Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, me surgiu uma duvida gigantesca... Eu to a 8 anos sem montar um pc novo e resolvi passar pra nova geração esse ano

Eu comprei uma TUF Gamming X670E-PLUS + um Watercooler Arctic Liquid Freezer III 360 A-RGB

Só que eu resolvi também comprar um Hub da Arctic pra ligar as fans...

Eu to na duvida de algumas questões e queria saber se alguém poderia sarnar as minhas duvidas...

Essa parte branca eu ligo o WC ai, e do Hub eu ligo em qual lugar da placa-mãe?

image.png.63c3363e889ccb3c3c615dea7c97f1f0.png

Seria essa aqui ?

image.png.3937bc40fcbfd61e5bd91f2ac2ec557e.png

E as três fans de cima 

eu posso jogar direto no Hub ? Eu acho AIO PUMP é a bomba do WC... que é ali o 2 (B), eu jogo a bomba ali no AIO PUMP e os três x2 cpus FAN e x1 OPT eu jogo no hub?

image.png.60980275b9af793c1b69e2cd03349143.png

Manual da placa-mãe:  https://dlcdnets.ASUS.com/pub/ASUS/mb/13MANUAL/BP20196_TUF_GAMING_X670E-PLUS_UM_WEB.pdf?model=TUF GAMING X670E-PLUS

OBS: acho que entendi, o cpu fan (A) eu ligo o hub, o AiO pump eu ligo a bomba e o que sobrar de fan eu jogo no hub

• Solução
Postado

Esse HUB é só para expandir os conectores PWM, conecta o cabo PWM do HUB - é um cabo só com dois fios; num conector* da placa-mãe e poderá conectar o cabo de alimentação  (PWM) de até 10 fans neste HUB.

Mas se forem fans com LED o HUB não tem onde conectar o cabo de LED dos fans, ele resolve só metade do problema.

Para esse o caso de fans com LED deveria ter comprado uma controladora & HUB PWM, que expande tanto os conectores ARGB como os PWM - esta do link para até 9 fans.

Agora vai tera que  comprar um HUB PWM ou uma controladora ARGB, ou seja vai gastar o dobro para resolver o problema criado por esta compra errada.

O conector da bomba do WC liga no AIO_PUMP.

* O cabo PWM da controladora liga no CPU_FAN, esse conector já vem com curva de fan para gerenciar a rotação em função da temperatura do CPU.

• Obrigado 1
Postado

Screenshot_2025-02-19-16-17-16-545_com.whatsapp.thumb.jpg.94b56ce0e66b8968f60ae19241c48a15.jpgNão tem problema, eu compro 

@1lokos

2 horas atrás, 1lokos disse:

Esse HUB é só para expandir os conectores PWM, conecta o cabo PWM do HUB - é um cabo só com dois fios; num conector* da placa-mãe e poderá conectar o cabo de alimentação  (PWM) de até 10 fans neste HUB.

Mas se forem fans com LED o HUB não tem onde conectar o cabo de LED dos fans, ele resolve só metade do problema.

Para esse o caso de fans com LED deveria ter comprado uma controladora & HUB PWM, que expande tanto os conectores ARGB como os PWM - esta do link para até 9 fans.

Agora vai tera que  comprar um HUB PWM ou uma controladora ARGB, ou seja vai gastar o dobro para resolver o problema criado por esta compra errada.

O conector da bomba do WC liga no AIO_PUMP.

* O cabo PWM da controladora liga no CPU_FAN, esse conector já vem com curva de fan para gerenciar a rotação em função da temperatura do CPU.

no manual da X670E-Plus consta que tem 3 conectores ARGB... Não resolve o problema? Na parte branca em cima que eu printei ali em cima , aquilo é um conector ARGB

Postado

Só para os LED do WC um ou dois conectores ARGB (o ADD_GEN3_*) resolve. Tem WC que vem um cabo Y para ligar os cabos de LED do radiador e da bomba num conector só da placa-mãe.

Mas veja se vai usar fans com ARGB no gabinete, ai resolve todo o problema de uma vez só, comprando um HUB ARGB ou uma controladora ARGB com PWM - que vai usar como HUB ARGB e PWM.

O que difere uma controladora  ARGB de HUB ARGB é o fato da controladora ter controle por controle remoto, botão LED/Reset e por software, o HUB tem controle só por software.

HUB ARGB

Postado
25 minutos atrás, 1lokos disse:

Só para os LED do WC um ou dois conectores ARGB (o ADD_GEN3_*) resolve. Tem WC que vem um cabo Y para ligar os cabos de LED do radiador e da bomba num conector só da placa-mãe.

Mas veja se vai usar fans com ARGB no gabinete, ai resolve todo o problema de uma vez só, comprando um HUB ARGB ou uma controladora ARGB com PWM - que vai usar como HUB ARGB e PWM.

