Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá galera, boa noite.

Recentemente notei uma (talvez) falha de montagem em meu PC.

Acontece que a minha placa-mãe (ROG Strix B650 A-Gaming Wifi), requer 12 pinos conectados no CPU, e por incrível que pareça, só estão conectados 8 pinos, deixando 4 em falta.

Gostaria de saber se isso é um problema? Ou que possa estar ocasionando num outro problema que estou tendo com aquecimento do meu processador.

Minha fonte é uma MSI MAG 850W, processador um Ryzen 7 7700X (já com undervolt e pasta térmica novas), e chegando em temperaturas em games como Fortnite a 82ºC, sem undervolt a incríveis 97ºC.

Além disso o gabinete está equipado com outras 7 fans (exceto WC), no total, 10.

Lateral e inferior jogando ar para dentro, traseira e superior fazendo exaustão (WC está na superior).

Gabinete é um Rise Mode Galaxy Glass.

A falta de 4 pinos instalados no encaixe do CPU, pode ocasionar isso, ou não?

Obrigado.

image.thumb.png.e089f2d698f3a1df27cc61873406d102.png

• Moderador
Postado
1 hora atrás, theushigor disse:

A falta de 4 pinos instalados no encaixe do CPU, pode ocasionar isso, ou não?

Não. Eles são basicamente opcionais.

1 hora atrás, theushigor disse:

e chegando em temperaturas em games como Fortnite a 82ºC, sem undervolt a incríveis 97ºC.

Pra estar alcançando temperaturas altas assim talvez a aplicação da pasta térmica não foi adequada ou a bomba do WC está mal encaixada, está fazendo contato certinho com o processador? Qual WC que é?

• Batata Defumada alterou o título para AMD Ryzen 7 7700X batendo 97ºC em jogos
Postado

@Batata Defumada Opa cara, obrigado por me responder.

Ufa, então sobre os pinos beleza!

Referente ao WC, cara, o contato está 100% certo, tanto que desmontei duas vezes até para testar pasta térmicas diferente (Alseye T9+ Platinum e Friosys Polar) para ver se resolvia o problema, mas mesmo assim, continuou a mesma temperatura.

O WC que eu uso é um Alseye M360 Plus, tem muito pouco conteúdo sobre ele aqui no Brasil, só para ter uma ideia, meu PC com pasta térmica nova, ambiente em torno de 23ºC, o PC fica em idle por volta de 55~63ºC, em jogos, se eu tirar o undervolt, chega a bater incríveis 97ºC em jogos, em idle continua mesma coisa... Esse na WC eu comprei na Pichau a um ano atrás, foi o que coube no orçamento, época paguei por volta de R$ 600,00, hoje custa em torno de R$ 1.190,00, mas por experiência própria que eu venho tendo, ele não da conta do processador (Ryzen 7 7700X), mesmo com a bomba setada pro máximo o tempo todo, gabinete super refrigerado com 10 fans... Tudo me leva a crer que é o WC mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...