Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

placa-mãe: B550m aorus elite

CPU: Ryzen 5 5600x

GPU: nova: Gigabite RX7600 antiga: ASUS gtx1060

memória: 2X8gb killsre 3200mhz

Fonte: nova: Risemode zeus 650W antiga: Corsair CX550 550W

Armazenamento: SSD sata kingston 480gb(windows), SSD M.2 adata 1TB, HD seagate barracuda 1TB

Bom se prepara que lá vem história, porque essa novela já está se arrastando a uns dois meses, na black friday comprei uma RX7600 para substituir minha antiga GTX 1060, desde então só tive dor de cabeça. O problema começou com em alguns jogos ocorrendo um erro no driver de Vídeo (tempo limite de driver) que levava o jogo a apresentar problemas, desinstalei o antigo driver da nvidia com o DDU, desinstalei e reinstalei o driver da AMD e mexi no editor de registro, nada funcionou então decidi formatar. Formatar não só não resolveu o problema como depois de formatar as vezes ao invés de travar o driver começou a nas mesmas situações o computador simplesmente desligar. Logo assumi que fosse a fonte, vi essa fonte da risemode sendo bem cotada a um bom preço, tomei a decisão impulsiva de comprar para ver se resolvia.

Infelizmente o problema permaneceu, testemunhando que o problema só ocorria com a GPU nova e não com a antiga acionei a garantia da gigabite e depois de algumas trocas de emails e duas seções de testes a gigabite encontrou uma peça com problema (peça IR35217MTRPBF (me pareceu ser um chip de memória mas sou totalmente ignorante no assunto)) fez o reparo e devolveu a placa, logo que tive a placa em mãos fiz diversos testes e o problema de driver continuou aparecendo porém realizar uma reinstalação limpa dos drivers de Vídeo resolveu e por dois dias o computador funcionou perfeitamente, até que hoje ele voltou a desligar em jogos e dessa vez com a maior frequência até agora.

Acredito não ser temperatura porque já monitorei diversas vezes e ela nunca alcançou um nivel preocupante, também o PC já desligou em momentos que a temperatura estava bem baixa.

Energia foi sempre minha primeira preocupação porém a fonte é nova e já experimentei 3 tomadas de casa com os mesmos resultados.

O visualisador de eventos não dá nenhuma informação utíl dizendo somente que houve um desligamento inesperado e o whocrashed não encontra nenhum registro.

O tempo de arrependimento para reimbolsar a placa já passou e estou com o pé atrás de mandar para garantia de novo sem ter certeza de que o problema é a placa. Por isso gostaria de saber se alguém tem alguma luz da possível fonte do problema.

Postado

Não devia ter aceito a mesma placa de volta. Deveria ter pedido reembolso do valor ou na pior das hipóteses uma placa nova.

A Placa tem quantos anos de garantia ?

Testa a placa em outro computador...

• Curtir 1
Postado

1 ano de garantia, +/- 9 meses restantes, no site da kabum só tem a instrução de pedir a garantia com a gigabite e quando fui notificado de que o problema havia sido encontrado e a placa estava sendo reparada ela já havia chegado de volta e estava em minhas mãos. Como ainda tem +/- um semana de garantia legal com a kabum eu estava pensando em entrar no procon, reclamar que a kabum não está disponibilizando a garantia e empurrando esse papel apenas para a fabricante, na tentativa de receber o dinheiro de volta, porém antes de tomar uma medida drástica como essa vim ao fórum em busca de ideias, até porque apesar de tudo indicar que o problema está na GPU, não consigo ter certeza disso porque exatamente como você disse eu precisaria testar ela em outro pc, algo que infelizmente não consigo.

Postado

@mikhael esse componente citado aparentemente se trata de um modulador PWM, provavelmente responsável pelo gerenciamento da alimentação da sua GPU(pode ser da alimentação das memórias ou da linha de alimentação da GPU). É como o amigo disse, o ideia seria a substituição da placa, pois esse tipo de defeito sempre está associado a outro problema, as vezes imperceptível no primeiro momento.

• Curtir 1
Postado

Obrigado aos dois que responderam, entrei em contato com a gigabyte novamente com base no conselho de vcs e de um amigo, no momento dessa postagem ainda estou esperando uma resposta mas tentarei que eles me providenciem uma placa nova. Por enquanto deixarei o tópico aberto e quando essa novela chegar a uma conclusão postarei aqui o resultado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!