Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente, tenho um notebook Semp Toshiba NI 1401 e ele atende muito bem minhas necessidades. Mas ele é antigo (i5 3ª geração), está esquentando muito o processador com uso básico (depende do site que abro) e o cooler começou a fazer barulho de vez em quando. Começou a dar umas travadas recentemente. Já foi feito uma limpeza um tempo atrás e já não faz mais sentido querer fazer manutenção. É curioso porque antigamente rodava alguns jogos sem problemas e agora não roda quase nenhum.

O uso que pretendo fazer é navegar na internet (YouTube, Google Docs, Google Tradutor e de vez em quando blogs para pesquisas) e usar um programa para trabalho que, para referência gráfica, se o computador rodar Counter-Strike 1.6, Minecraft ou mesmo Half-Life 2 com os gráficos reduzidos (ou Amnesia: The Dark Descent que gosto), já vai estar atendendo muito bem o computador (quando uso esse programa para trabalho, não uso mais nada; ou é só o programa, ou estou estudando usando esses sites que mencionei). Gosto de jogos também, mas isso não é prioridade agora e se rodar isso que mencionei já vai estar perfeito. Originalmente, queria comprar um mini PC porque gosto do tamanho, mas o meu Beelink com um Celeron N5095 que me atendia perfeitamente queimou após um ano de uso, e comprar um de marca melhor, como o da Dell, está fora do meu orçamento atual.

Assim, não pretendo comprar placa de vídeo e usar somente a placa integrada do processador. Isso seria problemático?

O mais importante de tudo: um computador que não queime e dure alguns anos com esse uso mencionado!

Assim, eu tentei montar um sozinho. Mas entendo muito pouco do assunto. Talvez tenha algo faltando. Queria alcançar o melhor custo-benefício para meus propósitos. Minha maior preocupação é temperatura porque meu mini PC queimou e o meu notebook está esquisito.

Windows 11 Pro R$ 359,19 (esse aqui é mais barato e fica "para sempre" no PC, certo?)

Processador Intel Celeron G5905 R$ 349,99

Placa-Mãe ASRock H510M-HDV/M.2, Intel LGA1200 R$ 499,99 (foi a mais barata que encontrei)

memória RAM G.Skill 8GB, DDR4, 2.666MHz R$ 199,99

SSD Sandisk Plus 250GB, M.2 2280 NVMe R$ 211,83 (128GB é MAIS do que o suficiente para mim, mas não consegui encontrar algo que pareça ser bom, se houver, poderia me recomendar a fim de baratear? Não preciso de 250GB...)

Fonte Gamer Rise Mode Zeus, 500W R$ 219,99 (eu não entendo de fonte e não sei qual seria bom nesse meu contexto. Sei que se eu for colocar outra peça no futuro pode precisar de outra, mas não é prioridade agora. É possível baratear?)

Gabinete Office Hayom Gb1723, Mid Tower, Micro-ATX R$ 79,54 (preciso comprar um cooler ou o gabinete já tem um?)

Total: R$ 1920,52

Como disse, em alguns itens, ficaria feliz se pudesse baratear a fim de alcançar o meu propósito. Talvez o SSD e a fonte? Estou num momento difícil e preciso economizar.

Postado
37 minutos atrás, Banunin disse:

Msi Spatium S270 240gb - 146, irá demorar menos na inicialização mas é bem mais barato, mesmo com um SATA deve demorar menos de 1 minuto

Melhor pegar um NVMe

https://www.kabum.com.br/produto/510894/SSD-wd-green-pc-sn350-250gb-pcie-NVMe-leitura-2400mb-s-e-gravação-1500mb-s-preto-wds250g2g0c

1 hora atrás, fernandokrsk disse:

Fonte Gamer Rise Mode Zeus, 500W R$ 219,99 (eu não entendo de fonte e não sei qual seria bom nesse meu contexto. Sei que se eu for colocar outra peça no futuro pode precisar de outra, mas não é prioridade agora. É possível baratear?)

A fonte recomendo trocar pela SilverStone ET500, que tem um projeto moderno e também foi testada e aprovada pelo teclab.

1 hora atrás, fernandokrsk disse:

Windows 11 Pro R$ 359,19 (esse aqui é mais barato e fica "para sempre" no PC, certo?)

Não precisa pagar pra usar o Windows, o único porém é que fica aparecendo aquela marca d'água pedindo pra ativar.

