Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, galera! Tudo bem?

Sabem me dizer da procedência e qualidade (apesar do nome) da pasta térmica da Aorus? A qual vem com o WC Aorus Waterforce X II 360 Ice?

Seria ela, melhor do que uma Fryosis Polar?

Digo isso, porque apesar do "verãozão" quente, estou achando a temperatura do meu Ryzen 7 7700X um pouco acima do comum, principalmente em idle, está entre 49ºC à 50ºC, em jogos chega a no máximo 72ºC devido a ajustes do PBO.

Procurando por alguns posts, vi que tem usuários que conseguem temperaturas de 44ºC à 47ºC.

Vale lembra que meu processador já possui ajustes de PBO, curve optimizer no momento está em Negative 30, sem problemas de tela azul ou algo do tipo, está estável.

Meu gabinete é um Rise Mode Galaxy Glass, está bem refrigerado, com 7 fans instaladas e as 3 do WC, totalizando 10 fans, sendo lateral e inferior jogando ar para dentro, e traseira e superior fazendo exaustão.

Possuo também uma ROG Strix B650 A-Gaming Wi-fi como placa-mãe, possui um robusto dissipador de VRM, então calor por proximidade do processador talvez não possa ser.

O que me dizem?

• Moderador
Postado

@theushigor, bom dia!

Para o teu processador, não haverá diferença de temperatura significativa entre pastas térmicas mesmo com overclock a menos que esteja comparando pastas muito ruins com pastas muito boas.

A temperatura de 72 °C está bem abaixo dos 95 °C que a AMD considera como máximo.

Não há nada a se preocupar. E essa Fryosis Polar não me parece lá essas coisas, não deve ser melhor nem pior que a Aorus em desempenho, mas talvez dure até menos.

Postado

@Mikhail Kosevich Volkov Opa, obrigado por responder amigo.

Ryzen 7 7700X sendo quente não é uma novidade para ninguém né? Haha.

Cara, pior que fui na onda dessa Fryosis, vi uma galera usando e recomendando, mas cara, pensa numa pasta ruim de passar, precisa pré-aquecer para ela amolecer, é horrível, por isso que perguntei a respeito da pasta Aorus, para não ter um baita trabalhão à toa de desmontar o PC e passar essa pasta.

Mas valeu por responder... Uma última dúvida, claro, se você tiver essa informação.

O Ryzen 9 9950X é semelhante ao 7 7700X em assunto de temperatura? Estou pensando em mudar para ele, já que trabalho com edição de imagem, animação e vídeo.

• Moderador
Postado
3 minutos atrás, theushigor disse:

Cara, pior que fui na onda dessa Fryosis, vi uma galera usando e recomendando, mas cara, pensa numa pasta ruim de passar, precisa pré-aquecer para ela amolecer, é horrível, por isso que perguntei a respeito da pasta Aorus, para não ter um baita trabalhão à toa de desmontar o PC e passar essa pasta.

Se "uma galera" for pessoal que faz vídeo pra internet, eu já desconfiaria, a maioria esmagadora de quem faz "conteúdo" de tecnologia hoje em dia entende bem menos que o básico de um curso técnico. Vivem a perpetuar os mesmos mitos vindo de assistências técnicas e fóruns de qualidade duvidosa, como o mito de que a condutividade da pasta térmica mencionada na embalagem importar alguma coisa, sendo que cada empresa mede de um jeito e essencialmente pode botar o número que bem quiser e ninguém vai poder dizer nada a respeito. Isso já foi explicado pelo Der8auer, que possui uma marca que fabrica pasta térmica bem famosa.

Eu recomendo Arctic MX4. Diferença dela pra metal líquido é bem baixa (menos de 4 graus) mesmo em processador de 300W, e dura muito tempo, garantindo 8 anos no tubo, e o preço geralmente é bom pelo tubo de 8 gramas. Deepcool Z5 também é boa se encontrar por baixo custo. Não sairia dessas, a menos que alguma desapareça do mercado.

2 minutos atrás, theushigor disse:

O Ryzen 9 9950X é semelhante ao 7 7700X em assunto de temperatura? Estou pensando em mudar para ele, já que trabalho com edição de imagem, animação e vídeo.

Segundo o Techpowerup, deve esquentar praticamente a mesma coisa.

Postado

Tem um detalhe técnico que faz com que o 7700X seja mais difícil de resfriar.

Esse CPU tem só um CCD, que fica deslocado do meio do Die e para o lado, ficando fora do centro do bloco do WC (ou de base de AC). Os coolers da Noctua vem com um peça que desloca a posição da base do cooler para compensar essa assimetria.

No 9950X são dois CCD, assim tem um contato melhor. 

CCD.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!