O que difere uma controladora  ARGB de HUB ARGB é o fato da controladora ter controle por controle remoto, botão LED/Reset e por software, o HUB tem controle só por software.

HUB ARGB

cara , resolvi... Comprei o https://www.kabum.com.br/produto/512739/controladora-de-fan-argb-kbm-gaming-5v-4-pinos-pwm-com-led-e-controle-remoto-kgas003pt?utm_id=21585251035&gad_source=1&gclid=CjwKCAiAn9a9BhBtEiwAbKg6fplpUEkIgQhKgXjMFXpMk94v45ko9J1K-D8YYBiE5jW03VsLsGDzHxoCJScQAvD_BwE 

que você recomendou... Mas surgiu uma outra duvida.. No total vão ser 7 fans no gabinete + 3 do WC.. totalizando 10.. Esse que eu comprei agora só tem 9... Tem alguma sugestão? obrigado de coração.

OBS : Esse Hub da Arctic que eu comprei não vai servir de nada né?

Postado

Se precisa de 10 conectores a KBM não resolve,* cancele a compra e pegue o HUB ARGB do link acima, tem 10 conectores, usa os dois HUB: o PWM e o ARGB.

* Até poderia usar um cabo splitter ARGB para conectar dois cabos de LED num conector da KBM, mas é mais bagunça de fios e gasto extra.

Postado
30 minutos atrás, 1lokos disse:

Se precisa de 10 conectores a KBM não resolve,* cancele a compra e pegue o HUB ARGB do link acima, tem 10 conectores, usa os dois HUB: o PWM e o ARGB.

* Até poderia usar um cabo splitter ARGB para conectar dois cabos de LED num conector da KBM, mas é mais bagunça de fios e gasto extra.

Beleza, cancelei.. Vou pegar esse ai 

Me recomendaria um Vídeo como eu utilizo os dois juntos? kkkkk

Postado

A já entendi, as fans elas tem dois plugins, uma do pwn e outro do argb... valeu mano! obrigado por me salvar, tava perdido..

Dai a instalação é bem de boa pelo que eu tava vendo

Postado

No vídeo do Mike's  Unboxing linkado acima ele mostra a instalação do HUB PWM Arctic e um HUB RGB ou ARGB.

Mas é bem simples:

Cabo SATA do HUB PWM na fonte.

Cabo PWM do HUB na placa-mãe.

Cabo PWM dos fans no HUB - priorize ligar os cabos PWM dos fans do WC e da bomba direto em conectores da placa-mãe, deixe o HUB para fans do gabinete, pois é um elo a mais na "corrente" que pode quebrar. cabo na bomba no AIO_PUM, cabo dos fans do radiador no CPU_FAN (programado para gerenciar fans, seja de air cooler ou water cooler).

Cabo SATA do HUB ARGB na placa-mãe.

Cabo de sincronia ARGB (3 pinos) na placa-mãe (ADD_GEN3*)

Conectores de LED ARGB (3 pinos) dos fans no HUB ARGB, pode ligar também os cabos de LED dos fans do WC, da bomba, cujo funcionamento é independente dos fans do radiador e da bomba.

• Curtir 1
Postado

mas o cabo PWM do HUB fica em  qual conector da placa-mãe ? em qualquer CPU FAN? 

image.png.78202f7cd8a32103faf6567147b3ffd0.png

no Water Cooler eu sei que são os tres de cima, fans e a bomba..como é três fans no WC, provavelmente vou tem que conectar  o terceiro fan no Chan_FAN4 ou Chan_FAN2

OBS: O CPU_OPT é fan do WC também ? 

image.png.4258039503b92fe1279d9c9811cb4542.png

" Cabo de sincronia ARGB (3 pinos) na placa-mãe (ADD_GEN3*)"

Não pode ser no ADD_GEN_2_1? que é mais perto

image.png.67b159a87e2a16fa8dce97e2c2100d70.png

Conectores de LED ARGB (3 pinos) dos fans no HUB ARGB, pode ligar também os cabos de LED dos fans do WC, da bomba, cujo funcionamento é independente dos fans do radiador e da bomba 

(simplificando, o led das fans do WC e da bomba eu posso ligar no HUB ARGB? e o que da energia direto na placa-mãe... Certo ? 

image.png

image.png

Os dois cabos que conecta os dois hubs são os de força da fonte? 

image.thumb.png.9c887e9ad8b09b5316818294981ac94c.png

E outra, que cabos satas é esse que você ta falando? n vi no Vídeo.

e essa entrada eu coloco o que ? ela é diferente de todas.

image.png.900115cc79294b06c5ad5a34b2621d5a.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...