensão (12V), conflitou com o sinal digital do PWM e queimou o PWM dos fans - não giram mais.

O controle remoto é para que não tem como controlar via software por falta de suporte da placa-mãe.

A Gamemax e a KBM (Kabum) vendem a mesma controladora, esquema de ligação da Gamemax - veja o FP ligado no PWM (CPU_FAN, SYS_FAN, CHA_FAN...) Não use o CPU_FAN para esta conexão, deixe para o fan do air cooler ou fans do water cooler.

controladora-Photoroom.png

Para transferir o controle do "frufru" dos LED da controladora para a placa-mãe, aperte e segure o botão ON do controle remoto.

Postado

Boooa!
Deu certo tanto o controle de rpm quanto o controle do "frufru".
Já estava quase me arrependendo da compra, porque nas especificações da controladora fala o seguinte:

Especificações:

Até 8 Fans ARGB + 1 cooler do processador

Dimensões: 119 x 55 x 18 mm

Conexão: 9 PMW (4Pinos) / 9 ARGB (3Pinos)

Conector de alimentação: 5V de 4 pinos PWM / 3 pinos ARGB Fan

Suporte: Função de placa-mãe SYNC de até 5V

Cores: modo de cor 364RGB com controlador

Tensão: 12V

Corrente: <10A

Potência: <60W

Cor: Preto

Acompanha controle remoto

Acompanha cabo PWM

Acompanha cabo placa-mãe ARGB

Acompanha cabo SATA

Sincronização de iluminação: Sim

Mas no manual de instruções diz que é pra conectar o cabo de 4 pinos no reset do gabinete, o que gerou dúvida.

Salvou demais.
Muito obrigado!!!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...