Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos!

Recentemente, montei uma configuração para um amigo com as seguintes peças:

Processador: Ryzen 5 7600 - R$1439,99

placa-mãe: MSI B650M-P - R$799,9

memória RAM: 2x16GB Kingston Fury Beast 5200Mhz - R$797,98

Fonte: Risemode Zeus 650w - R$329,99

SSD: Kingston NV3 M.2 1TB - R$399

Gabinete: Gamemax Defender Branco - R$197,01

Ventoinhas: 4x Segotep 120mm ARGB - R$120

Air Cooler: Air Cooler Thermalright Assassin x 120 Refined SE argb branco 120mm PWM - R$129,54

Total: R$4.213,5 

O intuito é utilizar a GPU integrada e mais pra frente vir a comprar uma GPU dedicada, logo que, ele disse não se importar com o desempenho da iGpu, pois quer poder usar o computador enquanto junta dinheiro para comprar a GPU.

As GPUs que ele pensa, e que eu recomendei a ele, seriam:

RX 6650 XT - ~1500-1600

RX 6750 XT - ~2000-2200

RTX 4060 - ~1750-1850

São preços difíceis de encontrar, mas não impossíveis.

Acredito que se fosse reduzir o custo da configuração, ele poderia optar por 1 pente de 16GB e um SSD de 500GB para começar, e depois quando vir a comprar a GPU dedicada, optar por mais 1 pente 16GB.

O que vocês acham? Eu particularmente nunca montei uma configuração DDR5 com GPU integrada.

Obs.: Ele já tem o gabinete e as ventoinhas, que inclusive ambos são de cor preta... Só coloquei a configuração completa pra não ficar ponta solta, mas da mais ou menos o mesmo preço.

Postado

o custo das pecas esta bem equilibrado

as novas RTX 5000 estão chegando no mercado

uma 5050 deve ser equivalente a atual 4060 visto a evolucao das novas placas, 

talvez seja melhor aguardar o lancamento dessas, aoo menos para ter uma queda de preco das placas antigas

e que torne esses precos possiveis

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Cara a config está boa

Eu não diminuiria o SSD pra 500GB, é muito bom ter a liberdade de não se preocupar com espaço...

Sobre a RAM, eu acho interessante optar por 1 pente de 16GB CL30 6000MHz, dessa forma você ficaria no SweetSpot de 10NS. No futuro ele pode colocar +16GB, no DDR5 a diferença não é absurda igual no DDR4 estar no Dual Channel ou não.

Ram 16GB CL30 6000MHz

• Curtir 2
Postado

@Obama1617 Sim, também é uma ótima opção, eu havia citado a ele essa parte de utilizar 1 pente de memória de frequência mais alta e velocidade, e no futuro, vir a comprar a mesma, até por que foi como você disse, essa parte do Dual Channel não se aplica tanto como é em DDR4, fora que 16GB ele já vai conseguir alocar uma boa memória na iGpu caso precise.

Mas assim, não vai jogar nada pesado de fato até vir a comprar a GPU dedicada, então tirando isso, é bem tranquilo.

Pensei nas RTX 5000 para quando ele for comprar, na hora vamos analisar o que se encaixaria melhor na situação dele, e ver também sobre a 5050 ou 5060, se realmente compensarem.

• Curtir 1
Postado

@Middoken Ve também a RX 9070XT/9070 e a 9060 XT/9060    parecem ser placas ótimas... e a RX 9070 XT tem tudo pra ser uma placa histórica, AMD só tem que fazer + uma coisa, manter o preço prometido, que essa placa vai vender igual água. Desempenho de 5080 por metade do preço.

• Curtir 1
Postado

@Obama1617 Não vou mentir que to bem curioso pra essa 9070xt/9070.

Como quero trocar minha GPU daqui uns 2-3 anos, vou ver se compro a RTX 5070 ou essa mesmo que você disse, ainda é uma incógnita.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...