56 minutos atrás, Banunin disse:

A memória pode ser de 3000MHz, que está mais barata.

https://www.kabum.com.br/produto/108726/memória-ram-corsair-vengeance-lpx-8gb-3000mhz-DDR4-cl16-cmk8gx4m1d3000c16

• Curtir 2
Postado
10 horas atrás, Tiberio disse:

https://www.kabum.com.br/produto/510894/SSD-wd-green-pc-sn350-250gb-pcie-NVMe-leitura-2400mb-s-e-gravação-1500mb-s-preto-wds250g2g0c

A fonte recomendo trocar pela SilverStone ET500, que tem um projeto moderno e também foi testada e aprovada pelo teclab.

So uma dúvida quanto a essa fonte, além dos certificados e selos, o teste teclab é muito considerado, é o teste de ripple que pode ser um diferencial, que é a proteção da fonte da rede elétrica, essa fonte como o próprio vídeo falou que passou raspando, na sobrecarga o ripple descontrolou e demorou para desligar, isso é um risco real e das que piores em ripple que foram aprovadas pelo teclab, porque ela é tão recomendada? eu vejo a maioria dos usuários defendendo com unhas e dentes que a fonte é importante, que o teclab é um respaldo, recomendam ela é reprova outras com problemas menos significativos 

Os componentes não são tão bons, capacitores genéricos etc

Gamdias cyclops

Galax omega

Pcyes (não desligou, mas não descontrolou com os 20% a mais) 

A própria rise mode abrindo tem capacitores melhores, não descontrolou acima dos 20% a mais, dispara no momento certo

São outras fontes baratas que se saem bem melhor e dificilmente vejo alguém recomendar

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Thiago Atanazio disse:

essa fonte como o próprio vídeo falou que passou raspando, na sobrecarga o ripple descontrolou e demorou para desligar, isso é um risco real e das que piores em ripple que foram aprovadas pelo teclab, porque ela é tão recomendada?

Acho que você não assistiu o vídeo inteiro, mas informo que ninguém deve comprar uma fonte e utiliza-la em sobrecarga, a SilverStone ET500 passou bem no teste, eficiência acima do prometido, ripple baixo e tensões estáveis até mesmo em 110% de sobrecarga.

• Curtir 1
Postado

@Banunin @Tiberio @Thiago Atanazio Olá! Muito obrigado pelas recomendações! 😀

A partir do momento que soube que o Windows 11 pode ser usado sem ativação, isso facilitou bastante. Descobri também que não tem problema usar memória com frequência maior de uma placa-mãe, podendo baratear como vocês recomendaram. Possivelmente, vou comprar uma de 16GB e considerar avaliar o quanto iria gastar para ficar um pouco mais "definitivo" por hora. Mas agora fiquei com algumas dúvidas:

1) Fonte de 500w é muito para essa configuração ou é melhor deixar 500w mesmo? Na última dúvida citei uma placa de vídeo, seria bom manter 500w?

2) A fonte que citei é a primeira do Kabum para 500w, mas ela é tão ruim assim? O Tiberio recomendou uma, mas o Thiago disse que não é muito boa também. O que eu deveria fazer?

3) Pesquisei na internet e vi que esse AMD é bem melhor que o Celeron que citei, mas ele já vem com cooler? Vi que tem umas versões mais baratas sem cooler (oem), e no próprio site do Kabum tem o mesmo processador com R$90 de diferença.

4) Se vier com cooler, deveria eu comprar um separado, ou posso confiar no que já vem? Só não quero ter problemas com temperatura. Se for o caso, qual seria um cooler não tão caro?

5) Essa placa-mãe (MSI A520M-A PRO) é melhor que a B450 ASRock recomendada pelo Banunin? É pouca diferença de valor. No site da Kabum, essa A520 tem muito mais avaliações...

Última dúvida: pesquisei na internet e dizem que mesmo que uma placa de vídeo seja bem barata, ela tem um desempenho um pouco melhor que qualquer placa de vídeo integrada de processador barato como esse Athlom. Estava considerando essa G610 PCYes 2GB. Meu objetivo inicial era reduzir a carga/temperatura do CPU, mas pesquisando na internet descobri que a placa de vídeo integrada é separada do CPU e não tem problema, contanto que tenha um bom sistema de resfriamento. Vocês acham que colocar essa placa de vídeo não faria nenhuma diferença em desempenho e/ou temperatura? Pesquisei referências de teste gráfico dessa placa de vídeo e iria atender minhas necessidades atuais. A ideia é que considerando que pude baratear com a licença do Windows 11, uma placa de vídeo simples para poder jogar algo simples seria bom se fizesse alguma diferença. Não me preocupo com jogos AAA ou gráficos altos.

