Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Podem me tirar uma duvida? Eu tenho hardware limitado ou é algum outro problema?

Costumo jogar vários jogos, a principio estou jogando mais No Man's Sky, Project Zomboid e CS2, porém notei que não estou tendo muito FPS nesses games, instalei o Afterbuner para monitorar e notei que meu processador e minha placa de vídeo não chega a usar 100% dela, alguém tem ideia do que pode ser? Meu processador chega no máximo 72°C em game, não sei se é esse o problema, mas acho muito estranho não estar usando toda % de ambos.

Lembrando que isso acontece com todos os jogos tirando RDR2 (que realmente usa os 100% do processador).

image.png.028cc9407672e0ddb4eb3964b26256d7.png

Meu Setup:

Processador Ryzen 3 Pro 4350G

placa-mãe: ASUS Prime B450 Gaming/br

Placa de Vídeo: RTX 3060 12GB

memória RAM: 32GB 16X2 XPG Spectrix D35G 3200Mhz

Fonte 650W MSI MAG A650BN

NVMe 1TB Kingston

HD 2TB

Postado

@fellipenz Boa tarde!

Além do que o colega comentou ( siga as instruções dos tópicos que ele recomendou ) é nítido que seu processador não vai conseguir elevar o total da sua placa de vídeo, como fica bem referente a isso no RDR2 que o processador chega a 100%.

É possível que configurando bem o jogo não colocando tudo no mínimo mas sim equilibrando de forma aceitável, resolva grande parte disso.

Ligar o Above 4GB e resizable bar também ajuda. 

Postado
1 hora atrás, Gabriel U disse:

Bom dia.

Por gentileza, dê uma olhada neste tutorial de configurações do Windows, e neste outro tutorial de configurações específicas para jogos. Depois, nos diga se percebeu alguma diferença na sua performance.

Fiz todo esse processo, não notei nenhuma diferença, testei com outros jogos também não vi nada de diferente.

1 hora atrás, Middoken disse:

@fellipenz Boa tarde!

Além do que o colega comentou ( siga as instruções dos tópicos que ele recomendou ) é nítido que seu processador não vai conseguir elevar o total da sua placa de vídeo, como fica bem referente a isso no RDR2 que o processador chega a 100%.

É possível que configurando bem o jogo não colocando tudo no mínimo mas sim equilibrando de forma aceitável, resolva grande parte disso.

Ligar o Above 4GB e resizable bar também ajuda. 

Após colocar o game tudo no ultra, tive um ganho +10Fps mais ou menos, varia muito. O uso da GPU também aumentou, mas se for o processador pelo menos não iria usar ou chegar perto dos 100% mas mesmo assim ambos (gpu e processador) não chega nem a 80% de uso. Principalmente com o Project Zomboid não muda, estou com 40 FPS e fica 35% ~ 40% de uso ambos.

• Membro VIP
Postado

Provavelmente seu processador que é fraco mesmo, a cache dele é bem baixa. Jogos se beneficiam de memória cache alta. 

Cache L3 dele é 4mb, enquanto o Ryzen 7 5700X3D tem 96mb.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
9 minutos atrás, fellipenz disse:

Fiz todo esse processo, não notei nenhuma diferença, testei com outros jogos também não vi nada de diferente.

Nesse caso, é necessário verificar se todas as alterações foram realmente aplicadas ao seu PC. Reiniciou o computador depois de fazer tudo?

• Curtir 1
Postado
agora, Pedroou disse:

Provavelmente seu processador que é fraco mesmo, a cache dele é bem baixa. Jogos se beneficiam de memória cache alta. 

Cache L3 dele é 4mb, enquanto o Ryzen 7 5700X3D tem 96mb.

Então, ouvi alguém me dizer que poderia ser o processador também, teria alguma recomendação? Que no precise trocar a placa-mãe

agora, Gabriel U disse:

Nesse caso, é necessário verificar se todas as alterações foram realmente aplicadas ao seu PC. Reiniciou o computador depois de fazer tudo?

Reiniciei sim

Postado

@fellipenz Boa tarde!

Pelo o que eu vejo, acho que provavelmente seu processador é fraco para sua gpu.

Acredito que caso troque seu processador por um Ryzen 5 5500 pra cima haveria uma grande melhora.

Sua placa-mãe é decente, aguentaria um 5 5500 tranquilo.

• Curtir 1
Postado

@fellipenz Um Ryzen 5 5600 ou Ryzen 7 5700X deve suportar sem problema algum.

Já o Ryzen 7 5700X3D, pode ser que ela derrape um pouco para segurar, fora que vai precisar de um bom Air Cooler ou Water Cooler para segurar esse processador.

• Membro VIP
Postado
12 minutos atrás, fellipenz disse:

teria alguma recomendação? Que no precise trocar a placa-mãe

Um Ryzen 5 5500 ou 5 5600.

Se o RDR2 estiver em torno de 80 FPS, é isso aí mesmo o desempenho.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
agora, Middoken disse:

Não recomendaria o Ryzen 5 5500 por ele ser PCI-3.0

A placa-mãe dele também é PCI 3.0. Então indiferente a interface do processador.

• Curtir 1
Postado

@fellipenz Sim, se trocar o processador o gargalo pelo menos não terá mais. Claro que, uma performance maior também é esperada, vendo a diferença de L3 Cache de um para o outro.

Se for trocar placa-mãe, só valeria a pena se fosse para comprar o Ryzen 7 5700X3D, mas o preço dele tá muito alto mesmo, não compensa.

Agora, pode também migrar para DDR5 dependendo o seu orçamento, optando por um Ryzen 5 7600, b650m MSI e 1x16GB 5200Mhz ou 2x16GB 5200Mhz.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, fellipenz disse:

Reiniciei sim

Isso é estranho. Raríssimas vezes nenhum daqueles procedimentos funciona.

Caso queira, por gentileza, resete a sua BIOS aos valores padrão de fábrica. Se você usa DOCP ou XMP (para manter as memórias na frequência máxima), ele será temporariamente desativado, mas você pode ativar normalmente em seguida.

• gustavodbg alterou o título para Desempenho baixo nos jogos: Ryzen 4350G, 32GB RAM, RTX 3060

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!