Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal. Eu estou com um notebook Emachines EM350, uma pequena relíquia. E este notebook funcionava normalmente até alguns meses atrás, meados do meio do ano passado e inclusive eu que fazia as manutenções dele, mas ele acabou ficando bastante tempo parado e eu fui ligar ele e o mesmo apresentou uma tela preta com um traço (_) branco no canto superior esquerdo e ele não sai desta tela, e não aparece nem a logo marca para poder entrar no setup, ele ao ligar vai direto para esta tela preta com o _ branco.

Quem usava este notebook era o meu tio e ele relatou que uma vez aconteceu isso, ele abriu a tampa traseira mexeu em alguns fios e voltou a funcionar, mas eu fiz isso e nada, e ainda desmontei ele inteiro, revisei tudo e ainda acontece a mesma coisa.

A bateria dele é soldada na placa então acaba sendo um pouco inviável para mim estar removendo ela.

Vocês tem alguma sugestão de solução que eu possa estar tentando?

As specs dele são:

Atom N450

2Gb de ram

SSD

O meu intuito é apenas arruma-lo para fazer alguns experimentos em meu laboratório de redes.

WhatsApp Image 2025-02-17 at 13.53.38.jpeg

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Yuutte disse:

Boa tarde pessoal.

Eu estou com um notebook Emachines EM350, uma pequena relíquia. E este notebook funcionava normalmente até alguns meses atrás, meados do meio do ano passado e inclusive eu que fazia as manutenções dele, mas ele acabou ficando bastante tempo parado e eu fui ligar ele e o mesmo apresentou uma tela preta com um traço (_) branco no canto superior esquerdo e ele não sai desta tela, e não aparece nem a logo marca para poder entrar no setup

[...]

Vocês tem alguma sugestão de solução que eu possa estar tentando?

O meu intuito é apenas arruma-lo para fazer alguns experimentos em meu laboratório de redes.

WhatsApp Image 2025-02-17 at 13.53.38.jpeg

Boa tarde.

É realmente um espécime muito interessante o que você tem aí. Já tentou ligá-lo pressionando F2 e Delete, de forma intercalada?

Postado

@Gabriel U Sim, e ele esta bem conservado. Bom eu já tentei liga-lo pressionando F2, Delete, F10 e etc, também tentei desliga-lo e liga-lo apertando win + B + Power (Vi na internet isso e como imaginei não funcionou). Eu medi a bateria da placa-mãe e ela esta entregando os 3v quando ele esta ligado na tomada, mas ao desliga-lo ela não entrega mais os 3v, no máximo 1v.

Antes de ter que estar adquirindo outra bateria para estar fazendo a troca, tem algo mais que eu possa estar fazendo para ele funcionar?

• Membro VIP
Postado
5 minutos atrás, Yuutte disse:

@Gabriel U Sim, e ele esta bem conservado. Bom eu já tentei liga-lo pressionando F2, Delete, F10 e etc, também tentei desliga-lo e liga-lo apertando win + B + Power (Vi na internet isso e como imaginei não funcionou). Eu medi a bateria da placa-mãe e ela esta entregando os 3v quando ele esta ligado na tomada, mas ao desliga-lo ela não entrega mais os 3v, no máximo 1v.

Antes de ter que estar adquirindo outra bateria para estar fazendo a troca, tem algo mais que eu possa estar fazendo para ele funcionar?

Certo.

Dessa vez, ligue, espere a tela acender, pressione Ctrl + Alt + Del ao primeiro sinal, e depois o F2 e Del.

• Membro VIP
Postado
3 minutos atrás, Yuutte disse:

@Gabriel U Mesmo Após fazer isso, ele não saiu desta tela e não fez nada de diferente. Tem algo mais que eu possa estar tentando?

Você tem um pendrive bootável conectado a ele?

Postado

@Gabriel U Não, ele esta só no SSD, e já tentei remover quase tudo, SSD, placa wifi, teclado, tackpad, e afins, tentei ligar ele só com a placa fora dele, em um monitor e um teclado conectado e mesmo assim ainda fica com o traço branco estático

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Yuutte disse:

@Gabriel U Não, ele esta só no SSD, e já tentei remover quase tudo, SSD, placa wifi, teclado, tackpad, e afins, tentei ligar ele só com a placa fora dele, em um monitor e um teclado conectado e mesmo assim ainda fica com o traço branco estático

Você tem um pendrive bootável ou outra mídia de armazenamento (HD ou SSD) que possa testar nele?

Postado

@Gabriel U Bom dia, desculpa a demora, sim eu tenho um HD que coloquei o Yumi e tenho vários SO nele, também tenho um monte de HD e SSD. Qual teste eu posso estar fazendo?

• Membro VIP
Postado
54 minutos atrás, Yuutte disse:

@Gabriel U Bom dia, desculpa a demora, sim eu tenho um HD que coloquei o Yumi e tenho vários SO nele, também tenho um monte de HD e SSD. Qual teste eu posso estar fazendo?

Olá de novo. Bom dia.

Você pode conectar qualquer outra mídia bootável no notebook e desconectar o SSD dele (que, a essa altura, parece ser o que está impedindo o boot).

Ainda, você pode desconectar o SSD e ligar o notebook sem quaisquer discos ou pendrives conectados a ele. Assim, veja se ele entra em BIOS.

Postado

@Gabriel U Eu já realizei estes testes anterioomente e agora novamente. Mesmo assim ele vai direto para esta tela preta com o traço estático. Já até tentei liga-lo somente com a placa dela, com um monitor e teclado conectado a ele e mesmo assim sem resultados. Você possui mais alguma ideia do que eu possa testar?

• Membro VIP
Postado
1 minuto atrás, Yuutte disse:

@Gabriel U Eu já realizei estes testes anterioomente e agora novamente. Mesmo assim ele vai direto para esta tela preta com o traço estático. Já até tentei liga-lo somente com a placa dela, com um monitor e teclado conectado a ele e mesmo assim sem resultados. Você possui mais alguma ideia do que eu possa testar?

Bom, se a bateria da placa-mãe é de difícil remoção, o reset dela fica um pouco mais complicado, a não ser que você saiba onde ficam os pinos CMOS, que com um jumper, podem resetar a BIOS.

Postado

@Gabriel U Sim é um chato remover ela e eu ainda estou sem ferro de solda. Me tire uma dúvida, caso eu apenas remova a bateria da placa, ele ainda consegue ligar sem ela? Nunca fiz este teste em nenhuma máquina, nem desktop e nem Notebook

• Membro VIP
Postado
59 minutos atrás, Yuutte disse:

@Gabriel U Sim é um chato remover ela e eu ainda estou sem ferro de solda. Me tire uma dúvida, caso eu apenas remova a bateria da placa, ele ainda consegue ligar sem ela? Nunca fiz este teste em nenhuma máquina, nem desktop e nem Notebook

Não. Sem a bateria, não vai ligar. Mas vai acontecer outra coisa...

Se você remover a bateria e tentar ligar, a tela continuará preta. O notebook se manterá ligado por 3 ou 5 segundos, e aí vai desligar (o reset da BIOS foi concluído). Depois disso, você deve conectar a bateria de volta e ligá-lo mais uma vez. Se tudo deu certo, a BIOS deve aparecer em seguida.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...