Desculpa pelo grande número de dúvidas e agradeço muito pela atenção! 😀

5 minutos atrás, Tiberio disse:

Acho que você não assistiu o vídeo inteiro, mas informo que ninguém deve comprar uma fonte e utiliza-la em sobrecarga, a SilverStone ET500 passou bem no teste, ripple baixo e tensões estáveis até mesmo em 110% de sobrecarga.

Ah, peço desculpas. Eu assisti um pouco o vídeo, mas não tenho conhecimento na área...

Postado
19 minutos atrás, fernandokrsk disse:

De acordo com techpowerup Vega 3 é melhor que uma GT610 --> Vega 3

19 minutos atrás, fernandokrsk disse:

5) Essa placa-mãe (MSI A520M-A PRO) é melhor que a B450 ASRock recomendada pelo Banunin? É pouca

A520M A Pro Não suporta Athlon 3000G, a não ser que pegue um 3 3200G  que vai ter um desempenho bem melhor e será compatível entre a B450 ASRock e A520M A PRO

• Curtir 1
Postado

@Banunin Em outras palavras, mantenho a mesma placa-mãe e a placa de vídeo que mencionei seria inútil, né? No site que você me enviou, não achei a GT610. De qualquer forma, qualquer placa abaixo de "Radeon Vega 3 100%" vai ser melhor, né? Qual placa mais barata teria um bom custo-benefício? Essa Radeon R7 240, 4GB, GDDR5?

Postado

@Banunin Obrigado, entendi perfeitamente. Vou pesquisar uma placa de vídeo barata que esteja à frente do Vega 3 e avaliar os preços. Vou aguardar possivelmente as respostas dos outros usuários com relação a outras dúvidas que tive. Muito obrigado pela atenção!

Postado

@Banunin @Tiberio @Thiago Atanazio Oi, pode desconsiderar a mensagem com as dúvidas anteriores. Decidi fazer umas modificações porque ficou melhor no custo-benefício para mim:

AMD Ryzen 3 3200G

B450 ASRock

SSD WD Green PC SN350, 250GB, PCIe, NVMe

Corsair Vengeance LPX, 8GB, 3000MHz, DDR4

Gabinete Hayom Mid Tower Micro-ATX

Air Cooler Cooler Master, AMD/ Intel, 92mm R$149,00

2 cooler para gabinete de R$ 10,00

Pasta Térmica  Deepcool z5

Não pretendo fazer upgrades no futuro devido ao uso simples. No máximo adicionar uma memória de 8GB. O que vocês acham dessa configuração?

Só tenho essas dúvidas agora:

1) Vocês sabem se tem um air cooler mais barato e bom ou esse é o melhor de custo-benefício?

2) Não sei qual fonte eu pego. Pesquisei bastante na internet e todos recomendam apenas Corsair, aí pesquisei sobre a linha CV e dizem que é ruim... O cara do vídeo que o Tiberio citou disse que recomendaria uma Nidus. Essa daqui é boa? Podem me dizer uma que seja até uns R$ 300?

3) Esses coolers para gabinete de ~R$ 10,00 são ruins?

• Solução
Postado
12 minutos atrás, fernandokrsk disse:

1) Vocês sabem se tem um air cooler mais barato e bom ou esse é o melhor de custo-benefício?

Sim, tem esse Thermalright que é melhor e mais barato👇

https://www.guerradigital.com.br/produtos/cooler-thermalright-assassin-x-120-r-se-argb-120mm-lga1700-am4-am5-preto-ax120-r-se-argb/

19 horas atrás, Tiberio disse:

A fonte recomendo trocar pela SilverStone ET500,

A fonte já foi indicada.

O cara do vídeo que o Tiberio citou disse que recomendaria uma Nidus.

Essa Nidus tem uma topologia ultrapassada de group regulation, melhor evitar.

Pesquisei bastante na internet e todos recomendam apenas Corsair

Sim, todo mundo recomenda Corsair, todo mundo acha que a Corsair CV presta, mas o teclab testou e reprovou👇

15 minutos atrás, fernandokrsk disse:

Esses coolers para gabinete de ~R$ 10,00 são ruins?

Sim, são ruins.

