Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal!

Estou enfrentando um problema e gostaria de compartilhar minha experiência para ver se alguém pode me ajudar ou se já passou por algo parecido.

Tenho um notebook Galaxy Book Go, que utiliza um processador Snapdragon com arquitetura ARM64 e roda o Windows 10/11 ARM64. Como preciso de uma conexão de internet estável, resolvi comprar um adaptador Ethernet USB para RJ45, mas estou tendo dificuldades para encontrar um modelo que funcione corretamente.

Já comprei dois adaptadores de marcas diferentes, porém nenhum deles funcionou no meu Galaxy Book Go. Depois de muita pesquisa, descobri que o problema pode estar relacionado à compatibilidade dos drivers, já que muitos adaptadores utilizam drivers projetados para Windows x86/x64 e não tem suporte nativo para Windows ARM64.

O que eu já tentei:

1. Testei no meu MacBook de 2011, e o adaptador funcionou normalmente, então o problema não está no adaptador em si.

2. Verifiquei as especificações dos adaptadores que comprei, mas percebi que a maioria menciona apenas compatibilidade com Windows, sem especificar suporte para Windows ARM64.

3. Tentei entrar em contato com o suporte da Samsung, mas a resposta foi muito vaga, dizendo apenas para verificar a compatibilidade no site dos fabricantes dos adaptadores.

4. Pesquisei sobre chipsets compactáveis, e descobri que os modelos que usam RTL8153 ou AX88179 podem ter maior chance de funcionar no Windows ARM64, mas ainda não tenho certeza absoluta.

5. Perguntei aos vendedores no Mercado Livre e AliExpress, mas muitos não sabem informar se o adaptador funciona especificamente no Windows ARM64.

Minha dúvida principal:

Alguém já conseguiu utilizar um adaptador Ethernet USB no Galaxy Book Go sem precisar instalar drivers que funcionam em x86/x64? Se sim, qual modelo vocês usaram?

Se alguém souber de um modelo compatível ou puder compartilhar alguma experiência, ficarei muito grata! Isso ajudaria bastante outras pessoas que também tem o Galaxy Book Go e precisam de uma conexão estável via cabo.

Agradeço desde já pela ajuda!

Postado

Amiga, Boa noite. Caso você ainda não tenha conseguido resolver esse problema, você pode tentar comprar um adaptador ethernet para usb-c e ver nas especificações dos adaptadores se eles funcionam tanto no windows, quanto em celulares/ tablets. Por terem a Arquitetura semelhante( base Arm), pode ser que funcione como uma espécie de gambiarra.

• Curtir 1
Postado

Olá @Thamires Cristine de Olive, espero que isso ajude:

Tenho este adaptador Ethernet da Ugreen. https://ugreendobrasil.com.br/produto/ugreen-60600-adaptador-ethernet-usb-c-com-3-portas-usb-3-0/?gad_source=4&gclid=CjwKCAjwvr--BhB5EiwAd5YbXnWqZoWTu9DnKsgOv19ga7i1G4fjD_Ku49_8dqUhEPhPgNL8i34EFRoChQEQAvD_BwE

No gerenciador de dispositivos informa que o Hardware ID dele é esse: USB\VID_0B95&PID_1790&REV_0200

Pesquisando encontra-se que usa o chip AX88179

No site do fabricante do chip https://www.asix.com.tw/en/product/USBEthernet/Super-Speed_USB_Ethernet/AX88179 diz que é compatível com ARM64, inclusive tem os drivers para download p/ Windows11 ARM64. Embora eu ache que não será necessário, acho que pelo Windows Update deve baixar.

Você tem razão @vinyleobr, testei num celular com processador ARM64 e funcionou.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...