Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Quero melhorar a placa de vídeo e o processador principalmente. Consequentemente a placa-mãe também vai precisar mudar.

É um bom upgrade? O que poderia melhorar?

A fonte, memória e armazenamento, penso em atualizá-las futuramente.
Mas daria pra manter o que tenho por um tempo com essa configuração nova?

*Para jogos competitivos focando sempre em desempenho, ex.: Fortnite.

UPGRADE PC:
B550 Gigabyte
Ryzen 7 5600X3D
RTX 3060 (normal ou TI) ou 4060

PC ATUAL:
Gigabyte H310m

Intel® Core™ i3-8100

NVIDIA GTX 1050

Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15

Memória Crucial Basics, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL19

Cooler Padrão Intel

HD Padrão 1 TB

GAMEMAX GM500
Gabinete Zalman ZM-T3

• Batata Defumada alterou o título para RTX 3060 ou 4060 + Ryzen 7 5700X3D + B550 é um bom upgrade? Até R$4.000,00
  • Moderador
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Henrique 1L disse:

B550 Gigabyte

Qual placa-mãe é essa exatamente? Se for a B550 Aorus Elite geralmente é cara demais pra valer a pena, por mais que seja boa. Se for a B550Aorus Elite ela não é lá essas coisas e por isso não recomendamos.

Uma opção boa é a MSI B550M Pro-VDH. Também há uma versão com Wi-Fi e Bluetooth que custa mais cara.

GAMEMAX GM500

Eu te indico trocar essa fonte, esse é um modelo bem problemático da Gamemax. Uma opção é a Rise Mode Zeus 650W.

As memórias dá pra manter.

O armazenamento não é legal você ter apenas HD. Eu adicionaria um SSD, por exemplo o Kingston NV3 1TB ou Lexar 1TB. Mas enfim, não é algo urgente, você pode fazer isso mais pra frente, como você mencionou.

RTX 3060 (normal ou TI) ou 4060

A 3060 de 12GB se encontrar por um bom preço poderia ser interessante. O ruim da Ti e da 4060 são os 8GB de VRAM, só que se você não se importar em não rodar tudo com gráficos no alto e ultra, pode muito bem abaixar a qualidade, especialmente de texturas, pra não ter problemas por causa de VRAM em determinados títulos.

Além do mais, você disse que o uso vai ser em jogos competitivos, costuma importar bem menos a quantidade de memória de vídeo nesses jogos.

• Curtir 2
Postado
2 horas atrás, Henrique 1L disse:

HD Padrão 1 TB

o que eu mais priorizaria seria colocar um SSD, seja NVMe ou SATA, mesmo que não afete diretamente no desempenho do jogo, será uma das melhorias mais significativas que você terá.

2 horas atrás, Henrique 1L disse:

Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL15

Memória Crucial Basics, 8GB, 2666MHz, DDR4, CL19

essa diferença na frequência e na latência pode atrapalhar um pouco no desempenho, mas não é urgente fazer essa troca

• Curtir 2
Postado
3 horas atrás, Batata Defumada disse:

Qual placa-mãe é essa exatamente?

Pensei nessa: placa-mãe Gigabyte B550M K, DDR4, Socket AMD AM4, M-ATX, Chipset AMD B550, B550M-K

Eu te indico trocar essa fonte, esse é um modelo bem problemático da Gamemax. Uma opção é a Rise Mode Zeus 650W.

Entendi. Não tive nenhum problema desde quando comprei o pc, em 2018.

O armazenamento não é legal você ter apenas HD. Eu adicionaria um SSD, por exemplo o Kingston NV3 1TB ou Lexar 1TB. Mas enfim, não é algo urgente, você pode fazer isso mais pra frente, como você mencionou.

Concordo com você, deve melhorar bastante!

A 3060 de 12GB se encontrar por um bom preço poderia ser interessante. O ruim da Ti e da 4060 são os 8GB de VRAM, só que se você não se importar em não rodar tudo com gráficos no alto e ultra, pode muito bem abaixar a qualidade, especialmente de texturas, pra não ter problemas por causa de VRAM em determinados títulos.

Além do mais, você disse que o uso vai ser em jogos competitivos, costuma importar bem menos a quantidade de memória de vídeo nesses jogos.

Ok, eu não ligo muito pros gráficos, acabo focando mais no desempenho mesmo.
Ainda não escolhi a placa de vídeo por conta desses prós e contras. 
A 4060 pelo que vi, consegue entregar um pouco mais de FPS, porém, tem essa questão de ter menos VRAM.

Qual seria um bom preço pra essas placas? 

Obrigado pelas recomendações!

58 minutos atrás, Obama1617 disse:

@Henrique 1L De placa de vídeo recomendo a RX 6750 XT, por quase o mesmo preço voce pegar uma placa com até 20% a mais de perfomance.

Ok, obrigado!
Vou pesquisar mais sobre ela.

1 hora atrás, Rafael C. disse:

o que eu mais priorizaria seria colocar um SSD, seja NVMe ou SATA, mesmo que não afete diretamente no desempenho do jogo, será uma das melhorias mais significativas que você terá.

Com certeza vou colocar um SSD, vai ajudar bastante mesmo!

1 hora atrás, Rafael C. disse:

essa diferença na frequência e na latência pode atrapalhar um pouco no desempenho, mas não é urgente fazer essa troca

Concordo. Acabei comprando a de 3000mhz na época porque estava num bom preço.

Obrigado pela atenção!

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

Bem basiquinha, eu iria na que eu recomendei.

Entendi. Não tive nenhum problema desde quando comprei o pc, em 2018.

Considerando que ela tem toda essa idade eu estaria ainda mais inclinado a trocar. Não é uma fonte com componentes de alta durabilidade. Lembrando que com o upgrade seu sistema vai começar a exigir muito mais da fonte e ela poderá não lidar muito bem com isso.

Qual seria um bom preço pra essas placas? 

Eu recomendo você entrar em canais de promoção, por exemplo o Guiga Games tem um no Telegram, assim você fica informado de promoções que não duram muito tempo. Porque sinceramente os preços que eu tô vendo aqui, 2 mil reais pra cima em uma 4060 é bem triste.

A 6750XT que foi recomendada acima seria uma boa opção, se encontrar por um valor decente. Especificamente eu recomendo esse modelo aqui: Radeon RX 6750XT 12GB.

Mas enfim, se você estiver disposto a olhar no mercado de usados, pode ser que encontre uma mais em conta (ou também uma RTX 3060 12GB ou 3060 Ti).

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...