• Curtir 1
Postado

Vamos lá, gt 610, a uns 10 anos montei uma máquina com intel de 4a geração, a onboard do i5 4750 já era superior a gt 610, entenda o que é então a opção de placa de Vídeo para dar Vídeo? Ela suporta o Windows e ponto, qlq processador com vídeo onboard  de 10 anos para cá tem performance melhor  a gt610, 

Pode usar o cooler que vem com o processador, o cooler box, ja vem com o processador, eh um gasto que não vai ter

@Tiberio então, mas ela passou na risca, não só isso, mas tem baixa proteção pelo rippleu estar no limite, sem falar os capacitores genéricos.

que atende, ok, no limite, mas não é nada que exalte a qualidade, o próprio vídeo q postou destaca bem isso, eh uma fonte genérica que atende o básico, como uma mancer nidus e outras White label

• Curtir 1
Postado

@Tiberio Muito obrigado! Vou confiar na sua recomendação de fonte então! Dei uma olhada na internet e recomendaram cooler para gabinete da cooler master e deep cool, que são um pouco mais caros. Vou procurar por esses então.

@Thiago Atanazio Obrigado pelo comentário! Então, pesquisei na internet e muitas pessoas reclamam que a temperatura sobe muito quando abre YouTube ou algumas páginas na internet, ou simplesmente algo básico. Não queria ter problema com essa questão de temperatura, pois muita gente diz que se ficar sempre oscilando nos 70~80ºC reduz o tempo de vida do processador. 

@Thiago Atanazio A propósito, qual fonte você recomendaria pro meu caso?

Postado
45 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

mas tem baixa proteção pelo rippleu estar no limite,

Você pode estar confundindo, o teclab testa dois modelos SilverStone no mesmo vídeo, mas a ET500 apresentou um ripple baixíssimo, ripple abaixo de 30mV é considerado excelente.

45 minutos atrás, Thiago Atanazio disse:

que atende, ok, no limite, mas não é nada que exalte a qualidade, o próprio vídeo q postou destaca bem isso, eh uma fonte genérica que atende o básico, como uma mancer nidus e outras White label,

A única coisa que tem de genérico na  SilverStone ET500 são os cabos, não tem como compara-la com a Mancer e a Nidus que usam uma topologia ultrapassada de group regulation.

• Curtir 1
  • 3 semanas depois...
Postado

@Banunin @Tiberio  Mais uma vez, muito obrigado mesmo!

No fim, acabei trocando o processador pra ter um melhor desempenho e porque estava numa boa promoção (obrigado pela dica de pesquisar em vários sites; até descobri a Gigantec que nem foi indicada aqui). O único upgrade que talvez eu faça é o de colocar mais uma RAM de 8GB.

AMD Ryzen 3 5300G

ASRock A520M-HVS

Kingston 8GB DDR4 3200MHz

SSD Adata Legend 710 256GB NVMe

CPU Cooler Thermalright recomendado

2 ventoinhas da Corsair RS120 Black

Fonte Coolermax recomendada em outro post (MWE Bronze V2, 500W, 80 Plus Bronze)

Gabinete Alseye modelo Vortex parecido com o recomendado.

É só um PC simples sem placa de vídeo, mas nossa, não me arrependo de ter investido no CPU cooler e ventoinhas boas. Aqui no fórum tem gente reclamando que o cooler do AMD não presta, PC novo ligando e já estando em 70ºC, e ainda usaram com gabinete fechado (que bom que me fez mudar de ideia sobre o gabinete).

Meu PC fica abaixo de 40ºC com frequência e até agora não passou de 57ºC. E fiz um uso forçado de fazer muita coisa ao mesmo tempo. Passar disso acho que só seria jogos mesmo.

Infelizmente não tem na placa-mãe algo pra conectar o RGB do CPU Cooler e não tenho aquele controlador, então está com o LED apagado, mas tudo bem.

O programa que uso pra trabalhar e navegar na internet roda muito liso!

Obrigado mesmo!

2.thumb.jpg.c5f1d80b14384bf9030e29de743ac262.jpg

1.thumb.jpg.4f9dc4be499ff18754c69eca6e3578d2.jpg

Postado

parabens pela maquina

que bom que esta atendendo

caso queira melhorar ainda mais o air flow e deixa a maquina sempre em temperatura baixa

duas ventoinha na parte de cima como exaustor

https://www.terabyteshop.com.br/produto/28992/cooler-para-gabinete-arctic-f12-pwm-pst-120mm-preto-acfan00200a?srsltid=AfmBOop4pqrZ0jS4AmPh7bs1_uBhZoJ0wv2wU1T_Xo4d3BSt7SlmN-Idro4

entrega o que promete, das mais confiaveis

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...